Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O relicário de uma professora alfabetizadora: a escrita infantil e o conhecimento na formação inicial docente

The initial act of learning to read and write is a process that involves several methodological conceptions, which aim at achieving the literacy of elementary school students. With the intention of understanding the processes that involve literacy, the present work results in presenting the possibil...

ver descrição completa

Autor principal: TEIXEIRA, Denise Letícia do Nascimento
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3042
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3042
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-30422020-03-03T03:04:19Z O relicário de uma professora alfabetizadora: a escrita infantil e o conhecimento na formação inicial docente TEIXEIRA, Denise Letícia do Nascimento LUCIO, Elizabeth Orofino http://lattes.cnpq.br/9802121543478378 https://orcid.org/0000-0002-3446-5530 Alfabetização Formação Docente Prática Pedagógica Literacy Teacher Training Pedagogical Practice CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO PERMANENTE The initial act of learning to read and write is a process that involves several methodological conceptions, which aim at achieving the literacy of elementary school students. With the intention of understanding the processes that involve literacy, the present work results in presenting the possibilities and limits about an educational practice of literacy, of a Municipal teaching institution of the metropolitan region of Belém, Pará. Develops through a qualitative, participant observation approach, with direct link to the Institutional Program of Initiation Scholarships (Pibid), in which the present author was trainee during the period of 1 year and 6 months. Since then, literacy activities have been developed with the students of the 2nd year of elementary school I, through the PPA (Pedagogical Support Project for Children with Learning Difficulties), in which it is carried out through the post-constructivist conception of the group GEEMPA (Study Group on Education, Research Methodology and Action). When analyzing the activities around the children's writings, we note the power that involves this work, however, the limit that occurs in this practice, as in any other pedagogical teaching practice, should not be dissociated. Therefore, to study, to understand, to analyze a vision of teaching is to delve into its theory and pedagogical practice, to reflect on the meeting of practice and theory and to reformulate ideas. O ato inicial da aprendizagem da leitura e escrita é um processo que envolve diversas concepções teóricas e metodológicas, que visam alcançar a alfabetização dos estudantes do ensino fundamental. Com a intenção de compreender os processos que envolvem o ato de alfabetizar, o presente trabalho apresenta as possibilidades e limites acerca de uma prática educacional de alfabetização, de uma instituição Municipal de ensino da região metropolitana de Belém, do Pará. A pesquisa se desenvolve por meio de uma abordagem qualitativa, de observação participante, com ligação direta ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no qual a presente autora foi estagiária durante o período de 1 ano e 6 meses. Desse modo, foi desenvolvido as atividades de alfabetização com os alunos do 2º ano do ensino fundamental I, através do PPA (Projeto de Apoio Pedagógico às Crianças com Dificuldades de Aprendizagens), no qual realiza-se por intermédio da concepção pós-construtivista do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia da Pesquisa e Ação (GEEMPA). Ao analisar as atividades em torno das escritas infantis nota-se a potência que envolve esse trabalho, entretanto não deve ser desvincular o limite que ocorre nessa prática, como em qualquer outra prática pedagógica de ensino. Portanto, estudar, compreender, analisar uma visão de ensino é mergulhar em sua teoria e na prática pedagógica, refletir sobre o encontro da prática e teoria e reformular ideias. 2020-02-23T17:11:30Z 2020-02-23T17:11:30Z 2018-12-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação TEIXEIRA, Denise Letícia do Nascimento. O relicário de uma professora alfabetizadora: a escrita infantil e o conhecimento na formação inicial docente. Orientadora: Elizabeth Orofino Lucio. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3042. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3042 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Alfabetização
Formação Docente
Prática Pedagógica
Literacy
Teacher Training
Pedagogical Practice
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO PERMANENTE
spellingShingle Alfabetização
Formação Docente
Prática Pedagógica
Literacy
Teacher Training
Pedagogical Practice
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO PERMANENTE
TEIXEIRA, Denise Letícia do Nascimento
O relicário de uma professora alfabetizadora: a escrita infantil e o conhecimento na formação inicial docente
topic_facet Alfabetização
Formação Docente
Prática Pedagógica
Literacy
Teacher Training
Pedagogical Practice
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO PERMANENTE
description The initial act of learning to read and write is a process that involves several methodological conceptions, which aim at achieving the literacy of elementary school students. With the intention of understanding the processes that involve literacy, the present work results in presenting the possibilities and limits about an educational practice of literacy, of a Municipal teaching institution of the metropolitan region of Belém, Pará. Develops through a qualitative, participant observation approach, with direct link to the Institutional Program of Initiation Scholarships (Pibid), in which the present author was trainee during the period of 1 year and 6 months. Since then, literacy activities have been developed with the students of the 2nd year of elementary school I, through the PPA (Pedagogical Support Project for Children with Learning Difficulties), in which it is carried out through the post-constructivist conception of the group GEEMPA (Study Group on Education, Research Methodology and Action). When analyzing the activities around the children's writings, we note the power that involves this work, however, the limit that occurs in this practice, as in any other pedagogical teaching practice, should not be dissociated. Therefore, to study, to understand, to analyze a vision of teaching is to delve into its theory and pedagogical practice, to reflect on the meeting of practice and theory and to reformulate ideas.
author_additional LUCIO, Elizabeth Orofino
author_additionalStr LUCIO, Elizabeth Orofino
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author TEIXEIRA, Denise Letícia do Nascimento
title O relicário de uma professora alfabetizadora: a escrita infantil e o conhecimento na formação inicial docente
title_short O relicário de uma professora alfabetizadora: a escrita infantil e o conhecimento na formação inicial docente
title_full O relicário de uma professora alfabetizadora: a escrita infantil e o conhecimento na formação inicial docente
title_fullStr O relicário de uma professora alfabetizadora: a escrita infantil e o conhecimento na formação inicial docente
title_full_unstemmed O relicário de uma professora alfabetizadora: a escrita infantil e o conhecimento na formação inicial docente
title_sort o relicário de uma professora alfabetizadora: a escrita infantil e o conhecimento na formação inicial docente
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3042
_version_ 1787154976153272320
score 11.753735