/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Tecnologia assistiva nas publicações do congresso brasileiro de educação especial (2016- 2018) e dos TCC’S UFPA (2011-2016)
Este estudo analisou a questão da tecnologia assistiva voltada à educação inclusiva com base nos TCC’s da UFPA entre os anos de 2011 a 2016, e nos anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial dos anos de 2016 e 2018. O presente trabalho tem uma abordagem qualitativa e através da pesquisa bi...
Autor principal: | CRUZ, Heytor Victor Nascimento |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3213 |
Resumo: |
---|
Este estudo analisou a questão da tecnologia assistiva voltada à educação inclusiva
com base nos TCC’s da UFPA entre os anos de 2011 a 2016, e nos anais do
Congresso Brasileiro de Educação Especial dos anos de 2016 e 2018. O presente
trabalho tem uma abordagem qualitativa e através da pesquisa bibliográfica
possibilitou fazer um levantamento das publicações existentes sobre o tema de
estudo. O objetivo desse estudo foi descrever as tendências temáticas
predominantes quanto ao uso da tecnologia assistiva aplicado à educação de
estudantes público alvo da educação especial. Com isso, foi feito a elaboração de
tabelas para a apresentação e discussão dos levantamentos feitos. Com base nesse
estudo, verificou-se que a maior quantidade de tendências estão voltadas ao estudo
de deficiências especificas, pois, em muitos trabalhos o objetivo é utilizar os
recursos de tecnologia assistiva como meio de inclusão, entretanto, temáticas como
estrutura física e formação de professores ainda são barreiras que dificultam a
inclusão devido aos seus baixos investimentos. Através desse estudo, foi
constatado que a tecnologia assistiva ainda é uma terminologia pouco conhecida,
porém, muito importante para a educação especial, e também para a sociedade em
geral. |