Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Elaboração de uma sequência didática investigativa sobre conservação de energia

The present work is based on the theoretical proposition of an investigative didactic sequence (SDI) on the benefits of the use of energy conservation. The SDI has as theoretical-methodological references scientific literacy and research teaching. This is of paramount importance for a teaching propo...

ver descrição completa

Autor principal: SERRA, Lucivaldo Nascimento
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3043
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3043
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-30432020-03-03T03:03:48Z Elaboração de uma sequência didática investigativa sobre conservação de energia SERRA, Lucivaldo Nascimento BARROS, Jônatas Barros e http://lattes.cnpq.br/3305989488331260 https://orcid.org/0000-0003-3774-0056 Sequência didática investigativa Argumentação Energia solar Alfabetização científica Investigative didactic sequence Argumentation Solar energy Scientific literacy CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::FÍSICA The present work is based on the theoretical proposition of an investigative didactic sequence (SDI) on the benefits of the use of energy conservation. The SDI has as theoretical-methodological references scientific literacy and research teaching. This is of paramount importance for a teaching proposal that aims to encourage teachers to encourage students to use renewable energy. Thus, in order to get them to have access to scientific knowledge, it is necessary a sequential elaboration of language and the epistemology of science by teachers. From this initial information, the proposed didactic sequence has as its crucial point, the way to obtain clean energy through the consciousness of energy conservation, from activities that develop students' scientific skills, such as: the hypothesis test , arguing, working with data, among others. Thus, scientific literacy and research teaching will provide a pedagogical environment that enables the student to broaden his or her worldview and make him / her capable of modifying his / her own reality. O presente trabalho baseia-se na proposição teórica de uma sequência didática investigativa (SDI) sobre a conservação de energia. A SDI tem como referenciais teórico-metodológicos a alfabetização científica e o ensino por investigação. Isto é de suma importância para uma proposta de ensino que tem por objetivo fazer com que os docentes despertem nos alunos a compreensão das energias existentes. Assim, com o intuito de levá-los a terem acesso aos conhecimentos científicos, faz- se necessário uma elaboração da linguagem e da epistemologia da ciência pelos docentes. Partindo destas informações iniciais, a sequência didática proposta tem como seu ponto crucial, o modo de se obter energia limpa através da consciência da conservação de energia, a partir de atividades que desenvolvam habilidades do fazer científico nos alunos, tais como: o teste de hipóteses, a argumentação, trabalharem com dados, dentre outros. Assim, a alfabetização científica e o ensino por investigação proporcionarão um ambiente pedagógico que possibilite ao estudante ampliar a sua visão de mundo e torná-lo capaz de modificar a sua própria realidade. 2020-02-23T19:26:47Z 2020-02-23T19:26:47Z 2019-01-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SERRA, Lucivaldo Nascimento. Elaboração de uma sequência didática investigativa sobre conservação de energia. Orientador: Jônatas Barros e Barros. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3043. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3043 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Sequência didática investigativa
Argumentação
Energia solar
Alfabetização científica
Investigative didactic sequence
Argumentation
Solar energy
Scientific literacy
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::FÍSICA
spellingShingle Sequência didática investigativa
Argumentação
Energia solar
Alfabetização científica
Investigative didactic sequence
Argumentation
Solar energy
Scientific literacy
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::FÍSICA
SERRA, Lucivaldo Nascimento
Elaboração de uma sequência didática investigativa sobre conservação de energia
topic_facet Sequência didática investigativa
Argumentação
Energia solar
Alfabetização científica
Investigative didactic sequence
Argumentation
Solar energy
Scientific literacy
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::FÍSICA
description The present work is based on the theoretical proposition of an investigative didactic sequence (SDI) on the benefits of the use of energy conservation. The SDI has as theoretical-methodological references scientific literacy and research teaching. This is of paramount importance for a teaching proposal that aims to encourage teachers to encourage students to use renewable energy. Thus, in order to get them to have access to scientific knowledge, it is necessary a sequential elaboration of language and the epistemology of science by teachers. From this initial information, the proposed didactic sequence has as its crucial point, the way to obtain clean energy through the consciousness of energy conservation, from activities that develop students' scientific skills, such as: the hypothesis test , arguing, working with data, among others. Thus, scientific literacy and research teaching will provide a pedagogical environment that enables the student to broaden his or her worldview and make him / her capable of modifying his / her own reality.
author_additional BARROS, Jônatas Barros e
author_additionalStr BARROS, Jônatas Barros e
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SERRA, Lucivaldo Nascimento
title Elaboração de uma sequência didática investigativa sobre conservação de energia
title_short Elaboração de uma sequência didática investigativa sobre conservação de energia
title_full Elaboração de uma sequência didática investigativa sobre conservação de energia
title_fullStr Elaboração de uma sequência didática investigativa sobre conservação de energia
title_full_unstemmed Elaboração de uma sequência didática investigativa sobre conservação de energia
title_sort elaboração de uma sequência didática investigativa sobre conservação de energia
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3043
_version_ 1787154976451067904
score 11.674752