/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
As dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais
His article points to the difficulties of reading and writing acquisition in the early years. The problem in the acquisition of reading and writing in the early years is a challenge to be overcome by teachers, always concerned with working teaching methodologies, which facilitate the level of app...
Autor principal: | SANTOS, Raimunda Natalice Avelar dos |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3231 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3231 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-32312020-11-06T03:04:03Z As dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais SANTOS, Raimunda Natalice Avelar dos CARDOSO, Maura Lúcia Martins http://lattes.cnpq.br/3094224817605412 Leitura e escrita Dificuldades Aquisição Reading and writing Difficulties Acquisition CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM His article points to the difficulties of reading and writing acquisition in the early years. The problem in the acquisition of reading and writing in the early years is a challenge to be overcome by teachers, always concerned with working teaching methodologies, which facilitate the level of appropriation of students. Its general objective is to analyze the factors by which students find difficulties in the process of reading and writing acquisition in the early and specific years describe the factors that contribute to the emergence of difficulties in the process of reading and writing acquisition and identify teaching practices for better contribute to this acquisition process. The research is of a qualitative approach, with bibliographic nature (SEVERINO, 2013), supported by the theoretical contributions of Smolka (1989), Cafieiro (2005), Souza (2013) in the conceptual plane of reading and writing; about the factors that contribute to the difficulties in student acquisition, Brazil (2012), Franchi (2012), Silva (2004) and Salmeron (2013). As a result, the study indicates that there are many factors that cause difficulties in the process of acquisition of reading and writing of students in the early years, but that they are more due to causes of social and family nature. However, this study also showed that there are different teaching practices that will facilitate this process. O presente artigo aponta para as dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais. A problemática na aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais se constitui num desafio a ser vencido pelos docentes, sempre preocupados em trabalhar metodologias de ensino, que facilitem o nível de apropriação dos alunos. Tem por objetivo geral analisar os fatores pelos quais os alunos encontram dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais e específicos descrever os fatores que contribuem para o aparecimento das dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita e identificar práticas docentes para melhor contribuir nesse processo de aquisição. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico (SEVERINO, 2013), sustentada nos aportes teóricos de Smolka (1989), Cafieiro (2005), Souza (2013) no plano conceitual de leitura e escrita; acerca dos fatores que concorrem para as dificuldades na aquisição dos alunos, Brasil (2012), Franchi (2012), Silva (2004) e Salmeron (2013). Como resultado, o estudo sinaliza que são muitos os fatores que causam dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais, mas que estes são mais decorrentes de causas de natureza social e familiar. Contudo, este estudo mostrou ainda que há diferentes práticas docentes que facilitarão esse processo. 2020-11-05T17:27:30Z 2020-11-05T17:27:30Z 2019-07-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SANTOS, Raimunda Natalice Avelar dos. As dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais. Orientadora: Maura Lúcia Martins Cardoso. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3231. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3231 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Leitura e escrita Dificuldades Aquisição Reading and writing Difficulties Acquisition CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Leitura e escrita Dificuldades Aquisição Reading and writing Difficulties Acquisition CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM SANTOS, Raimunda Natalice Avelar dos As dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais |
topic_facet |
Leitura e escrita Dificuldades Aquisição Reading and writing Difficulties Acquisition CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
description |
His article points to the difficulties of reading and writing acquisition in the early years.
The problem in the acquisition of reading and writing in the early years is a challenge to
be overcome by teachers, always concerned with working teaching methodologies,
which facilitate the level of appropriation of students. Its general objective is to analyze
the factors by which students find difficulties in the process of reading and writing
acquisition in the early and specific years describe the factors that contribute to the
emergence of difficulties in the process of reading and writing acquisition and identify
teaching practices for better contribute to this acquisition process. The research is of a
qualitative approach, with bibliographic nature (SEVERINO, 2013), supported by the
theoretical contributions of Smolka (1989), Cafieiro (2005), Souza (2013) in the
conceptual plane of reading and writing; about the factors that contribute to the
difficulties in student acquisition, Brazil (2012), Franchi (2012), Silva (2004) and
Salmeron (2013). As a result, the study indicates that there are many factors that cause
difficulties in the process of acquisition of reading and writing of students in the early
years, but that they are more due to causes of social and family nature. However, this
study also showed that there are different teaching practices that will facilitate this
process. |
author_additional |
CARDOSO, Maura Lúcia Martins |
author_additionalStr |
CARDOSO, Maura Lúcia Martins |
format |
Artigo |
author |
SANTOS, Raimunda Natalice Avelar dos |
title |
As dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais |
title_short |
As dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais |
title_full |
As dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais |
title_fullStr |
As dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
As dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais |
title_sort |
as dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3231 |
_version_ |
1787155011149496320 |
score |
11.753735 |