Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A literatura infantojuvenil como instrumento de incentivo à leitura

Este trabalho pretende mostrar, como a literatura pode ser um instrumento de elo desde base na formação de um leitor, com início na educação infantil sendo a partir daí, de forma contínua por toda fase adulta. O que se pode despertar na infância a habilidade para desenvolver um grande leitor, com at...

ver descrição completa

Autor principal: CRUZ, Taísa de Maria Santos da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3315
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3315
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-33152021-09-20T20:27:20Z A literatura infantojuvenil como instrumento de incentivo à leitura CRUZ, Taísa de Maria Santos da CRUZ, Benilton Lobato http://lattes.cnpq.br/8451486836821037 Leitura Literatura Prática docente CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Este trabalho pretende mostrar, como a literatura pode ser um instrumento de elo desde base na formação de um leitor, com início na educação infantil sendo a partir daí, de forma contínua por toda fase adulta. O que se pode despertar na infância a habilidade para desenvolver um grande leitor, com atribuições de teóricos que reforçam a ideia, que elencam vários fatores para construção do leitor pertinente no interesse em buscar mais, pois o interesse na leitura, leva a benefícios que vem a contribuir para o leitor ter uma visão de mundo mais ampla, além de somente decodificar as palavras mais também poder reconhecer a mensagem que lhes é deixada naquela leitura. Por meio da ação é despertado, muitos sentimentos, que podem serem desenvolvido aos poucos em cada fase da vida, começando pela contação de historinhas infantis, começando pela família, dando continuidade na escola/família. A análise de como a literatura infantojuvenil, pode ser vista nos dias atuais, como ela e inserida pelos professores, a prática para incentivar cada aluno, na forma de diferenciar o trabalho de textos literários e não literários, qual a importância de socializar em sala as obras que vem do MEC, como apoio de incentivo a leitura ao aluno, a importância do contato com livro físico para visualização, folheação e interação. As práticas continua dos professores para o empenho e desempenho dos alunos no Colégio São Francisco Xavier para o gosto das obras literárias, os projetos que apoiam a leitura desde base para bons resultados. 2021-04-26T12:55:12Z 2021-04-26T12:55:12Z 2019-12-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CRUZ, Taísa de Maria Santos da. A literatura infantojuvenil como instrumento de incentivo à leitura. Orientador: Benilton Lobato Cruz. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3315. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3315 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Leitura
Literatura
Prática docente
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Leitura
Literatura
Prática docente
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
CRUZ, Taísa de Maria Santos da
A literatura infantojuvenil como instrumento de incentivo à leitura
topic_facet Leitura
Literatura
Prática docente
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Este trabalho pretende mostrar, como a literatura pode ser um instrumento de elo desde base na formação de um leitor, com início na educação infantil sendo a partir daí, de forma contínua por toda fase adulta. O que se pode despertar na infância a habilidade para desenvolver um grande leitor, com atribuições de teóricos que reforçam a ideia, que elencam vários fatores para construção do leitor pertinente no interesse em buscar mais, pois o interesse na leitura, leva a benefícios que vem a contribuir para o leitor ter uma visão de mundo mais ampla, além de somente decodificar as palavras mais também poder reconhecer a mensagem que lhes é deixada naquela leitura. Por meio da ação é despertado, muitos sentimentos, que podem serem desenvolvido aos poucos em cada fase da vida, começando pela contação de historinhas infantis, começando pela família, dando continuidade na escola/família. A análise de como a literatura infantojuvenil, pode ser vista nos dias atuais, como ela e inserida pelos professores, a prática para incentivar cada aluno, na forma de diferenciar o trabalho de textos literários e não literários, qual a importância de socializar em sala as obras que vem do MEC, como apoio de incentivo a leitura ao aluno, a importância do contato com livro físico para visualização, folheação e interação. As práticas continua dos professores para o empenho e desempenho dos alunos no Colégio São Francisco Xavier para o gosto das obras literárias, os projetos que apoiam a leitura desde base para bons resultados.
author_additional CRUZ, Benilton Lobato
author_additionalStr CRUZ, Benilton Lobato
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CRUZ, Taísa de Maria Santos da
title A literatura infantojuvenil como instrumento de incentivo à leitura
title_short A literatura infantojuvenil como instrumento de incentivo à leitura
title_full A literatura infantojuvenil como instrumento de incentivo à leitura
title_fullStr A literatura infantojuvenil como instrumento de incentivo à leitura
title_full_unstemmed A literatura infantojuvenil como instrumento de incentivo à leitura
title_sort literatura infantojuvenil como instrumento de incentivo à leitura
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3315
_version_ 1787154948534829056
score 11.753735