Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Google sala de aula no ensino da Química do PCNA/UFPA Campus Universitário de Ananindeua

This paper addresses the problem of dropout and failure in higher education in chemistry courses, a situation confirmed by the result of PISA (2018) for Brazil. In this context, the use of the Google Classroom tool was inserted in the Leveling Learning Program (PCNA) monitoring of the Ananindeua-...

ver descrição completa

Autor principal: AMARAL, Joyce Leite do
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3124
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3124
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-31242020-04-02T19:52:40Z Google sala de aula no ensino da Química do PCNA/UFPA Campus Universitário de Ananindeua AMARAL, Joyce Leite do COUTO, Danielle Costa Carrara http://lattes.cnpq.br/4583227212550116 CORUMBÁ, Lorena Gomes http://lattes.cnpq.br/1073532371923082 https://orcid.org/0000-0003-3810-1686 Evasão universitária Ensino de Química Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem – PCNA Ferramentas educacionais Blended learnig Chemistry teaching Google classroom Knowledge leveling inverted classroom CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA This paper addresses the problem of dropout and failure in higher education in chemistry courses, a situation confirmed by the result of PISA (2018) for Brazil. In this context, the use of the Google Classroom tool was inserted in the Leveling Learning Program (PCNA) monitoring of the Ananindeua-PA University Campus, seeking to expand student service through the Blended Learnig learning modality linked to the leveling program. The applied methodology was based on Bloom's Taxonomy for traditional and inverted classroom. Among the results, 90% of respondents favored the insertion of the new online monitoring model, and considered the tool 71.4% quick and easy to use. The analyzes made were favorable regarding the leveling of the students, which contributed to the teaching-learning process of chemistry. O presente trabalho aborda a problemática da evasão e reprovação no ensino superior em cursos de Química, situação confirmada pelo resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) em 2018 para o Brasil. Neste contexto a utilização da ferramenta Google Sala de Aula foi inserida na monitoria do Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA) do Campus Universitário de Ananindeua-PA, buscando ampliar o atendimento ao aluno por meio da modalidade de aprendizagem Blended Learnig (Ensino Híbrido) atrelado ao programa de nivelamento. A metodologia aplicada foi fundamentada segundo a Taxonomia de Bloom para sala de aula tradicional e sala de aula invertida. Entre os resultados, 90% dos entrevistados foram favoráveis a inserção do novo modelo de monitoria online, além de considerarem a ferramenta 71,4% rápida e de fácil uso. As análises feitas se mostraram favoráveis quanto ao nivelamento dos discentes, o que contribuiu no processo de ensino-aprendizagem da Química. 2020-03-11T14:45:06Z 2020-03-11T14:45:06Z 2020-02-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação AMARAL, Joyce Leite do. Google sala de aula no ensino da Química do PCNA/UFPA Campus Universitário de Ananindeua. Orientadora: Danielle Costa Carrara Couto. 2020. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3124. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3124 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Evasão universitária
Ensino de Química
Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem – PCNA
Ferramentas educacionais
Blended learnig
Chemistry teaching
Google classroom
Knowledge leveling inverted classroom
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle Evasão universitária
Ensino de Química
Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem – PCNA
Ferramentas educacionais
Blended learnig
Chemistry teaching
Google classroom
Knowledge leveling inverted classroom
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
AMARAL, Joyce Leite do
Google sala de aula no ensino da Química do PCNA/UFPA Campus Universitário de Ananindeua
topic_facet Evasão universitária
Ensino de Química
Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem – PCNA
Ferramentas educacionais
Blended learnig
Chemistry teaching
Google classroom
Knowledge leveling inverted classroom
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description This paper addresses the problem of dropout and failure in higher education in chemistry courses, a situation confirmed by the result of PISA (2018) for Brazil. In this context, the use of the Google Classroom tool was inserted in the Leveling Learning Program (PCNA) monitoring of the Ananindeua-PA University Campus, seeking to expand student service through the Blended Learnig learning modality linked to the leveling program. The applied methodology was based on Bloom's Taxonomy for traditional and inverted classroom. Among the results, 90% of respondents favored the insertion of the new online monitoring model, and considered the tool 71.4% quick and easy to use. The analyzes made were favorable regarding the leveling of the students, which contributed to the teaching-learning process of chemistry.
author_additional COUTO, Danielle Costa Carrara
author_additionalStr COUTO, Danielle Costa Carrara
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author AMARAL, Joyce Leite do
title Google sala de aula no ensino da Química do PCNA/UFPA Campus Universitário de Ananindeua
title_short Google sala de aula no ensino da Química do PCNA/UFPA Campus Universitário de Ananindeua
title_full Google sala de aula no ensino da Química do PCNA/UFPA Campus Universitário de Ananindeua
title_fullStr Google sala de aula no ensino da Química do PCNA/UFPA Campus Universitário de Ananindeua
title_full_unstemmed Google sala de aula no ensino da Química do PCNA/UFPA Campus Universitário de Ananindeua
title_sort google sala de aula no ensino da química do pcna/ufpa campus universitário de ananindeua
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3124
_version_ 1787154995304464384
score 11.753896