/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas
O presente trabalho tem por objetivo analisar os efeitos de um conjunto de atividades envolvendo conceitos de múltiplos e divisores de um número natural em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública pertencente à Secretaria Municipal de Educação da cidade de Belém – PA. Para...
Autor principal: | CALDAS, Fernando da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2999 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2999 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29992020-02-17T17:24:02Z Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas CALDAS, Fernando da Silva MARQUES, Valéria Risuenho http://lattes.cnpq.br/3707399473800710 https://orcid.org/0000-0002-5378-975X Jogos Matemáticos Ludicidade Ensino-Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O presente trabalho tem por objetivo analisar os efeitos de um conjunto de atividades envolvendo conceitos de múltiplos e divisores de um número natural em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública pertencente à Secretaria Municipal de Educação da cidade de Belém – PA. Para tanto, foi aplicado um teste diagnóstico com os alunos do 7º ano do ensino fundamental, egressos do 6º ano do ensino fundamental, em relação aos conceitos de múltiplos e divisores de um número natural. A partir dessa informação, realizamos um estudo bibliográfico sobre as principais dificuldades verificada. Por fim, foi elaborada e aplicada uma intervenção pedagógica com alunos de uma turma do 6º ano do ensino fundamental, por meio da utilização do jogo "Trilha do MDC e do MMC”. Após aplicação do jogo percebemos maior envolvimento dos alunos, concentração e determinação em relação à resolução dos desafios que se colocavam. Tal percepção foi fundamental para compreendermos que precisamos diversificar as estratégias e metodologias para o trabalho com os conteúdos de matemática no Ensino Fundamental. 2020-02-14T21:06:58Z 2020-02-14T21:06:58Z 2019-12-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CALDAS, Fernando da Silva. Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas. Orientadora: Valéria Risuenho Marques. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2999. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2999 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Jogos Matemáticos Ludicidade Ensino-Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Jogos Matemáticos Ludicidade Ensino-Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CALDAS, Fernando da Silva Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas |
topic_facet |
Jogos Matemáticos Ludicidade Ensino-Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
O presente trabalho tem por objetivo analisar os efeitos de um conjunto de atividades
envolvendo conceitos de múltiplos e divisores de um número natural em uma turma do 6º ano
do ensino fundamental de uma escola pública pertencente à Secretaria Municipal de
Educação da cidade de Belém – PA. Para tanto, foi aplicado um teste diagnóstico com os
alunos do 7º ano do ensino fundamental, egressos do 6º ano do ensino fundamental, em
relação aos conceitos de múltiplos e divisores de um número natural. A partir dessa
informação, realizamos um estudo bibliográfico sobre as principais dificuldades verificada. Por
fim, foi elaborada e aplicada uma intervenção pedagógica com alunos de uma turma do 6º
ano do ensino fundamental, por meio da utilização do jogo "Trilha do MDC e do MMC”. Após
aplicação do jogo percebemos maior envolvimento dos alunos, concentração e determinação
em relação à resolução dos desafios que se colocavam. Tal percepção foi fundamental para
compreendermos que precisamos diversificar as estratégias e metodologias para o trabalho
com os conteúdos de matemática no Ensino Fundamental. |
author_additional |
MARQUES, Valéria Risuenho |
author_additionalStr |
MARQUES, Valéria Risuenho |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CALDAS, Fernando da Silva |
title |
Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas |
title_short |
Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas |
title_full |
Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas |
title_fullStr |
Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas |
title_full_unstemmed |
Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas |
title_sort |
múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2999 |
_version_ |
1787154967277076480 |
score |
11.753735 |