Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Capoeira sou eu: trajetórias de uma capoeirista e sua formação acadêmica na dança

Capoeira one of the elements of greater representativity of struggle and resistance of our ancestors, inheritance of the African peoples, appears here as fundamental base in the construction of my dance. This research has as a guiding objective to analyze the contribution of capoeira in my training...

ver descrição completa

Autor principal: BAÍA, Carla Suellen Castro
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3279
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3279
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-32792021-07-17T02:31:16Z Capoeira sou eu: trajetórias de uma capoeirista e sua formação acadêmica na dança BAÍA, Carla Suellen Castro OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de http://lattes.cnpq.br/0145317590210668 Dança - Estudo e ensino Linguagem corporal Corpo e movimento Capoeira (Dança) Dance - Study and teaching Body language Body and movement Capoeira (Dance) CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA Capoeira one of the elements of greater representativity of struggle and resistance of our ancestors, inheritance of the African peoples, appears here as fundamental base in the construction of my dance. This research has as a guiding objective to analyze the contribution of capoeira in my training in dance, more specifically in the academic scope of the Degree in Dance. Based on my experiences from the Technical Course in Interpreter - creator in Dance of the UFPA to the Degree in Dance - UFPA, starting from the affirmation that capoeira was a fundamental element for the construction of a body that dances, contributing with its works of rhythm , historical context, vocabulary of movement and philosophy of life. The present research presents a qualitative autobiographical approach, using as main theorists Vianna (2008), Miller (2007), Strazzacappa (2012) and Bolsanello (2011) on the studies of Somatic Education to understand the body related to dance and my experience in capoeira that to acquire during the studies in the graduation in dance, then comes the understanding of the Body in Alertness that comes loaded of memory of its experiences in the capoeira and that when having contact with the dance and its concepts, manages to perceive the potency of its practices as body who dances. From this result came the choreographic study entitled Berimbolar: tapping in the rhythm of capoeira, which brought to the scene all the elements of capoeira, worked on the look of the North American tap dance. Capoeira um dos elementos de maior representatividade de luta e resistência de nossos ancestrais, herança dos povos africanos, surge aqui como base fundamental na construção da minha dança. Esta pesquisa tem como objetivo norteador analisar a contribuição da capoeira na minha formação em dança, mais especificamente no âmbito acadêmico da Licenciatura em Dança. A partir das minhas vivências desde o curso Técnico em Interprete – criador em Dança da UFPA até a Licenciatura em Dança – UFPA, partindo da afirmação de que a capoeira foi elemento fundamental para a construção de um corpo que dança, contribuindo com seus trabalhos de rítmica, contexto histórico, vocabulário de movimento e filosofia de vida. A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de cunho autobiográfico, utilizando como principais teóricos: Vianna (2008), Miller (2007),Strazzacappa (2012) e Bolsanello (2011)sobre os estudos da Educação Somática para compreensão do corpo relacionado a dança e a minha vivência na capoeira que adquiri ao longo dos estudos na graduação em dança. Surge então, o entendimento do Corpo em Prontidão que vem carregado de memória de suas vivências na capoeira e que ao ter contato com a dança e seus conceitos, consegue perceber a potência de suas práticas enquanto corpo que dança. Desse resultado surgiu o estudo coreográfico intitulado Berimbolar: sapateando no ritmo da capoeira, que levou para a cena elementos da capoeira, trabalhados sobre o olhar do sapateado norteamericano. 2021-01-24T00:33:18Z 2021-01-24T00:33:18Z 2018-12-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BAÍA, Carla Suellen Castro. Capoeira sou eu: trajetórias de uma capoeirista e sua formação acadêmica na dança. Orientadora: Maria Ana Azevedo de Oliveira. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3279. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3279 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Dança - Estudo e ensino
Linguagem corporal
Corpo e movimento
Capoeira (Dança)
Dance - Study and teaching
Body language
Body and movement
Capoeira (Dance)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
spellingShingle Dança - Estudo e ensino
Linguagem corporal
Corpo e movimento
Capoeira (Dança)
Dance - Study and teaching
Body language
Body and movement
Capoeira (Dance)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
BAÍA, Carla Suellen Castro
Capoeira sou eu: trajetórias de uma capoeirista e sua formação acadêmica na dança
topic_facet Dança - Estudo e ensino
Linguagem corporal
Corpo e movimento
Capoeira (Dança)
Dance - Study and teaching
Body language
Body and movement
Capoeira (Dance)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
description Capoeira one of the elements of greater representativity of struggle and resistance of our ancestors, inheritance of the African peoples, appears here as fundamental base in the construction of my dance. This research has as a guiding objective to analyze the contribution of capoeira in my training in dance, more specifically in the academic scope of the Degree in Dance. Based on my experiences from the Technical Course in Interpreter - creator in Dance of the UFPA to the Degree in Dance - UFPA, starting from the affirmation that capoeira was a fundamental element for the construction of a body that dances, contributing with its works of rhythm , historical context, vocabulary of movement and philosophy of life. The present research presents a qualitative autobiographical approach, using as main theorists Vianna (2008), Miller (2007), Strazzacappa (2012) and Bolsanello (2011) on the studies of Somatic Education to understand the body related to dance and my experience in capoeira that to acquire during the studies in the graduation in dance, then comes the understanding of the Body in Alertness that comes loaded of memory of its experiences in the capoeira and that when having contact with the dance and its concepts, manages to perceive the potency of its practices as body who dances. From this result came the choreographic study entitled Berimbolar: tapping in the rhythm of capoeira, which brought to the scene all the elements of capoeira, worked on the look of the North American tap dance.
author_additional OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de
author_additionalStr OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author BAÍA, Carla Suellen Castro
title Capoeira sou eu: trajetórias de uma capoeirista e sua formação acadêmica na dança
title_short Capoeira sou eu: trajetórias de uma capoeirista e sua formação acadêmica na dança
title_full Capoeira sou eu: trajetórias de uma capoeirista e sua formação acadêmica na dança
title_fullStr Capoeira sou eu: trajetórias de uma capoeirista e sua formação acadêmica na dança
title_full_unstemmed Capoeira sou eu: trajetórias de uma capoeirista e sua formação acadêmica na dança
title_sort capoeira sou eu: trajetórias de uma capoeirista e sua formação acadêmica na dança
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3279
_version_ 1787154844258140160
score 11.753735