Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Indutores de criação: percepções de jovens sobre as práticas em dança no projeto de extensão educadança e sua contribuição para o campo educacional em Igarapé-Açu/PA

The study aims to present research on adolescents and young people about dance practices and their contribution to the educational field in Igarapé-Açu / PA. It was developed with 18 adolescents and young people, in the age group of 13 and 19 years old, inhabitants of peripheral of the municipality...

ver descrição completa

Autor principal: CRUZ, Clene Lisboa da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3272
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3272
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-32722021-07-17T02:29:55Z Indutores de criação: percepções de jovens sobre as práticas em dança no projeto de extensão educadança e sua contribuição para o campo educacional em Igarapé-Açu/PA CRUZ, Clene Lisboa da ANDRADE, Simei Santos http://lattes.cnpq.br/5187077983046014 Dança na educação Dança - Estudo e ensino Práticas em dança Indutores de criação Dança - Processo criativo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA The study aims to present research on adolescents and young people about dance practices and their contribution to the educational field in Igarapé-Açu / PA. It was developed with 18 adolescents and young people, in the age group of 13 and 19 years old, inhabitants of peripheral of the municipality of Igarapé-Açu, northeast of Para. The recent theoreticalmethodological framework is based on a qualitative approach based on action research, as a research instrument, an evaluation, a questionnaire and a feedback. The teaching evidence shows that a shared dance with a community made possible the construction and renaming of artistic knowledge and productions that emerged within the scope of the EDUCADANÇA project: interconnections in the school context, developed in the year 2017 in the municipality and later incorporated into the artistic work of adolescents young participants. The research was also carried out when it refers to the valorization, to the human being, to the young and the young, to the behavioral, social, educational and political retrovigations that make possible the confrontation of the daily questions of the people in situations of social vulnerability. O estudo que hora apresentamos teve por objetivo investigar as percepções de adolescentes e jovens sobre as práticas em dança e sua contribuição para o campo educacional em IgarapéAçu/PA. Foi desenvolvido com 18 (dezoito) adolescentes e jovens, na faixa etária de 13 e 19 anos de idade, moradores de bairros periféricos do município de Igarapé-Açu, nordeste paraense. O referencial teórico-metodológico desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa baseada na pesquisa-ação, tendo como instrumentos de pesquisa a observação, os pocket’s, o questionário e o feedback. As conclusões do estudo mostram que a dança partilhada com a comunidade possibilitou a construção e ressignificação de saberes e de produções artísticas que emergiram no Projeto EDUCADANÇA: interconexões no contexto escolar, desenvolvido no ano de 2017 no município e posteriormente incorporadas no fazer artístico dos adolescentes e jovens participantes. A investigação também mostrou que quando se respeita e se valoriza o ser humano, sobretudo, adolescentes e jovens, poderá haver mudanças comportamentais, sociais, educacionais e políticas que possibilitam o enfrentamento das questões cotidianas das pessoas em situação de vulnerabilidade social. 2021-01-24T00:29:22Z 2021-01-24T00:29:22Z 2019-01-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação Cruz, Clene Lisboa da. Indutores de criação: percepções de jovens sobre as práticas em dança no projeto de extensão educadança e sua contribuição para o campo educacional em Igarapé-Açu/PA. Orientadora: Simei Santos Andrade. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3272. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3272 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Dança na educação
Dança - Estudo e ensino
Práticas em dança
Indutores de criação
Dança - Processo criativo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
spellingShingle Dança na educação
Dança - Estudo e ensino
Práticas em dança
Indutores de criação
Dança - Processo criativo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
CRUZ, Clene Lisboa da
Indutores de criação: percepções de jovens sobre as práticas em dança no projeto de extensão educadança e sua contribuição para o campo educacional em Igarapé-Açu/PA
topic_facet Dança na educação
Dança - Estudo e ensino
Práticas em dança
Indutores de criação
Dança - Processo criativo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
description The study aims to present research on adolescents and young people about dance practices and their contribution to the educational field in Igarapé-Açu / PA. It was developed with 18 adolescents and young people, in the age group of 13 and 19 years old, inhabitants of peripheral of the municipality of Igarapé-Açu, northeast of Para. The recent theoreticalmethodological framework is based on a qualitative approach based on action research, as a research instrument, an evaluation, a questionnaire and a feedback. The teaching evidence shows that a shared dance with a community made possible the construction and renaming of artistic knowledge and productions that emerged within the scope of the EDUCADANÇA project: interconnections in the school context, developed in the year 2017 in the municipality and later incorporated into the artistic work of adolescents young participants. The research was also carried out when it refers to the valorization, to the human being, to the young and the young, to the behavioral, social, educational and political retrovigations that make possible the confrontation of the daily questions of the people in situations of social vulnerability.
author_additional ANDRADE, Simei Santos
author_additionalStr ANDRADE, Simei Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CRUZ, Clene Lisboa da
title Indutores de criação: percepções de jovens sobre as práticas em dança no projeto de extensão educadança e sua contribuição para o campo educacional em Igarapé-Açu/PA
title_short Indutores de criação: percepções de jovens sobre as práticas em dança no projeto de extensão educadança e sua contribuição para o campo educacional em Igarapé-Açu/PA
title_full Indutores de criação: percepções de jovens sobre as práticas em dança no projeto de extensão educadança e sua contribuição para o campo educacional em Igarapé-Açu/PA
title_fullStr Indutores de criação: percepções de jovens sobre as práticas em dança no projeto de extensão educadança e sua contribuição para o campo educacional em Igarapé-Açu/PA
title_full_unstemmed Indutores de criação: percepções de jovens sobre as práticas em dança no projeto de extensão educadança e sua contribuição para o campo educacional em Igarapé-Açu/PA
title_sort indutores de criação: percepções de jovens sobre as práticas em dança no projeto de extensão educadança e sua contribuição para o campo educacional em igarapé-açu/pa
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3272
_version_ 1787154843086880768
score 11.753896