Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Avaliação escolar de um aluno com síndrome óculo-dento-digital (ODD)

O presente trabalho tem o objetivo principal avaliar os aspectos de inclusão de um aluno com síndrome Óculo-Dento-Digital (ODD). A ODD engloba características físicas, como anormalidades nos olhos, como microftalmia, microcórnea, íris tênue e porosa, fissuras, pálpebras curtas e epicanto. O nariz po...

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Autor principal: DIAS, José Roberto Brito
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3046
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spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-30462020-03-04T03:03:49Z Avaliação escolar de um aluno com síndrome óculo-dento-digital (ODD) DIAS, José Roberto Brito SILVA, Maria de Fátima Vilhena da http://lattes.cnpq.br/0996110060293347 https://orcid.org/0000-0002-0800-2444 Óculo-Dento-Digital Avaliação escolar Inclusão escolar CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO ESPECIAL CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM O presente trabalho tem o objetivo principal avaliar os aspectos de inclusão de um aluno com síndrome Óculo-Dento-Digital (ODD). A ODD engloba características físicas, como anormalidades nos olhos, como microftalmia, microcórnea, íris tênue e porosa, fissuras, pálpebras curtas e epicanto. O nariz pode apresentar-se fino, asas do nariz hipoplásicas com narinas pequenas. Mãos e pés podem ocorrer sindactilia, compactodactia, hipoplasia da falange média ou aplasia de um ou mais dedos das mãos ou dos pés. Este trabalho tem natureza de Estudo de Caso em que o desenvolvimento foi baseado na avaliação de três condições, a relação com a Lei de Inclusão Escolar, relação aluno-escola e a relação família-escola. O objeto de estudo foi um aluno de 10 anos de idade, com Síndrome ODD, estudante do 5º ano de uma escola particular do subúrbio de Belém. O interesse neste trabalho foi motivado pelo observar que apresentava algumas características físicas até então desconhecidas para mim e tinha 5 anos frequentando a mesma escola, e apresentava pouca evolução quanto aos conteúdos repassados em sala de aula. Para avaliar os critérios de inclusão deste caso considerei os previstos em Lei. Para tanto, analisei os cadernos, livros e provas bimestrais do aluno. Também foram considerados os relatos da professora do aluno, da coordenadora pedagógica da escola, da psicopedagoga e também de seus familiares. Os resultados mostravam que o aluno apresentava extrema dificuldade na leitura e na escrita. De acordo com as atividades nos cadernos e livros, pôde-se observar a pouca utilização dos mesmos, pois os exercícios ou não se completavam ou nada era resolvido. Quanto às análises das avaliações bimestrais do aluno há ausência de material e de recursos pedagógicos adaptado para que as atividades escolares pudessem conhecer qual nível de aprendizagem o aluno atingia. Considero finalmente que os critérios segundo a Lei da inclusão escolar está longe de ser atingida para o aluno com ODD. Considero também ser necessário melhor preparação ou qualificação profissional dos educadores e organização na estrutura da escola para atender as necessidades de inclusão do aluno. 2020-02-23T20:43:26Z 2020-02-23T20:43:26Z 2018-03-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação DIAS, José Roberto Brito. Avaliação escolar de um aluno com síndrome óculo-dento-digital (ODD). Orientadora: Maria de Fátima Vilhena da Silva. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3046. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3046 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
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