Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais: um olhar a partir dos livros didáticos

This article aims to investigate to understand in what terms the textbooks of the initial years of Elementary School are proposing the activities of mathematical literacy from the textual genre. To do so, we started with the following concerns: But how do the first cycle textbooks used by literacy t...

ver descrição completa

Autor principal: MONTEIRO, Sued Pablo Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3087
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3087
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-30872020-03-07T03:03:52Z Alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais: um olhar a partir dos livros didáticos MONTEIRO, Sued Pablo Silva SILVA, Fábio Colins da http://lattes.cnpq.br/4404734777828009 Alfabetização matemática Gênero textual Livro didático Mathematical literacy Textual Genre textbook CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO This article aims to investigate to understand in what terms the textbooks of the initial years of Elementary School are proposing the activities of mathematical literacy from the textual genre. To do so, we started with the following concerns: But how do the first cycle textbooks used by literacy teachers are addressing mathematical literacy? In what way are mathematical literacy activities proposed from the perspective of textual genres? Thus, for the development of the research were selected mathematical literacy books of the first three years of schooling adopted by teachers of the municipal school network of Belém (PA) in the academic year 2016. Thus, the selection was based on criteria , For example, approval in the National Plan of the Didactic Book (PNLD), to bring proposals of mathematical literacy from the perspective of the textual genres and to approach the interdisciplinary perspective in the teaching of mathematics. However, the analysis of the activities is not intended to point out errors about mathematical literacy in the perspective of textual genres, but rather to emphasize the proposals that contemplate the two areas of knowledge (mother tongue and mathematical language). Este artigo tem como objetivo investigar para compreender em que termos os livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental estão propondo as atividades de alfabetização matemática a partir do gênero textual. Para isso, partiu-se das seguintes inquietações: Mas de que forma os livros didáticos do primeiro ciclo utilizados pelos professores alfabetizadores estão abordando a alfabetização matemática? De que maneira são propostas as atividades de alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais? Assim, para o desenvolvimento da pesquisa foram selecionados livros de alfabetização matemática dos três primeiros anos de escolarização adotados pelos docentes da rede municipal de ensino de Belém (PA) no ano letivo de 2016. Desse modo, a seleção deu-se a partir de critérios, por exemplo, aprovação no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), trazer propostas de alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais e abordar a perspectiva interdisciplinar no ensino de matemática. Porém, a análise das atividades não tem a intenção de apontar erros acerca do que é alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais, mas sim enfatizar as propostas que contemplem as duas áreas do conhecimento (Língua materna e linguagem matemática). 2020-03-06T22:14:39Z 2020-03-06T22:14:39Z 2017-04-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MONTEIRO, Sued Pablo Silva. Alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais: um olhar a partir dos livros didáticos. Orientador: Fábio Colins da Silva. 2017. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: . Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3087 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Alfabetização matemática
Gênero textual
Livro didático
Mathematical literacy
Textual
Genre textbook
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
spellingShingle Alfabetização matemática
Gênero textual
Livro didático
Mathematical literacy
Textual
Genre textbook
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
MONTEIRO, Sued Pablo Silva
Alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais: um olhar a partir dos livros didáticos
topic_facet Alfabetização matemática
Gênero textual
Livro didático
Mathematical literacy
Textual
Genre textbook
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
description This article aims to investigate to understand in what terms the textbooks of the initial years of Elementary School are proposing the activities of mathematical literacy from the textual genre. To do so, we started with the following concerns: But how do the first cycle textbooks used by literacy teachers are addressing mathematical literacy? In what way are mathematical literacy activities proposed from the perspective of textual genres? Thus, for the development of the research were selected mathematical literacy books of the first three years of schooling adopted by teachers of the municipal school network of Belém (PA) in the academic year 2016. Thus, the selection was based on criteria , For example, approval in the National Plan of the Didactic Book (PNLD), to bring proposals of mathematical literacy from the perspective of the textual genres and to approach the interdisciplinary perspective in the teaching of mathematics. However, the analysis of the activities is not intended to point out errors about mathematical literacy in the perspective of textual genres, but rather to emphasize the proposals that contemplate the two areas of knowledge (mother tongue and mathematical language).
author_additional SILVA, Fábio Colins da
author_additionalStr SILVA, Fábio Colins da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MONTEIRO, Sued Pablo Silva
title Alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais: um olhar a partir dos livros didáticos
title_short Alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais: um olhar a partir dos livros didáticos
title_full Alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais: um olhar a partir dos livros didáticos
title_fullStr Alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais: um olhar a partir dos livros didáticos
title_full_unstemmed Alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais: um olhar a partir dos livros didáticos
title_sort alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais: um olhar a partir dos livros didáticos
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3087
_version_ 1787154984180121600
score 11.753735