/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA
As práticas de atividades realizadas dentro/fora da sala de aula, contribuem para a formação de futuros docentes, podendo ajudar a refletir quanto a sua própria prática, na qual essas práticas proporcionam que os futuros professores possam organizar, planejar atividades e compartilhar ideias. Por ta...
Autor principal: | PEREIRA, Tainara Helena de Assis |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3122 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3122 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-31222020-03-11T03:04:26Z O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA PEREIRA, Tainara Helena de Assis SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos http://lattes.cnpq.br/1953451890905577 SANTOS, Viviane Barbosa dos http://lattes.cnpq.br/4173418010691034 https://orcid.org/0000-0001-9294-5391 Clube de ciências Formação de professores Prática docente CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO PERMANENTE CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS As práticas de atividades realizadas dentro/fora da sala de aula, contribuem para a formação de futuros docentes, podendo ajudar a refletir quanto a sua própria prática, na qual essas práticas proporcionam que os futuros professores possam organizar, planejar atividades e compartilhar ideias. Por tanto este trabalho irei narrar minhas experiências docentes acontecidas no Clube de Ciências da UFPA, no ano de 2014, em uma turma do 2º ano, com um grupo de 5 (cinco) professores estagiários do curso de Licenciatura Integrada em educação em Ciências, Matemáticas e Linguagens. Com o objetivo de fazer reflexões dos professores que estiveram atuantes neste ano no Clube de Ciências, quano as suas práticas antecipadas de ensino. A metodologia utilizada em sala de aula foi partir de atividades investigativas em aulas de ciências, utilizando da experimentação, observação, análise e testagens de hipóteses. Como resultados, os professores estagiários puderam refletir a partir de suas próprias ações no exercício da profissão, como estavam atuando em sala de aula. Por fim, os resultados verificados no decorrer da construção deste trabalho, puderam contribuir quanto à importância de refletir sobre a própria capacidade de instrução de conhecimentos. 2020-03-10T22:08:44Z 2020-03-10T22:08:44Z 2017-04-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PEREIRA, Tainara Helena de Assis. O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA. Orientadora: Janes Kened Rodrigues dos Santos. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3122. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3122 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Clube de ciências Formação de professores Prática docente CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO PERMANENTE CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS |
spellingShingle |
Clube de ciências Formação de professores Prática docente CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO PERMANENTE CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS PEREIRA, Tainara Helena de Assis O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA |
topic_facet |
Clube de ciências Formação de professores Prática docente CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO PERMANENTE CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS |
description |
As práticas de atividades realizadas dentro/fora da sala de aula, contribuem para a formação de futuros docentes, podendo ajudar a refletir quanto a sua própria prática, na qual essas práticas proporcionam que os futuros professores possam organizar, planejar atividades e compartilhar ideias. Por tanto este trabalho irei narrar minhas experiências docentes acontecidas no Clube de Ciências da UFPA, no ano de 2014, em uma turma do 2º ano, com um grupo de 5 (cinco) professores estagiários do curso de Licenciatura Integrada em educação em Ciências, Matemáticas e Linguagens. Com o objetivo de fazer reflexões dos professores que estiveram atuantes neste ano no Clube de Ciências, quano as suas práticas antecipadas de ensino. A metodologia utilizada em sala de aula foi partir de atividades investigativas em aulas de ciências, utilizando da experimentação, observação, análise e testagens de hipóteses. Como resultados, os professores estagiários puderam refletir a partir de suas próprias ações no exercício da profissão, como estavam atuando em sala de aula. Por fim, os resultados verificados no decorrer da construção deste trabalho, puderam contribuir quanto à importância de refletir sobre a própria capacidade de instrução de conhecimentos. |
author_additional |
SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos |
author_additionalStr |
SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
PEREIRA, Tainara Helena de Assis |
title |
O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA |
title_short |
O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA |
title_full |
O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA |
title_fullStr |
O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA |
title_full_unstemmed |
O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA |
title_sort |
o fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da ufpa |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3122 |
_version_ |
1787154994713067520 |
score |
11.753896 |