Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA

As práticas de atividades realizadas dentro/fora da sala de aula, contribuem para a formação de futuros docentes, podendo ajudar a refletir quanto a sua própria prática, na qual essas práticas proporcionam que os futuros professores possam organizar, planejar atividades e compartilhar ideias. Por ta...

ver descrição completa

Autor principal: PEREIRA, Tainara Helena de Assis
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3122
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3122
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-31222020-03-11T03:04:26Z O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA PEREIRA, Tainara Helena de Assis SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos http://lattes.cnpq.br/1953451890905577 SANTOS, Viviane Barbosa dos http://lattes.cnpq.br/4173418010691034 https://orcid.org/0000-0001-9294-5391 Clube de ciências Formação de professores Prática docente CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO PERMANENTE CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS As práticas de atividades realizadas dentro/fora da sala de aula, contribuem para a formação de futuros docentes, podendo ajudar a refletir quanto a sua própria prática, na qual essas práticas proporcionam que os futuros professores possam organizar, planejar atividades e compartilhar ideias. Por tanto este trabalho irei narrar minhas experiências docentes acontecidas no Clube de Ciências da UFPA, no ano de 2014, em uma turma do 2º ano, com um grupo de 5 (cinco) professores estagiários do curso de Licenciatura Integrada em educação em Ciências, Matemáticas e Linguagens. Com o objetivo de fazer reflexões dos professores que estiveram atuantes neste ano no Clube de Ciências, quano as suas práticas antecipadas de ensino. A metodologia utilizada em sala de aula foi partir de atividades investigativas em aulas de ciências, utilizando da experimentação, observação, análise e testagens de hipóteses. Como resultados, os professores estagiários puderam refletir a partir de suas próprias ações no exercício da profissão, como estavam atuando em sala de aula. Por fim, os resultados verificados no decorrer da construção deste trabalho, puderam contribuir quanto à importância de refletir sobre a própria capacidade de instrução de conhecimentos. 2020-03-10T22:08:44Z 2020-03-10T22:08:44Z 2017-04-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PEREIRA, Tainara Helena de Assis. O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA. Orientadora: Janes Kened Rodrigues dos Santos. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3122. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3122 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Clube de ciências
Formação de professores
Prática docente
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO PERMANENTE
CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS
spellingShingle Clube de ciências
Formação de professores
Prática docente
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO PERMANENTE
CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS
PEREIRA, Tainara Helena de Assis
O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA
topic_facet Clube de ciências
Formação de professores
Prática docente
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO PERMANENTE
CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS
description As práticas de atividades realizadas dentro/fora da sala de aula, contribuem para a formação de futuros docentes, podendo ajudar a refletir quanto a sua própria prática, na qual essas práticas proporcionam que os futuros professores possam organizar, planejar atividades e compartilhar ideias. Por tanto este trabalho irei narrar minhas experiências docentes acontecidas no Clube de Ciências da UFPA, no ano de 2014, em uma turma do 2º ano, com um grupo de 5 (cinco) professores estagiários do curso de Licenciatura Integrada em educação em Ciências, Matemáticas e Linguagens. Com o objetivo de fazer reflexões dos professores que estiveram atuantes neste ano no Clube de Ciências, quano as suas práticas antecipadas de ensino. A metodologia utilizada em sala de aula foi partir de atividades investigativas em aulas de ciências, utilizando da experimentação, observação, análise e testagens de hipóteses. Como resultados, os professores estagiários puderam refletir a partir de suas próprias ações no exercício da profissão, como estavam atuando em sala de aula. Por fim, os resultados verificados no decorrer da construção deste trabalho, puderam contribuir quanto à importância de refletir sobre a própria capacidade de instrução de conhecimentos.
author_additional SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos
author_additionalStr SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PEREIRA, Tainara Helena de Assis
title O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA
title_short O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA
title_full O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA
title_fullStr O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA
title_full_unstemmed O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA
title_sort o fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da ufpa
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3122
_version_ 1787154994713067520
score 11.753896