Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Ensino de frações equivalentes com jogos no ensino fundamental

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino de Frações Equivalentes com o uso de jogos e/ou materiais manipulativos, sugeridos a partir de uma sondagem realizada com os alunos de uma escola pública pertencente à Secretaria Municipal de Educação de Belém-PA, para verificar...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Sidney Jerfson Couto da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2995
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2995
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29952020-02-17T18:51:06Z Ensino de frações equivalentes com jogos no ensino fundamental SILVA, Sidney Jerfson Couto da SILVA, Luiza Pereira da http://lattes.cnpq.br/3004429125559595 Frações equivalentes Dificuldades Jogos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino de Frações Equivalentes com o uso de jogos e/ou materiais manipulativos, sugeridos a partir de uma sondagem realizada com os alunos de uma escola pública pertencente à Secretaria Municipal de Educação de Belém-PA, para verificar as suas aprendizagens com relação ao objeto de conhecimento de Frações. A sondagem continha 17 questões fechadas e foi aplicada na turma de 7º ano, com vistas a diagnosticar quais eram as reais dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo de frações. No tópico Frações Equivalentes, os sub-tópicos: Simplificação e Comparação de Fração, foi solicitado aos alunos que respondessem em forma de fração irredutível, e, em outro item, que fizessem a comparação das frações por meio de símbolos matemáticos (>, <, =), e na tabulação das respostas identificou-se que nenhum aluno acertou o solicitado nesses dois itens da atividade. A partir dessa informação, realizou-se um estudo bibliográfico sobre o tema verificado e construiu-se uma proposta de uso de jogos e/ou materiais manipuláveis: Frac-soma (frações em tiras) e discos fracionários, para desenvolver as habilidades pertinentes a esses conteúdos de modo que possa corrigir as dificuldades detectadas. Com essa sondagem, pode-se observar a existência de um déficit de aprendizado demonstrado pelos discentes no que se refere à aprendizagem dos objetos de conhecimento matemático necessários ao desenvolvimento das habilidades sobre frações. 2020-02-14T20:41:32Z 2020-02-14T20:41:32Z 2019-12-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Sidney Jerfson Couto da. Ensino de frações equivalentes com jogos no ensino fundamental. Orientadora: Luiza Pereira da Silva. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2995. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2995 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Frações equivalentes
Dificuldades
Jogos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Frações equivalentes
Dificuldades
Jogos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
SILVA, Sidney Jerfson Couto da
Ensino de frações equivalentes com jogos no ensino fundamental
topic_facet Frações equivalentes
Dificuldades
Jogos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino de Frações Equivalentes com o uso de jogos e/ou materiais manipulativos, sugeridos a partir de uma sondagem realizada com os alunos de uma escola pública pertencente à Secretaria Municipal de Educação de Belém-PA, para verificar as suas aprendizagens com relação ao objeto de conhecimento de Frações. A sondagem continha 17 questões fechadas e foi aplicada na turma de 7º ano, com vistas a diagnosticar quais eram as reais dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo de frações. No tópico Frações Equivalentes, os sub-tópicos: Simplificação e Comparação de Fração, foi solicitado aos alunos que respondessem em forma de fração irredutível, e, em outro item, que fizessem a comparação das frações por meio de símbolos matemáticos (>, <, =), e na tabulação das respostas identificou-se que nenhum aluno acertou o solicitado nesses dois itens da atividade. A partir dessa informação, realizou-se um estudo bibliográfico sobre o tema verificado e construiu-se uma proposta de uso de jogos e/ou materiais manipuláveis: Frac-soma (frações em tiras) e discos fracionários, para desenvolver as habilidades pertinentes a esses conteúdos de modo que possa corrigir as dificuldades detectadas. Com essa sondagem, pode-se observar a existência de um déficit de aprendizado demonstrado pelos discentes no que se refere à aprendizagem dos objetos de conhecimento matemático necessários ao desenvolvimento das habilidades sobre frações.
author_additional SILVA, Luiza Pereira da
author_additionalStr SILVA, Luiza Pereira da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Sidney Jerfson Couto da
title Ensino de frações equivalentes com jogos no ensino fundamental
title_short Ensino de frações equivalentes com jogos no ensino fundamental
title_full Ensino de frações equivalentes com jogos no ensino fundamental
title_fullStr Ensino de frações equivalentes com jogos no ensino fundamental
title_full_unstemmed Ensino de frações equivalentes com jogos no ensino fundamental
title_sort ensino de frações equivalentes com jogos no ensino fundamental
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2995
_version_ 1787154966693019648
score 11.753735