/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Pará: plano de marketing
Marketing has been applied as an important tool for academic libraries to reach their institutional and social goals. This marketing plan aims to propose the repositioning of the Libraries System (Sistema de Bibliotecas – SIBI) of the Federal University of Para (Universidade Federal do Pará – UFP...
Autor principal: | NASCIMENTO JÚNIOR, Carlos Alberto Souza do |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3142 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3142 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-31422020-04-10T03:04:03Z Sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Pará: plano de marketing NASCIMENTO JÚNIOR, Carlos Alberto Souza do SILVA, Vanilda Goldinho Corrêa da Marketing Bibliotecas Universitárias Reposicionamento Sistema de Bibliotecas da UFPA Universidade Federal do Pará Academic libraries Repositioning CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA Marketing has been applied as an important tool for academic libraries to reach their institutional and social goals. This marketing plan aims to propose the repositioning of the Libraries System (Sistema de Bibliotecas – SIBI) of the Federal University of Para (Universidade Federal do Pará – UFPA), coordinated by the Central Library (Biblioteca Central), which is presented as the biggest library networking system in Brazilian Amazon. As specific objectives, it seeks to analyse the marketing environment, to determine institutional objectives and goals and to define repositioning strategies through SIBI/UFPA’s marketing mix. It is developed using as its methodology focal group interview, brainstorms and systemized informational filtering. Through the analysis of the SIBI’s strengths, weaknesses, opportunities and threats, and so of its targeting, it proposes strategic actions of institutional marketing, endormarketing and promotional marketing, in order to consolidate, in its final, technical and internal public’s mind, as a stimulating working environment, as a technical and technological reference and a bridge between national and international institutions and the local information unities; and as a information networking system available to the whole academic community, acting based on convenience, speed and relevance. O marketing tem se mostrado uma importante ferramenta para que as bibliotecas universitárias atinjam seus objetivos institucionais e sociais. Este plano de marketing objetiva propor o reposicionamento do Sistema de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenado pela Biblioteca Central, o qual se constitui na maior rede de bibliotecas da Amazônia brasileira. Como objetivos específicos, busca analisar o ambiente de marketing, assim como definir objetivos e metas de marketing e definir estratégias de posicionamento por meio do composto de marketing do SIBI/UFPA. Como metodologia, aplica entrevista com grupo focal, brainstorm e filtragem informacional sistematizado Por meio da análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, assim como da segmentação dos mercados atendidos pelo SIBI, propõe ações estratégicas, de marketing institucional, de endomarketing e de promoção, a fim de se consolidar na mente de seus usuários finais, de seu público técnico e dos colaboradores da instituição como um ambiente de trabalho estimulante e propício ao desenvolvimento pessoal e e profissional; como referência técnica e tecnológica e ponte entre as grandes instituições nacionais e internacionais e as unidades de informação locais; e como uma rede de serviços de informação para toda a comunidade acadêmica, cuja atuação tenha como base a praticidade, rapidez e relevância da informação. 2020-04-09T19:59:26Z 2020-04-09T19:59:26Z 2016-04-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização NASCIMENTO JÚNIOR, Carlos Alberto Souza do. Sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Pará: plano de Marketing. Orientadora: Valnilda Goldinho Corrêa da Silva. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em MBA em Marketing) – Universidade da Amazônia, Belém, 2016. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3142. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3142 Acesso Aberto Disponível na Internet via correio eletrônico: bdm@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Marketing Bibliotecas Universitárias Reposicionamento Sistema de Bibliotecas da UFPA Universidade Federal do Pará Academic libraries Repositioning CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA |
spellingShingle |
Marketing Bibliotecas Universitárias Reposicionamento Sistema de Bibliotecas da UFPA Universidade Federal do Pará Academic libraries Repositioning CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA NASCIMENTO JÚNIOR, Carlos Alberto Souza do Sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Pará: plano de marketing |
topic_facet |
Marketing Bibliotecas Universitárias Reposicionamento Sistema de Bibliotecas da UFPA Universidade Federal do Pará Academic libraries Repositioning CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA |
description |
Marketing has been applied as an important tool for academic libraries to reach their
institutional and social goals. This marketing plan aims to propose the repositioning of
the Libraries System (Sistema de Bibliotecas – SIBI) of the Federal University of Para
(Universidade Federal do Pará – UFPA), coordinated by the Central Library (Biblioteca
Central), which is presented as the biggest library networking system in Brazilian
Amazon. As specific objectives, it seeks to analyse the marketing environment, to
determine institutional objectives and goals and to define repositioning strategies
through SIBI/UFPA’s marketing mix. It is developed using as its methodology focal
group interview, brainstorms and systemized informational filtering. Through the
analysis of the SIBI’s strengths, weaknesses, opportunities and threats, and so of its
targeting, it proposes strategic actions of institutional marketing, endormarketing and
promotional marketing, in order to consolidate, in its final, technical and internal
public’s mind, as a stimulating working environment, as a technical and technological
reference and a bridge between national and international institutions and the local
information unities; and as a information networking system available to the whole
academic community, acting based on convenience, speed and relevance. |
author_additional |
SILVA, Vanilda Goldinho Corrêa da |
author_additionalStr |
SILVA, Vanilda Goldinho Corrêa da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização |
author |
NASCIMENTO JÚNIOR, Carlos Alberto Souza do |
title |
Sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Pará: plano de marketing |
title_short |
Sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Pará: plano de marketing |
title_full |
Sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Pará: plano de marketing |
title_fullStr |
Sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Pará: plano de marketing |
title_full_unstemmed |
Sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Pará: plano de marketing |
title_sort |
sistema de bibliotecas da universidade federal do pará: plano de marketing |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3142 |
_version_ |
1787154998421880832 |
score |
11.753735 |