/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Google sala de aula no ensino da Química do PCNA/UFPA Campus Universitário de Ananindeua
This paper addresses the problem of dropout and failure in higher education in chemistry courses, a situation confirmed by the result of PISA (2018) for Brazil. In this context, the use of the Google Classroom tool was inserted in the Leveling Learning Program (PCNA) monitoring of the Ananindeua-...
Autor principal: | AMARAL, Joyce Leite do |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3124 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3124 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-31242020-04-02T19:52:40Z Google sala de aula no ensino da Química do PCNA/UFPA Campus Universitário de Ananindeua AMARAL, Joyce Leite do COUTO, Danielle Costa Carrara http://lattes.cnpq.br/4583227212550116 CORUMBÁ, Lorena Gomes http://lattes.cnpq.br/1073532371923082 https://orcid.org/0000-0003-3810-1686 Evasão universitária Ensino de Química Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem – PCNA Ferramentas educacionais Blended learnig Chemistry teaching Google classroom Knowledge leveling inverted classroom CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA This paper addresses the problem of dropout and failure in higher education in chemistry courses, a situation confirmed by the result of PISA (2018) for Brazil. In this context, the use of the Google Classroom tool was inserted in the Leveling Learning Program (PCNA) monitoring of the Ananindeua-PA University Campus, seeking to expand student service through the Blended Learnig learning modality linked to the leveling program. The applied methodology was based on Bloom's Taxonomy for traditional and inverted classroom. Among the results, 90% of respondents favored the insertion of the new online monitoring model, and considered the tool 71.4% quick and easy to use. The analyzes made were favorable regarding the leveling of the students, which contributed to the teaching-learning process of chemistry. O presente trabalho aborda a problemática da evasão e reprovação no ensino superior em cursos de Química, situação confirmada pelo resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) em 2018 para o Brasil. Neste contexto a utilização da ferramenta Google Sala de Aula foi inserida na monitoria do Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA) do Campus Universitário de Ananindeua-PA, buscando ampliar o atendimento ao aluno por meio da modalidade de aprendizagem Blended Learnig (Ensino Híbrido) atrelado ao programa de nivelamento. A metodologia aplicada foi fundamentada segundo a Taxonomia de Bloom para sala de aula tradicional e sala de aula invertida. Entre os resultados, 90% dos entrevistados foram favoráveis a inserção do novo modelo de monitoria online, além de considerarem a ferramenta 71,4% rápida e de fácil uso. As análises feitas se mostraram favoráveis quanto ao nivelamento dos discentes, o que contribuiu no processo de ensino-aprendizagem da Química. 2020-03-11T14:45:06Z 2020-03-11T14:45:06Z 2020-02-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação AMARAL, Joyce Leite do. Google sala de aula no ensino da Química do PCNA/UFPA Campus Universitário de Ananindeua. Orientadora: Danielle Costa Carrara Couto. 2020. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3124. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3124 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Evasão universitária Ensino de Química Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem – PCNA Ferramentas educacionais Blended learnig Chemistry teaching Google classroom Knowledge leveling inverted classroom CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
spellingShingle |
Evasão universitária Ensino de Química Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem – PCNA Ferramentas educacionais Blended learnig Chemistry teaching Google classroom Knowledge leveling inverted classroom CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA AMARAL, Joyce Leite do Google sala de aula no ensino da Química do PCNA/UFPA Campus Universitário de Ananindeua |
topic_facet |
Evasão universitária Ensino de Química Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem – PCNA Ferramentas educacionais Blended learnig Chemistry teaching Google classroom Knowledge leveling inverted classroom CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
This paper addresses the problem of dropout and failure in higher education in chemistry
courses, a situation confirmed by the result of PISA (2018) for Brazil. In this context, the use
of the Google Classroom tool was inserted in the Leveling Learning Program (PCNA)
monitoring of the Ananindeua-PA University Campus, seeking to expand student service
through the Blended Learnig learning modality linked to the leveling program. The applied
methodology was based on Bloom's Taxonomy for traditional and inverted classroom. Among
the results, 90% of respondents favored the insertion of the new online monitoring model, and
considered the tool 71.4% quick and easy to use. The analyzes made were favorable regarding
the leveling of the students, which contributed to the teaching-learning process of chemistry. |
author_additional |
COUTO, Danielle Costa Carrara |
author_additionalStr |
COUTO, Danielle Costa Carrara |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
AMARAL, Joyce Leite do |
title |
Google sala de aula no ensino da Química do PCNA/UFPA Campus Universitário de Ananindeua |
title_short |
Google sala de aula no ensino da Química do PCNA/UFPA Campus Universitário de Ananindeua |
title_full |
Google sala de aula no ensino da Química do PCNA/UFPA Campus Universitário de Ananindeua |
title_fullStr |
Google sala de aula no ensino da Química do PCNA/UFPA Campus Universitário de Ananindeua |
title_full_unstemmed |
Google sala de aula no ensino da Química do PCNA/UFPA Campus Universitário de Ananindeua |
title_sort |
google sala de aula no ensino da química do pcna/ufpa campus universitário de ananindeua |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3124 |
_version_ |
1787154995304464384 |
score |
11.753896 |