/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Conhecimento químico nos anos iniciais: concepções de professoras e professores em formação inicial
Partimos da premissa de que a vivência da alfabetização científica, especialmente em relação ao conhecimento químico, é fundamental para a formação de professores que irão atuar anos iniciais. Nesse sentido, no presente trabalho objetivamos analisar concepções de professoras e professores em formaçã...
Autor principal: | MACEDO, Ingrid Rafaela da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3028 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3028 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-30282020-02-19T03:03:59Z Conhecimento químico nos anos iniciais: concepções de professoras e professores em formação inicial MACEDO, Ingrid Rafaela da Silva PESSOA, Wilton Rabelo http://lattes.cnpq.br/0244057330247829 https://orcid.org/0000-0002-9966-9585 Anos iniciais Conhecimento químico Licenciatura integrada CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Partimos da premissa de que a vivência da alfabetização científica, especialmente em relação ao conhecimento químico, é fundamental para a formação de professores que irão atuar anos iniciais. Nesse sentido, no presente trabalho objetivamos analisar concepções de professoras e professores em formação inicial sobre o ensino e aprendizagem do conhecimento químico nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida no contexto do curso de Licenciatura Integrada em Ciências – LICML. A análise das informações teve como fundamentação teórico - metodológica princípios e aspectos da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que para os participantes o conhecimento químico nos anos iniciais está relacionada ao universo das crianças, à importância para o futuro, possíveis contribuições para a curiosidade e desenvolvimento cognitivo dos alunos. Conteúdos de química como água, misturas e transformações foram mencionados, assim como experiências com o ensino e a aprendizagem de tais conteúdos. A experimentação e observação de fenômenos são as principais estratégias apontadas, com destaque para atividades de caráter lúdico. Deste modo, percebeu-se nas falas dos sujeitos da pesquisa que o conhecimento químico é reconhecido como parte do currículo dos anos iniciais, em associação com os contextos de vivência dos estudantes. 2020-02-18T21:27:53Z 2020-02-18T21:27:53Z 2019-01-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MACEDO, Ingrid Rafaela da Silva. Conhecimento químico nos anos iniciais: concepções de professoras e professores em formação inicial. Orientador: Wilton Rabelo Pessoa. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3028. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3028 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Anos iniciais Conhecimento químico Licenciatura integrada CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Anos iniciais Conhecimento químico Licenciatura integrada CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO MACEDO, Ingrid Rafaela da Silva Conhecimento químico nos anos iniciais: concepções de professoras e professores em formação inicial |
topic_facet |
Anos iniciais Conhecimento químico Licenciatura integrada CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Partimos da premissa de que a vivência da alfabetização científica, especialmente em relação ao conhecimento químico, é fundamental para a formação de professores que irão atuar anos iniciais. Nesse sentido, no presente trabalho objetivamos analisar concepções de professoras e professores em formação inicial sobre o ensino e aprendizagem do conhecimento químico nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida no contexto do curso de Licenciatura Integrada em Ciências – LICML. A análise das informações teve como fundamentação teórico - metodológica princípios e aspectos da análise de conteúdo.
Os resultados apontaram que para os participantes o conhecimento químico nos anos iniciais está relacionada ao universo das crianças, à importância para o futuro, possíveis contribuições para a curiosidade e desenvolvimento cognitivo dos alunos. Conteúdos de química como água, misturas e transformações foram mencionados, assim como experiências com o ensino e a aprendizagem de tais conteúdos. A experimentação e observação de fenômenos são as principais estratégias apontadas, com destaque para atividades de caráter lúdico. Deste modo, percebeu-se nas falas dos sujeitos da pesquisa que o conhecimento químico é reconhecido como parte do currículo dos anos iniciais, em associação com os contextos de vivência dos estudantes. |
author_additional |
PESSOA, Wilton Rabelo |
author_additionalStr |
PESSOA, Wilton Rabelo |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
MACEDO, Ingrid Rafaela da Silva |
title |
Conhecimento químico nos anos iniciais: concepções de professoras e professores em formação inicial |
title_short |
Conhecimento químico nos anos iniciais: concepções de professoras e professores em formação inicial |
title_full |
Conhecimento químico nos anos iniciais: concepções de professoras e professores em formação inicial |
title_fullStr |
Conhecimento químico nos anos iniciais: concepções de professoras e professores em formação inicial |
title_full_unstemmed |
Conhecimento químico nos anos iniciais: concepções de professoras e professores em formação inicial |
title_sort |
conhecimento químico nos anos iniciais: concepções de professoras e professores em formação inicial |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3028 |
_version_ |
1787154973260251136 |
score |
11.753896 |