Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Relação entre o processo de ensino e aprendizagem e a violência no ambiente escolar: um estudo de caso na EMEF Rosália Pinheiro no distrito de Americano/ Santa Izabel-PA

Neste trabalho busca-se apresentar uma discussão acerca da violência no ambiente escolar a partir de uma abordagem teórica com base em autores sociólogos, tais como Abramovay e Rua, Sposito, Priotto e Boneti, Charlot, Blin, etc., que já discutem este tema, o qual revela-se um assunto bastante recorr...

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Autor principal: LIMA, Jéssica Sales de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3238
Resumo:
Neste trabalho busca-se apresentar uma discussão acerca da violência no ambiente escolar a partir de uma abordagem teórica com base em autores sociólogos, tais como Abramovay e Rua, Sposito, Priotto e Boneti, Charlot, Blin, etc., que já discutem este tema, o qual revela-se um assunto bastante recorrente na sociedade atual. Deste modo, tendo em vista que o problema da pesquisa está centrado na questão de como a violência pode interferir no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e no desenvolvimento da prática docente dos profissionais da educação, este trabalho objetivou a realização de análises sobre a interferência da violência na relação professor-aluno com base nas concepções dos sujeitos da pesquisa, buscando compreender o fenômeno da violência a partir dos referenciais teóricos abordados; apontar as diferentes manifestações deste fenômeno diante do contexto escolar; e identificar os tipos de violência mais frequentes nas escolas. Este trabalho contempla uma pesquisa qualitativa, apresentando um estudo de caso a partir das análises dos questionários direcionados aos dois grupos que participaram como sujeitos da pesquisa, sendo estes, professores e equipe gestora. O qual possibilitaram, por meio de suas falas, o reconhecimento do fator violência como real interferência no processo educacional, já que possui uma reação negativa nas relações interpessoais de alunos e professores.