Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Literatura infantil e matemática: uma revisão bibliográfica

Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica para fundamentar a elaboração de uma proposta de atividade na qual se trabalhe a literatura infantil e a matemática de forma integrada. A iniciativa de pensar em tal proposta adveio da participação de oficinas de vivência teatral e med...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Benedita do Socorro de Jesus
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3133
Resumo:
Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica para fundamentar a elaboração de uma proposta de atividade na qual se trabalhe a literatura infantil e a matemática de forma integrada. A iniciativa de pensar em tal proposta adveio da participação de oficinas de vivência teatral e mediação de leitura proporcionados no âmbito do projeto Núcleo de Práticas e Linguagens Docentes da Universidade Federal do Pará. A proposta é voltado para os anos iniciais, em particular aos alunos do 3˚ ano do Ensino Fundamental, mas pode ser utilizado com alunos da educação de jovens e adultos (EJA) da I e II totalidade. Para tanto, foram selecionados livros e artigos que discutem sobre o uso da literatura infantil com matemática para anos iniciais do Ensino Fundamental, com o intuito de trazer fundamentos para a elaboração de uma proposta para o mencionado público. Ao final, consta a elaboração da proposta a partir da utilização do livro “A revolta dos números”, com encaminhamentos metodológicos.