Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas

O presente trabalho tem por objetivo analisar os efeitos de um conjunto de atividades envolvendo conceitos de múltiplos e divisores de um número natural em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública pertencente à Secretaria Municipal de Educação da cidade de Belém – PA. Para...

ver descrição completa

Autor principal: CALDAS, Fernando da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2999
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2999
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29992020-02-17T17:24:02Z Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas CALDAS, Fernando da Silva MARQUES, Valéria Risuenho http://lattes.cnpq.br/3707399473800710 https://orcid.org/0000-0002-5378-975X Jogos Matemáticos Ludicidade Ensino-Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O presente trabalho tem por objetivo analisar os efeitos de um conjunto de atividades envolvendo conceitos de múltiplos e divisores de um número natural em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública pertencente à Secretaria Municipal de Educação da cidade de Belém – PA. Para tanto, foi aplicado um teste diagnóstico com os alunos do 7º ano do ensino fundamental, egressos do 6º ano do ensino fundamental, em relação aos conceitos de múltiplos e divisores de um número natural. A partir dessa informação, realizamos um estudo bibliográfico sobre as principais dificuldades verificada. Por fim, foi elaborada e aplicada uma intervenção pedagógica com alunos de uma turma do 6º ano do ensino fundamental, por meio da utilização do jogo "Trilha do MDC e do MMC”. Após aplicação do jogo percebemos maior envolvimento dos alunos, concentração e determinação em relação à resolução dos desafios que se colocavam. Tal percepção foi fundamental para compreendermos que precisamos diversificar as estratégias e metodologias para o trabalho com os conteúdos de matemática no Ensino Fundamental. 2020-02-14T21:06:58Z 2020-02-14T21:06:58Z 2019-12-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CALDAS, Fernando da Silva. Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas. Orientadora: Valéria Risuenho Marques. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2999. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2999 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Jogos Matemáticos
Ludicidade
Ensino-Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Jogos Matemáticos
Ludicidade
Ensino-Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CALDAS, Fernando da Silva
Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas
topic_facet Jogos Matemáticos
Ludicidade
Ensino-Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description O presente trabalho tem por objetivo analisar os efeitos de um conjunto de atividades envolvendo conceitos de múltiplos e divisores de um número natural em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública pertencente à Secretaria Municipal de Educação da cidade de Belém – PA. Para tanto, foi aplicado um teste diagnóstico com os alunos do 7º ano do ensino fundamental, egressos do 6º ano do ensino fundamental, em relação aos conceitos de múltiplos e divisores de um número natural. A partir dessa informação, realizamos um estudo bibliográfico sobre as principais dificuldades verificada. Por fim, foi elaborada e aplicada uma intervenção pedagógica com alunos de uma turma do 6º ano do ensino fundamental, por meio da utilização do jogo "Trilha do MDC e do MMC”. Após aplicação do jogo percebemos maior envolvimento dos alunos, concentração e determinação em relação à resolução dos desafios que se colocavam. Tal percepção foi fundamental para compreendermos que precisamos diversificar as estratégias e metodologias para o trabalho com os conteúdos de matemática no Ensino Fundamental.
author_additional MARQUES, Valéria Risuenho
author_additionalStr MARQUES, Valéria Risuenho
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CALDAS, Fernando da Silva
title Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas
title_short Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas
title_full Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas
title_fullStr Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas
title_full_unstemmed Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas
title_sort múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2999
_version_ 1787154967277076480
score 11.753735