Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo

Este artigo apresenta e discuti sobre uma experiência realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica, Núcleo Matemática/IEMCI/UFPA, realizado em uma escola pública municipal de Belém-PA. Durante o período de ambientação, observamos dificuldades nos alunos do 6˚ ano do Ensino Fundamental, rela...

ver descrição completa

Autor principal: LISBOA, Vitor Marone Teixeira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2959
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2959
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29592020-02-14T03:05:47Z Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo LISBOA, Vitor Marone Teixeira MARQUES, Valéria Risuenho http://lattes.cnpq.br/3707399473800710 https://orcid.org/0000-0002-5378-975X Educação matemática Algoritmo da divisão Resolução de problemas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ARITMÉTICA Este artigo apresenta e discuti sobre uma experiência realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica, Núcleo Matemática/IEMCI/UFPA, realizado em uma escola pública municipal de Belém-PA. Durante o período de ambientação, observamos dificuldades nos alunos do 6˚ ano do Ensino Fundamental, relacionadas as quatro operações matemáticas. Elaboramos e aplicamos um questionário para alunos egressos do 6˚ ano, para identificar em qual das operações os alunos apresentavam maior dificuldade. Diante dos resultados obtidos, a partir da tabulação e da verificação de acertos e erros, elaboramos e aplicamos uma intervenção, em uma turma do 6˚ ano, que teve como objetivo proporcionar o envolvimento dos alunos com atividades que permitissem a compreensão do algoritmo da divisão. Tal intervenção foi pautada em Lara e Borges (2012) por considerarem que é necessário proporcionar aos alunos condições que os estimulem a expressarem o que pensam e o que acreditam. Essa experiência trouxe reflexões relevantes ao percurso formativo, especialmente quanto à necessidade de inserir nos anos iniciais diversidade de estratégias e metodologias, de modo que os alunos possam compreender os conteúdos matemáticos deste nível de ensino. 2020-02-13T22:54:54Z 2020-02-13T22:54:54Z 2019-12-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LISBOA, Vitor Marone Teixeira. Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo. Orientadora: Valéria Risuenho Marques. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2959. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2959 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação matemática
Algoritmo da divisão
Resolução de problemas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ARITMÉTICA
spellingShingle Educação matemática
Algoritmo da divisão
Resolução de problemas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ARITMÉTICA
LISBOA, Vitor Marone Teixeira
Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo
topic_facet Educação matemática
Algoritmo da divisão
Resolução de problemas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ARITMÉTICA
description Este artigo apresenta e discuti sobre uma experiência realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica, Núcleo Matemática/IEMCI/UFPA, realizado em uma escola pública municipal de Belém-PA. Durante o período de ambientação, observamos dificuldades nos alunos do 6˚ ano do Ensino Fundamental, relacionadas as quatro operações matemáticas. Elaboramos e aplicamos um questionário para alunos egressos do 6˚ ano, para identificar em qual das operações os alunos apresentavam maior dificuldade. Diante dos resultados obtidos, a partir da tabulação e da verificação de acertos e erros, elaboramos e aplicamos uma intervenção, em uma turma do 6˚ ano, que teve como objetivo proporcionar o envolvimento dos alunos com atividades que permitissem a compreensão do algoritmo da divisão. Tal intervenção foi pautada em Lara e Borges (2012) por considerarem que é necessário proporcionar aos alunos condições que os estimulem a expressarem o que pensam e o que acreditam. Essa experiência trouxe reflexões relevantes ao percurso formativo, especialmente quanto à necessidade de inserir nos anos iniciais diversidade de estratégias e metodologias, de modo que os alunos possam compreender os conteúdos matemáticos deste nível de ensino.
author_additional MARQUES, Valéria Risuenho
author_additionalStr MARQUES, Valéria Risuenho
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LISBOA, Vitor Marone Teixeira
title Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo
title_short Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo
title_full Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo
title_fullStr Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo
title_full_unstemmed Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo
title_sort divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2959
_version_ 1787154960794779648
score 11.753896