Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Professores em formação inicial e seus processos de letramento digital

Sabendo do movimento de transformação e inovação que a cada dia a sociedade passa, apresento este Trabalho como requisito parcial para a Conclusão de Curso de Licenciatura Integrada em Educação, em Ciências, Matemática e Linguagens da Faculdade de Educação Matemática e Científica da Universidade Fed...

ver descrição completa

Autor principal: MAGALHÃES, Carolina do Socorro Mota
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3082
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3082
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-30822020-03-06T03:03:55Z Professores em formação inicial e seus processos de letramento digital MAGALHÃES, Carolina do Socorro Mota MARTINS, France Fraiha http://lattes.cnpq.br/4765567823575996 https://orcid.org/0000-0001-7933-6014 Formação inicial de professores Tecnologias digitais Anos iniciais CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE Sabendo do movimento de transformação e inovação que a cada dia a sociedade passa, apresento este Trabalho como requisito parcial para a Conclusão de Curso de Licenciatura Integrada em Educação, em Ciências, Matemática e Linguagens da Faculdade de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Nesta pesquisa lanço a seguinte pergunta: Em que termos o curso de licenciatura integrada em educação em ciências, matemática e linguagens tem contribuído para a constituição docente de futuros professores dos anos iniciais em um mundo marcado pelos avanços tecnológicos? E as questões norteadoras que auxiliam na busca por respostas à questão principal, que são: em que termos os licenciandos mobilizam conhecimentos no âmbito do uso das tecnologias digitais durante o curso? Que ideias sobre o uso de tecnologias digitais no ensino dos anos iniciais emergem do processo formativo pelo qual estão passando? Nesta pesquisa contei com a colaboração de 6 discentes do curso, que estavam cursando o 8° semestre, elegi estes colaboradores Pelos critérios de estarem no último semestre do curso e por se disponibilizarem a participar da pesquisa. Utilizei como instrumento de coleta de dados as manifestações desses estudantes no ambiente Virtual Moodle e entrevistas semiestruturadas, gravada em áudio para melhor contribuir com a análise. As análises dos resultados revelam que a formação de professores vivenciada durante o curso de graduação de Licenciatura integrada corrobora com as perspectivas indicadas no projeto político pedagógico do curso. Ainda como resultados das análises, os sujeitos anunciam as dificuldades existentes no ambiente escolar quanto a questão da implementação dos recursos tecnológicos para o ensino dos anos iniciais. Durante este estudo pude compreender que essas tecnologias são incorporadas na formação, mas ainda precisamos aproximar essas tecnologias das escolas para que essas possam ser vistas como um potencial educacional. 2020-03-05T14:48:08Z 2020-03-05T14:48:08Z 2017-05-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MAGALHÃES, Carolina do Socorro Mota. Professores em formação inicial e seus processos de letramento digital. Orientadora: France Fraiha Martins. 2017. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3082. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3082 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Formação inicial de professores
Tecnologias digitais
Anos iniciais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
spellingShingle Formação inicial de professores
Tecnologias digitais
Anos iniciais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
MAGALHÃES, Carolina do Socorro Mota
Professores em formação inicial e seus processos de letramento digital
topic_facet Formação inicial de professores
Tecnologias digitais
Anos iniciais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
description Sabendo do movimento de transformação e inovação que a cada dia a sociedade passa, apresento este Trabalho como requisito parcial para a Conclusão de Curso de Licenciatura Integrada em Educação, em Ciências, Matemática e Linguagens da Faculdade de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Nesta pesquisa lanço a seguinte pergunta: Em que termos o curso de licenciatura integrada em educação em ciências, matemática e linguagens tem contribuído para a constituição docente de futuros professores dos anos iniciais em um mundo marcado pelos avanços tecnológicos? E as questões norteadoras que auxiliam na busca por respostas à questão principal, que são: em que termos os licenciandos mobilizam conhecimentos no âmbito do uso das tecnologias digitais durante o curso? Que ideias sobre o uso de tecnologias digitais no ensino dos anos iniciais emergem do processo formativo pelo qual estão passando? Nesta pesquisa contei com a colaboração de 6 discentes do curso, que estavam cursando o 8° semestre, elegi estes colaboradores Pelos critérios de estarem no último semestre do curso e por se disponibilizarem a participar da pesquisa. Utilizei como instrumento de coleta de dados as manifestações desses estudantes no ambiente Virtual Moodle e entrevistas semiestruturadas, gravada em áudio para melhor contribuir com a análise. As análises dos resultados revelam que a formação de professores vivenciada durante o curso de graduação de Licenciatura integrada corrobora com as perspectivas indicadas no projeto político pedagógico do curso. Ainda como resultados das análises, os sujeitos anunciam as dificuldades existentes no ambiente escolar quanto a questão da implementação dos recursos tecnológicos para o ensino dos anos iniciais. Durante este estudo pude compreender que essas tecnologias são incorporadas na formação, mas ainda precisamos aproximar essas tecnologias das escolas para que essas possam ser vistas como um potencial educacional.
author_additional MARTINS, France Fraiha
author_additionalStr MARTINS, France Fraiha
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MAGALHÃES, Carolina do Socorro Mota
title Professores em formação inicial e seus processos de letramento digital
title_short Professores em formação inicial e seus processos de letramento digital
title_full Professores em formação inicial e seus processos de letramento digital
title_fullStr Professores em formação inicial e seus processos de letramento digital
title_full_unstemmed Professores em formação inicial e seus processos de letramento digital
title_sort professores em formação inicial e seus processos de letramento digital
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3082
_version_ 1787154983444021248
score 11.753735