Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Avaliação objetiva de pavimentos flexíveis pelo método do ICP/SHRP. Estudo caso, bairro de Batista Campos em Belém-PA

Pavement Management Systems (PMS) are important tools to keep the urban road network in good condition with the minimum use of public resources, but for the PMS to work well it is necessary to evaluate roads surface’s conditions. Therefore, the objective of this research is to survey the condition o...

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Autor principal: SOUSA, Talmo Cunha de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3381
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spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-33812021-07-14T03:03:57Z Avaliação objetiva de pavimentos flexíveis pelo método do ICP/SHRP. Estudo caso, bairro de Batista Campos em Belém-PA Objective assessment of flexible pavements using the PCI / SHRP method. Case study, Batista Campos district in Belém-PA SOUSA, Talmo Cunha de AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo http://lattes.cnpq.br/2898030959868513 Sistema de gerência de pavimentos urbanos Defeitos em pavimentos flexíveis Pavimentos Urbanos Índice da condição do pavimento Avaliação da condição da superfície de rolamento Sinalização horizontal Urban pavement management system Distress in flexible pavements Urban pavements Pavement condition index CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Pavement Management Systems (PMS) are important tools to keep the urban road network in good condition with the minimum use of public resources, but for the PMS to work well it is necessary to evaluate roads surface’s conditions. Therefore, the objective of this research is to survey the condition of the pavement surface in the Batista Campos district. In order to do so, a field survey was carried out based on the SHRP (Strategic Highway Research Program) method and, at the same time, the conditions of horizontal signaling were surveyed. The pavement score was obtained by calculating Pavement Condition Index (PCI), which qualifies the pavement condition from 0 to 100. Among the main results, the average PCI was 86.75 (excellent pavement performance). The district’s arterial roads were better preserved than the collecting and local roads. The most critical stretches had an PCI of 61.67 and the best stretches had an PCI = 100. The most frequent distress were raveling, patching and interference with urban pipes. Most distress detected were classified as low severity and low extension. There was a strong positive linear correlation between the stretch elevations and their respective PCI. Only 48% of the horizontal signs in the district are well preserved, so, the horizontal signs are in worse conservation conditions than the pavements surfaces. Os Sistemas de Gerência de Pavimentos (SGPs) são ferramentas importantes para manter a malha viária urbana em boas condições de rolamento com o mínimo uso de recursos públicos, porém para que o SGP funcione bem é necessário haver a etapa de avaliação da condição da superfície de rolamento. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é fazer o levantamento da condição da superfície do pavimento no bairro de Batista Campos. Para se atingir esse objetivo foi realizado o levantamento de campo baseado no método do SHRP (Strategic Highway Research Program) e paralelamente, por oportunidade, foram levantadas as condições da sinalização horizontal. A nota do pavimento foi obtida por meio do cálculo do ICP (Índice de Condição do Pavimento), que qualifica o estado do pavimento de 0 a 100. Dentre os principais resultados, tem-se que o ICP médio das vias do bairro de Batista Campos foi de 86,75 (excelente desempenho do pavimento). As vias arteriais do bairro estavam mais bem conservadas que as vias coletoras e locais. Os trechos mais críticos apresentaram o ICP de 61,67 e os melhores trechos exibiram ICP = 100. Os defeitos mais frequentes da malha viária analisada foram o desgaste, remendos e interferências com tubulações urbanas. A maioria dos defeitos detectados foi classificada como de baixa severidade e de baixa extensão. Houve uma forte correlação linear positiva entre as cotas dos trechos e seus respectivos ICPs. Apenas 48% das sinalizações horizontais do bairro estão bem conservadas, ou seja, a sinalização horizontal está em piores condições de conservação do que a superfície de rolamento dos trechos. 2021-07-13T15:31:16Z 2021-07-13T15:31:16Z 2021-06-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUSA, Talmo Cunha de. Avaliação objetiva de pavimentos flexíveis pelo método do ICP/SHRP: Estudo de caso, bairro Batista Campos em Belém-PA. Orientador: Marcelo Figueiredo Massulo Aguiar. 2021. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: . Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3381 Acesso Aberto 1 CD-ROM
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