/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo
Este artigo apresenta e discuti sobre uma experiência realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica, Núcleo Matemática/IEMCI/UFPA, realizado em uma escola pública municipal de Belém-PA. Durante o período de ambientação, observamos dificuldades nos alunos do 6˚ ano do Ensino Fundamental, rela...
Autor principal: | LISBOA, Vitor Marone Teixeira |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2959 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2959 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29592020-02-14T03:05:47Z Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo LISBOA, Vitor Marone Teixeira MARQUES, Valéria Risuenho http://lattes.cnpq.br/3707399473800710 https://orcid.org/0000-0002-5378-975X Educação matemática Algoritmo da divisão Resolução de problemas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ARITMÉTICA Este artigo apresenta e discuti sobre uma experiência realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica, Núcleo Matemática/IEMCI/UFPA, realizado em uma escola pública municipal de Belém-PA. Durante o período de ambientação, observamos dificuldades nos alunos do 6˚ ano do Ensino Fundamental, relacionadas as quatro operações matemáticas. Elaboramos e aplicamos um questionário para alunos egressos do 6˚ ano, para identificar em qual das operações os alunos apresentavam maior dificuldade. Diante dos resultados obtidos, a partir da tabulação e da verificação de acertos e erros, elaboramos e aplicamos uma intervenção, em uma turma do 6˚ ano, que teve como objetivo proporcionar o envolvimento dos alunos com atividades que permitissem a compreensão do algoritmo da divisão. Tal intervenção foi pautada em Lara e Borges (2012) por considerarem que é necessário proporcionar aos alunos condições que os estimulem a expressarem o que pensam e o que acreditam. Essa experiência trouxe reflexões relevantes ao percurso formativo, especialmente quanto à necessidade de inserir nos anos iniciais diversidade de estratégias e metodologias, de modo que os alunos possam compreender os conteúdos matemáticos deste nível de ensino. 2020-02-13T22:54:54Z 2020-02-13T22:54:54Z 2019-12-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LISBOA, Vitor Marone Teixeira. Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo. Orientadora: Valéria Risuenho Marques. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2959. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2959 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Educação matemática Algoritmo da divisão Resolução de problemas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ARITMÉTICA |
spellingShingle |
Educação matemática Algoritmo da divisão Resolução de problemas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ARITMÉTICA LISBOA, Vitor Marone Teixeira Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo |
topic_facet |
Educação matemática Algoritmo da divisão Resolução de problemas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ARITMÉTICA |
description |
Este artigo apresenta e discuti sobre uma experiência realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica, Núcleo Matemática/IEMCI/UFPA, realizado em uma escola pública municipal de Belém-PA. Durante o período de ambientação, observamos dificuldades nos alunos do 6˚ ano do Ensino Fundamental, relacionadas as quatro operações matemáticas. Elaboramos e aplicamos um questionário para alunos egressos do 6˚ ano, para identificar em qual das operações os alunos apresentavam maior dificuldade. Diante dos resultados obtidos, a partir da tabulação e da verificação de acertos e erros, elaboramos e aplicamos uma intervenção, em uma turma do 6˚ ano, que teve como objetivo proporcionar o envolvimento dos alunos com atividades que permitissem a compreensão do algoritmo da divisão. Tal intervenção foi pautada em Lara e Borges (2012) por considerarem que é necessário proporcionar aos alunos condições que os estimulem a expressarem o que pensam e o que acreditam. Essa experiência trouxe reflexões relevantes ao percurso formativo, especialmente quanto à necessidade de inserir nos anos iniciais diversidade de estratégias e metodologias, de modo que os alunos possam compreender os conteúdos matemáticos deste nível de ensino. |
author_additional |
MARQUES, Valéria Risuenho |
author_additionalStr |
MARQUES, Valéria Risuenho |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
LISBOA, Vitor Marone Teixeira |
title |
Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo |
title_short |
Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo |
title_full |
Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo |
title_fullStr |
Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo |
title_full_unstemmed |
Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo |
title_sort |
divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2959 |
_version_ |
1787154960794779648 |
score |
11.753896 |