Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Processamento de alfabetização e letramento das crianças surdas na Unidade Técnica Astério de Campos

The main objective was to investigate the literacy and literacy process of deaf children. Specifically, identify the importance of using the first language of the deaf, Libras, for the acquisition of a second language, written Portuguese. Additionally, analyze the acquisition of reading and writing...

ver descrição completa

Autor principal: FRANCO, Dayse do Socorro Assunção
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2994
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2994
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29942020-02-17T18:29:26Z Processamento de alfabetização e letramento das crianças surdas na Unidade Técnica Astério de Campos FRANCO, Dayse do Socorro Assunção CARVALHO, Francisca Maria http://lattes.cnpq.br/4675561460433167 Aquisição Criança surda Alfabetização Letramento Acquisition Deaf child Literacy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL The main objective was to investigate the literacy and literacy process of deaf children. Specifically, identify the importance of using the first language of the deaf, Libras, for the acquisition of a second language, written Portuguese. Additionally, analyze the acquisition of reading and writing of the Portuguese language as a second language for deaf people of the 1st and 2nd years of elementary school 1. We raise the hypothesis that deaf children who acquire Libras and Portuguese at the same time will have difficulty in the process of acquiring reading and writing a second language, in the case of Brazil, written Portuguese, since they arrive at school without the first language (L1). From this perspective we adopt Soares' theory (2003) that states that literacy and literacy processes are simultaneous and interdependent because they involve knowledge, skills and competence. Additionally, Chomsky (1957 apud Quadros, 1997) who argues that every human being needs access as soon as possible to his first language to acquire a second language. For Quadros (1997), literacy and literacy for deaf people will only be effective if we consider the type of language to which they are exposed. Forty students from the 1st and 2nd years of state public school specialized teaching for deaf people in the city of Belém participated in this study, with deafness and other disabilities. The research material consisted of 9 pedagogical activities elaborated by the teacher of the deaf children mentioned. Additionally, an oral interview of this teacher regent. The data confirmed that deaf children are in the simultaneous process of acquiring the first language, Libras, and the second language, written Portuguese, because they live in a listening environment that do not have mastery of their natural language. Such evidence allows us to infer that the literacy and literacy process will require these deaf children a huge effort to internalize their native language and the reading and writing of Portuguese. Tivemos como objetivo principal averiguar o processo de alfabetização e letramento de crianças surdas. Especificamente, identificar a importância do uso da primeira língua dos surdos, a Libras, para aquisição de uma segunda língua, o português escrito. Adicionalmente, analisar a aquisição de leitura e escrita da língua portuguesa como segunda língua para surdos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental 1. Levantamos a hipótese de que crianças surdas que adquirem Libras e português ao mesmo tempo terão dificuldade no processo de aquisição de leitura e escrita de uma segunda língua, no caso do Brasil, o português escrito, uma vez que elas chegam à escola sem a primeira língua (L1). Nessa perspectiva, adotamos a teoria de Soares (2003), que declara que os processos de alfabetização e letramento são simultâneos e interdependentes, porque envolvem conhecimentos, habilidades e competência. Chomsky (1957 apud Quadros, 1997) defende que todo ser humano precisa ter acesso o quanto antes à sua primeira língua para adquirir uma segunda língua. Para Quadros (1997), alfabetização e letramento para surdos só serão eficazes se considerarmos o tipo de língua a que eles estão expostos. Participaram dessa pesquisa 4 alunos do 1º e 2º anos de escola pública estadual de ensino especializada para surdos na cidade de Belém, com surdez e outras deficiências. O material da pesquisa foi composto por 9 atividades pedagógicas elaboradas pela professora das crianças surdas mencionadas. Também foi realizada uma entrevista oral com essa professora regente. Os dados confirmaram que as crianças surdas estão em processo simultâneo de aquisição da primeira língua, a Libras, e da segunda língua, o português escrito, pois vivem em ambiente ouvinte e não têm domínio da sua língua natural. Tais evidências nos permitem inferir que o processo de alfabetização e letramento exigirá dessas crianças surdas um esforço enorme para que elas possam internalizar a sua língua nativa e a leitura e a escrita do português. 2020-02-14T20:33:18Z 2020-02-14T20:33:18Z 2019-12-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FRANCO, Dayse do Socorro Assunção. Processamento de alfabetização e letramento das crianças surdas na Unidade Técnica Astério de Campos. Orientadora: Francisca Maria Carvalho. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2994. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2994 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Aquisição
Criança surda
Alfabetização
Letramento
Acquisition
Deaf child
Literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Aquisição
Criança surda
Alfabetização
Letramento
Acquisition
Deaf child
Literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
FRANCO, Dayse do Socorro Assunção
Processamento de alfabetização e letramento das crianças surdas na Unidade Técnica Astério de Campos
topic_facet Aquisição
Criança surda
Alfabetização
Letramento
Acquisition
Deaf child
Literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description The main objective was to investigate the literacy and literacy process of deaf children. Specifically, identify the importance of using the first language of the deaf, Libras, for the acquisition of a second language, written Portuguese. Additionally, analyze the acquisition of reading and writing of the Portuguese language as a second language for deaf people of the 1st and 2nd years of elementary school 1. We raise the hypothesis that deaf children who acquire Libras and Portuguese at the same time will have difficulty in the process of acquiring reading and writing a second language, in the case of Brazil, written Portuguese, since they arrive at school without the first language (L1). From this perspective we adopt Soares' theory (2003) that states that literacy and literacy processes are simultaneous and interdependent because they involve knowledge, skills and competence. Additionally, Chomsky (1957 apud Quadros, 1997) who argues that every human being needs access as soon as possible to his first language to acquire a second language. For Quadros (1997), literacy and literacy for deaf people will only be effective if we consider the type of language to which they are exposed. Forty students from the 1st and 2nd years of state public school specialized teaching for deaf people in the city of Belém participated in this study, with deafness and other disabilities. The research material consisted of 9 pedagogical activities elaborated by the teacher of the deaf children mentioned. Additionally, an oral interview of this teacher regent. The data confirmed that deaf children are in the simultaneous process of acquiring the first language, Libras, and the second language, written Portuguese, because they live in a listening environment that do not have mastery of their natural language. Such evidence allows us to infer that the literacy and literacy process will require these deaf children a huge effort to internalize their native language and the reading and writing of Portuguese.
author_additional CARVALHO, Francisca Maria
author_additionalStr CARVALHO, Francisca Maria
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FRANCO, Dayse do Socorro Assunção
title Processamento de alfabetização e letramento das crianças surdas na Unidade Técnica Astério de Campos
title_short Processamento de alfabetização e letramento das crianças surdas na Unidade Técnica Astério de Campos
title_full Processamento de alfabetização e letramento das crianças surdas na Unidade Técnica Astério de Campos
title_fullStr Processamento de alfabetização e letramento das crianças surdas na Unidade Técnica Astério de Campos
title_full_unstemmed Processamento de alfabetização e letramento das crianças surdas na Unidade Técnica Astério de Campos
title_sort processamento de alfabetização e letramento das crianças surdas na unidade técnica astério de campos
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2994
_version_ 1787154966544121856
score 11.753735