Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O estágio supervisionado no despertar de um olhar sensível do professor em formação inicial: um relato de experiência na regência de classe.

O trabalho descrito emerge a partir das experiências vividas no estágio supervisionado realizado como um dos temas do curso de Licenciatura Integrada da Universidade Federal do Pará, em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Este trabalho, além de expor relatos sobre a inici...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Catiúscia do Socorro Walena Oliveira dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2992
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2992
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29922020-02-17T18:21:13Z O estágio supervisionado no despertar de um olhar sensível do professor em formação inicial: um relato de experiência na regência de classe. SANTOS, Catiúscia do Socorro Walena Oliveira dos MARQUES, Valéria Risuenho http://lattes.cnpq.br/3707399473800710 https://orcid.org/0000-0002-5378-975X Formação inicial de professores Estágio de docência Prática interdisciplinar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM O trabalho descrito emerge a partir das experiências vividas no estágio supervisionado realizado como um dos temas do curso de Licenciatura Integrada da Universidade Federal do Pará, em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Este trabalho, além de expor relatos sobre a iniciação à docência de uma aluna em formação, traz ações reflexivas acerca de como agir em certas situações que ocorrem dentro da sala sobre abordagens em diferentes contextos que acontecem na atuação do professor, além de propor uma análise de temáticas, em que é possível potencializar as aulas de regência que são dadas por meio de um olhar sensível dessa futura professora. Observando potencialidades e deslocamentos de atitudes e procedimentos, relatamos a oportunidade de simulações de regência como forma de aprimorar as metodologias que são usadas e aplicadas no estágio, a partir da interdisciplinaridade que o curso disponibiliza para as aulas em vista da BNCC, Conclui-se, que esse trabalho fornece informações e conhecimentos importantíssimos e essenciais para a prática docente dos alunos da licenciatura integrada e de outras licenciaturas que estejam no estágio supervisionado. 2020-02-14T20:13:49Z 2020-02-14T20:13:49Z 2019-01-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Catiúscia do Socorro Walena Oliveira dos. O estágio supervisionado no despertar de um olhar sensível do professor em formação inicial: um relato de experiência na regência de classe. Orientadora: Valéria Risuenho Marques. 2019. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2992. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2992 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Formação inicial de professores
Estágio de docência
Prática interdisciplinar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Formação inicial de professores
Estágio de docência
Prática interdisciplinar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
SANTOS, Catiúscia do Socorro Walena Oliveira dos
O estágio supervisionado no despertar de um olhar sensível do professor em formação inicial: um relato de experiência na regência de classe.
topic_facet Formação inicial de professores
Estágio de docência
Prática interdisciplinar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O trabalho descrito emerge a partir das experiências vividas no estágio supervisionado realizado como um dos temas do curso de Licenciatura Integrada da Universidade Federal do Pará, em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Este trabalho, além de expor relatos sobre a iniciação à docência de uma aluna em formação, traz ações reflexivas acerca de como agir em certas situações que ocorrem dentro da sala sobre abordagens em diferentes contextos que acontecem na atuação do professor, além de propor uma análise de temáticas, em que é possível potencializar as aulas de regência que são dadas por meio de um olhar sensível dessa futura professora. Observando potencialidades e deslocamentos de atitudes e procedimentos, relatamos a oportunidade de simulações de regência como forma de aprimorar as metodologias que são usadas e aplicadas no estágio, a partir da interdisciplinaridade que o curso disponibiliza para as aulas em vista da BNCC, Conclui-se, que esse trabalho fornece informações e conhecimentos importantíssimos e essenciais para a prática docente dos alunos da licenciatura integrada e de outras licenciaturas que estejam no estágio supervisionado.
author_additional MARQUES, Valéria Risuenho
author_additionalStr MARQUES, Valéria Risuenho
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Catiúscia do Socorro Walena Oliveira dos
title O estágio supervisionado no despertar de um olhar sensível do professor em formação inicial: um relato de experiência na regência de classe.
title_short O estágio supervisionado no despertar de um olhar sensível do professor em formação inicial: um relato de experiência na regência de classe.
title_full O estágio supervisionado no despertar de um olhar sensível do professor em formação inicial: um relato de experiência na regência de classe.
title_fullStr O estágio supervisionado no despertar de um olhar sensível do professor em formação inicial: um relato de experiência na regência de classe.
title_full_unstemmed O estágio supervisionado no despertar de um olhar sensível do professor em formação inicial: um relato de experiência na regência de classe.
title_sort o estágio supervisionado no despertar de um olhar sensível do professor em formação inicial: um relato de experiência na regência de classe.
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2992
_version_ 1787154966248423424
score 11.753735