Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Práticas pedagógicas na escola do campo: uma análise numa escola no município de Acará-PA

The research under development presents as its main objective to analyze the pedagogical practices developed in a rural school, aiming to verify in the midst of their various aspirations if these practices reflect the historical and cultural reality of their students, who live in rural areas, in par...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Adrea Natalia Lobo dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3336
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3336
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-33362022-01-06T13:29:42Z Práticas pedagógicas na escola do campo: uma análise numa escola no município de Acará-PA SANTOS, Adrea Natalia Lobo dos NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa http://lattes.cnpq.br/0305006968020175 Educação do campo Práticas pedagógicas Escola Field education Pedagogical practices School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The research under development presents as its main objective to analyze the pedagogical practices developed in a rural school, aiming to verify in the midst of their various aspirations if these practices reflect the historical and cultural reality of their students, who live in rural areas, in particular, seek systematize the knowledge for the final consolidation of this research. The same is true at M.E.F. Prof. Izabel Barral, inserted in a community of agricultural tradition, Community Guarumã located in the municipality of Acará. Behind it takes a reflection on the relationship between the school, the subject of the field and the practices. Whether this relationship takes into account the specificities of country life. The research makes a qualitative analysis carried out in the school that has a demand of students 100% of the field, having as theoretical reference an articulation between the legal bases that structure the policies directed to the field education and the educators who defend a more concept extended field education. A pesquisa apresenta como objeto de estudo as práticas pedagógicas desenvolvidas muna escola do campo, visando verificar em meio aos seus diversos anseios se as mesmas contemplam a realidade dos seus alunos, que vivem nos espaços rurais. O lócus dessa pesquisa é a escola M.E.F. Prof.ª Izabel Barral, inserida numa comunidade de tradição agrícola, a Comunidade Guarumã localizada no município de Acará. O artigo busca trazer a tona uma reflexão a cerca da relação entre a escola, os sujeitos do campo e as práticas pedagógicas efetivadas na escola. Se essa relação leva em consideração as especificidades da vida no campo. A pesquisa faz uma análise qualitativa realizada na escola que tem uma demanda de alunos 100% do campo, tendo como referencial teórico uma articulação entre as bases legais que estruturam as políticas voltadas para a educação do campo e os educadores e educadoras que defendem um conceito mais alargado de educação do campo. 2021-05-04T19:18:56Z 2021-05-04T19:18:56Z 2019-12-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Adrea Natalia Lobo dos. Práticas pedagógicas na escola do campo: uma análise numa escola no município de Acará – PA. Orientador: Afonso Welliton de Sousa Nascimento. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3336. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3336 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação do campo
Práticas pedagógicas
Escola
Field education
Pedagogical practices
School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação do campo
Práticas pedagógicas
Escola
Field education
Pedagogical practices
School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SANTOS, Adrea Natalia Lobo dos
Práticas pedagógicas na escola do campo: uma análise numa escola no município de Acará-PA
topic_facet Educação do campo
Práticas pedagógicas
Escola
Field education
Pedagogical practices
School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The research under development presents as its main objective to analyze the pedagogical practices developed in a rural school, aiming to verify in the midst of their various aspirations if these practices reflect the historical and cultural reality of their students, who live in rural areas, in particular, seek systematize the knowledge for the final consolidation of this research. The same is true at M.E.F. Prof. Izabel Barral, inserted in a community of agricultural tradition, Community Guarumã located in the municipality of Acará. Behind it takes a reflection on the relationship between the school, the subject of the field and the practices. Whether this relationship takes into account the specificities of country life. The research makes a qualitative analysis carried out in the school that has a demand of students 100% of the field, having as theoretical reference an articulation between the legal bases that structure the policies directed to the field education and the educators who defend a more concept extended field education.
author_additional NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa
author_additionalStr NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Adrea Natalia Lobo dos
title Práticas pedagógicas na escola do campo: uma análise numa escola no município de Acará-PA
title_short Práticas pedagógicas na escola do campo: uma análise numa escola no município de Acará-PA
title_full Práticas pedagógicas na escola do campo: uma análise numa escola no município de Acará-PA
title_fullStr Práticas pedagógicas na escola do campo: uma análise numa escola no município de Acará-PA
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas na escola do campo: uma análise numa escola no município de Acará-PA
title_sort práticas pedagógicas na escola do campo: uma análise numa escola no município de acará-pa
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3336
_version_ 1787154991553708032
score 11.753896