Artigo

Limites e possibilidades na educação de jovens e adultos: um estudo em escolas municipais e estaduais de Belém do Pará

This study aims to identify the limits and teaching possibilities of action in the context of Adult Education in Belém-PA schools. In this context, it carried out a literature review in the light of authors such as Oliveira (1999), Perrenoud (2003), Charlot (2000), Campbell (2001), among others, who...

ver descrição completa

Autor principal: PANTOJA, Pedro Correa
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3053
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3053
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-30532020-06-19T17:00:52Z Limites e possibilidades na educação de jovens e adultos: um estudo em escolas municipais e estaduais de Belém do Pará PANTOJA, Pedro Correa SILVA, Fábio Colins da http://lattes.cnpq.br/4404734777828009 Educação de jovens e adultos Atuação docente Escolas públicas Adult Education Teaching performance Public schools CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This study aims to identify the limits and teaching possibilities of action in the context of Adult Education in Belém-PA schools. In this context, it carried out a literature review in the light of authors such as Oliveira (1999), Perrenoud (2003), Charlot (2000), Campbell (2001), among others, who helped in the analysis of the different conceptions of the limits and possibilities of acting professor of Adult Education. Thus, it was found that the pedagogical Adult Education of teaching practice arises as a condition to restructure the relationship between knowing and doing this in the curricula of the Adult Education. The interaction, which is a key element of human development comes in the educational setting as the reference responsible for the innovation of education, basing pedagogical actions and renewing teaching practices. The results of the research show the limitations and Adult Education teacher possibilities simultaneously. On the one hand, the teacher is seen generally as a concerned researcher in promoting learning to work the imagination and creativity of the student, the basis for the formation of a thinking citizen and builder of your reality. On the other hand, the continuing education for this mode, which becomes evident in the relationship between teaching and learning, as school focused on Adult Education, therefore, is both a culture clash site and, like any situation of social interaction, a meeting place of singularities. Este estudo tem como objetivo identificar os limites e as possibilidades de atuação docente no contexto da Educação de Jovens e Adultos em escolas de Belém-PA. Diante desse contexto, realizou-se um levantamento bibliográfico à luz de autores como Oliveira (1999), Perrenoud (2003), Charlot (2000), Camargo (2001), dentre outros, que ajudaram nas análises das diferentes concepções dos limites e possibilidades da atuação do professor da Educação de Jovens e Adultos. Assim, verificou-se que a prática pedagógica do docente da EJA surge como condição de reestruturar as relações entre o saber e o fazer presente nos currículos da Educação de Jovens e Adultos. A interação, que é um dos principais elementos do desenvolvimento humano, surge no cenário educacional como o referencial responsável pela inovação do ensino, embasando as ações pedagógicas e renovando as práticas docentes. Os resultados obtidos na pesquisa mostram as limitações e as possibilidades do professor da EJA de forma simultânea. Por um lado, o docente é visto de forma geral, como um pesquisador preocupado em promover uma aprendizagem que trabalhe o imaginário e a criatividade do educando, base para a formação de um cidadão pensante e construtor de sua realidade. Do outro lado, a formação continuada para essa modalidade, no qual torna-se evidente na relação entre ensino e aprendizagem, pois escola voltada à Educação de Jovens e Adultos, portanto, é ao mesmo tempo um local de confronto de culturas e, como qualquer situação de interação social, um local de encontro de singularidades. 2020-02-25T01:11:50Z 2020-02-25T01:11:50Z 2016-04-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo PANTOJA, Pedro Correa. Limites e possibilidades na educação de jovens e adultos: um estudo em escolas municipais e estaduais de Belém do Pará. Orientador: Fábio Colins da Silva. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3053. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3053 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação de jovens e adultos
Atuação docente
Escolas públicas
Adult Education
Teaching performance
Public schools
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação de jovens e adultos
Atuação docente
Escolas públicas
Adult Education
Teaching performance
Public schools
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
PANTOJA, Pedro Correa
Limites e possibilidades na educação de jovens e adultos: um estudo em escolas municipais e estaduais de Belém do Pará
topic_facet Educação de jovens e adultos
Atuação docente
Escolas públicas
Adult Education
Teaching performance
Public schools
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study aims to identify the limits and teaching possibilities of action in the context of Adult Education in Belém-PA schools. In this context, it carried out a literature review in the light of authors such as Oliveira (1999), Perrenoud (2003), Charlot (2000), Campbell (2001), among others, who helped in the analysis of the different conceptions of the limits and possibilities of acting professor of Adult Education. Thus, it was found that the pedagogical Adult Education of teaching practice arises as a condition to restructure the relationship between knowing and doing this in the curricula of the Adult Education. The interaction, which is a key element of human development comes in the educational setting as the reference responsible for the innovation of education, basing pedagogical actions and renewing teaching practices. The results of the research show the limitations and Adult Education teacher possibilities simultaneously. On the one hand, the teacher is seen generally as a concerned researcher in promoting learning to work the imagination and creativity of the student, the basis for the formation of a thinking citizen and builder of your reality. On the other hand, the continuing education for this mode, which becomes evident in the relationship between teaching and learning, as school focused on Adult Education, therefore, is both a culture clash site and, like any situation of social interaction, a meeting place of singularities.
author_additional SILVA, Fábio Colins da
author_additionalStr SILVA, Fábio Colins da
format Artigo
author PANTOJA, Pedro Correa
title Limites e possibilidades na educação de jovens e adultos: um estudo em escolas municipais e estaduais de Belém do Pará
title_short Limites e possibilidades na educação de jovens e adultos: um estudo em escolas municipais e estaduais de Belém do Pará
title_full Limites e possibilidades na educação de jovens e adultos: um estudo em escolas municipais e estaduais de Belém do Pará
title_fullStr Limites e possibilidades na educação de jovens e adultos: um estudo em escolas municipais e estaduais de Belém do Pará
title_full_unstemmed Limites e possibilidades na educação de jovens e adultos: um estudo em escolas municipais e estaduais de Belém do Pará
title_sort limites e possibilidades na educação de jovens e adultos: um estudo em escolas municipais e estaduais de belém do pará
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3053
_version_ 1787154978446508032
score 11.753735