Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Tecnologia assistiva nas publicações do congresso brasileiro de educação especial (2016- 2018) e dos TCC’S UFPA (2011-2016)

Este estudo analisou a questão da tecnologia assistiva voltada à educação inclusiva com base nos TCC’s da UFPA entre os anos de 2011 a 2016, e nos anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial dos anos de 2016 e 2018. O presente trabalho tem uma abordagem qualitativa e através da pesquisa bi...

ver descrição completa

Autor principal: CRUZ, Heytor Victor Nascimento
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3213
Resumo:
Este estudo analisou a questão da tecnologia assistiva voltada à educação inclusiva com base nos TCC’s da UFPA entre os anos de 2011 a 2016, e nos anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial dos anos de 2016 e 2018. O presente trabalho tem uma abordagem qualitativa e através da pesquisa bibliográfica possibilitou fazer um levantamento das publicações existentes sobre o tema de estudo. O objetivo desse estudo foi descrever as tendências temáticas predominantes quanto ao uso da tecnologia assistiva aplicado à educação de estudantes público alvo da educação especial. Com isso, foi feito a elaboração de tabelas para a apresentação e discussão dos levantamentos feitos. Com base nesse estudo, verificou-se que a maior quantidade de tendências estão voltadas ao estudo de deficiências especificas, pois, em muitos trabalhos o objetivo é utilizar os recursos de tecnologia assistiva como meio de inclusão, entretanto, temáticas como estrutura física e formação de professores ainda são barreiras que dificultam a inclusão devido aos seus baixos investimentos. Através desse estudo, foi constatado que a tecnologia assistiva ainda é uma terminologia pouco conhecida, porém, muito importante para a educação especial, e também para a sociedade em geral.