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Artigo
Memes, intertextualidade e argumentação
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a intertextualidade como estratégia argumentativa presente no gênero meme. Para tanto, foram selecionados dois memes, um relacionado a esporte e outro sobre a reforma da previdência, em seguida, estes foram analisados conforme as categorias intertextuais, apr...
Autor principal: | NEGRÃO, Carmelina de Jesus Rodrigues |
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Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-33282022-04-06T15:50:25Z Memes, intertextualidade e argumentação NEGRÃO, Carmelina de Jesus Rodrigues MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de http://lattes.cnpq.br/2908797295424945 Linguística textual Argumentação Intertextualidade CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Esta pesquisa tem como objetivo analisar a intertextualidade como estratégia argumentativa presente no gênero meme. Para tanto, foram selecionados dois memes, um relacionado a esporte e outro sobre a reforma da previdência, em seguida, estes foram analisados conforme as categorias intertextuais, apresentando como o interlocutor procura orientar o modo de ver do auditório, através da argumentatividade contida neste gênero. A pesquisa está inserida na Linguística Textual (LT) e estabelece uma interface com a Análise da Argumentação no Discurso (AAD) de Ruth Amossy (2018). Em adição, foi proposta uma discussão acerca da argumentação e do parâmetro textual de intertextualidade, com escopo teórico de Amossy (2011; 2018), Macedo (2018) e Carvalho (2018). Conclui-se, nessa pesquisa, que há uma dimensão argumentativa vigente nos memes, posto que as estratégias discursivas construídas via seleções intertextuais buscam persuadir o interlocutor, bem como orientar os seus modos de ver, de pensar e de sentir. 2021-05-03T12:27:30Z 2021-05-03T12:27:30Z 2019-12-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo NEGRÃO, Carmelina de Jesus Rodrigues. Memes, intertextualidade e argumentação. Orientadora: Patrícia Sousa Almeida de Macedo. 2019. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3328. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3328 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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Esta pesquisa tem como objetivo analisar a intertextualidade como estratégia argumentativa presente no gênero meme. Para tanto, foram selecionados dois memes, um relacionado a esporte e outro sobre a reforma da previdência, em seguida, estes foram analisados conforme as categorias intertextuais, apresentando como o interlocutor procura orientar o modo de ver do auditório, através da argumentatividade contida neste gênero. A pesquisa está inserida na Linguística Textual (LT) e estabelece uma interface com a Análise da Argumentação no Discurso (AAD) de Ruth Amossy (2018). Em adição, foi proposta uma discussão acerca da argumentação e do parâmetro textual de intertextualidade, com escopo teórico de Amossy (2011; 2018), Macedo (2018) e Carvalho (2018). Conclui-se, nessa pesquisa, que há uma dimensão argumentativa vigente nos memes, posto que as estratégias discursivas construídas via seleções intertextuais buscam persuadir o interlocutor, bem como orientar os seus modos de ver, de pensar e de sentir. |
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