/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O significado das experiências do PIBID em narrativa autobiográfica na formação inicial
Este memorial apresenta contribuições do PIBID na minha formação inicial como docente e também para a escola com a qual trabalhei durante quase três anos. No texto procuro responder a seguinte questão: Que repercussões as atividades do PIBID trouxeram/trazem para a minha formação à docência? O princ...
Autor principal: | NASCIMENTO, Jacirene Ferreira do |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3090 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3090 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-30902020-03-10T03:03:59Z O significado das experiências do PIBID em narrativa autobiográfica na formação inicial NASCIMENTO, Jacirene Ferreira do SILVA, Maria de Fatima Vilhena da http://lattes.cnpq.br/0996110060293347 https://orcid.org/0000-0002-0800-2444 PIBID Anos iniciais Formação inicial Narrativas autobiográficas CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO PERMANENTE Este memorial apresenta contribuições do PIBID na minha formação inicial como docente e também para a escola com a qual trabalhei durante quase três anos. No texto procuro responder a seguinte questão: Que repercussões as atividades do PIBID trouxeram/trazem para a minha formação à docência? O principal objetivo é mostrar os significados das experiências do PIBID para a minha vida profissional docente. A escola parceira em que realizei as práticas pedagógicas do PIBID é de Ensino Fundamental denominada Madre Rosa Gattorno, situada no bairro do Guamá em Belém do Pará. As turmas onde participei das 3º, 4º e 5º anos me mostraram momentos desafiadores imprescindíveis na construção de conceitos que a escola e a universidade juntas integram a formação do futuro profissional. Dos resultados das atividades do PIBID, em termo de aprendizagem para os alunos, destaco o trabalho com alunos que encontravam dificuldades em matemática, e língua portuguesa e aqueles que não acreditavam na escola. O projeto PIBID além de me ajudar a pensar e realizar atividades pedagógicas importantes no sentido de ajudar tais alunos também contribuiu de forma excelente para dentro da escola, pois a cada atividade desenvolvida aprendizados significativos eram notados na escola. Quanto à minha formação inicial foram muitos conhecimentos que obtive e os levo para a minha vida profissional e pessoal. Nessa grande jornada, PIBID-escola-universidade, mostro neste memorial que aprendi a perceber as diferentes dificuldades dos alunos, a conhecer minhas limitações e ir em busca de estudos que me ajudam a planejar o que melhor se adequa para os alunos e a realizar atividades significativas necessárias ao desenvolvimento intelectual dos alunos. 2020-03-09T18:28:12Z 2020-03-09T18:28:12Z 2015-01-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NASCIMENTO, Jacirene Ferreira do. O significado das experiências do PIBID em narrativa autobiográfica na formação inicial. Orientadora: Maria de Fátima Vilhena da Silva. 2015. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3090. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3090 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
PIBID Anos iniciais Formação inicial Narrativas autobiográficas CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO PERMANENTE |
spellingShingle |
PIBID Anos iniciais Formação inicial Narrativas autobiográficas CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO PERMANENTE NASCIMENTO, Jacirene Ferreira do O significado das experiências do PIBID em narrativa autobiográfica na formação inicial |
topic_facet |
PIBID Anos iniciais Formação inicial Narrativas autobiográficas CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO PERMANENTE |
description |
Este memorial apresenta contribuições do PIBID na minha formação inicial como docente e também para a escola com a qual trabalhei durante quase três anos. No texto procuro responder a seguinte questão: Que repercussões as atividades do PIBID trouxeram/trazem para a minha formação à docência? O principal objetivo é mostrar os significados das experiências do PIBID para a minha vida profissional docente. A escola parceira em que realizei as práticas pedagógicas do PIBID é de Ensino Fundamental denominada Madre Rosa Gattorno, situada no bairro do Guamá em Belém do Pará. As turmas onde participei das 3º, 4º e 5º anos me mostraram momentos desafiadores imprescindíveis na construção de conceitos que a escola e a universidade juntas integram a formação do futuro profissional. Dos resultados das atividades do PIBID, em termo de aprendizagem para os alunos, destaco o trabalho com alunos que encontravam dificuldades em matemática, e língua portuguesa e aqueles que não acreditavam na escola. O projeto PIBID além de me ajudar a pensar e realizar atividades pedagógicas importantes no sentido de ajudar tais alunos também contribuiu de forma excelente para dentro da escola, pois a cada atividade desenvolvida aprendizados significativos eram notados na escola. Quanto à minha formação inicial foram muitos conhecimentos que obtive e os levo para a minha vida profissional e pessoal. Nessa grande jornada, PIBID-escola-universidade, mostro neste memorial que aprendi a perceber as diferentes dificuldades dos alunos, a conhecer minhas limitações e ir em busca de estudos que me ajudam a planejar o que melhor se adequa para os alunos e a realizar atividades significativas necessárias ao desenvolvimento intelectual dos alunos. |
author_additional |
SILVA, Maria de Fatima Vilhena da |
author_additionalStr |
SILVA, Maria de Fatima Vilhena da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
NASCIMENTO, Jacirene Ferreira do |
title |
O significado das experiências do PIBID em narrativa autobiográfica na formação inicial |
title_short |
O significado das experiências do PIBID em narrativa autobiográfica na formação inicial |
title_full |
O significado das experiências do PIBID em narrativa autobiográfica na formação inicial |
title_fullStr |
O significado das experiências do PIBID em narrativa autobiográfica na formação inicial |
title_full_unstemmed |
O significado das experiências do PIBID em narrativa autobiográfica na formação inicial |
title_sort |
o significado das experiências do pibid em narrativa autobiográfica na formação inicial |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3090 |
_version_ |
1787154984660369408 |
score |
11.753896 |