Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Relações no Sertão da Amazônia (1790-1824): um rio e suas gentes no ensino de História

The present work highlights the Fronteira de Turiaçu that demarcated the boundary between the regions of Pará and Maranhão in the final years of the 18th century and the beginning of the 19th century and analyzes from scientific works by authors such as Sueny Diana de Souza, Flávio Gomes, among othe...

ver descrição completa

Autor principal: SOUZA, Elbia Cunha de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3404
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3404
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-34042021-08-04T01:15:41Z Relações no Sertão da Amazônia (1790-1824): um rio e suas gentes no ensino de História SOUZA, Elbia Cunha de SOUZA, Sueny Diana Oliveira de http://lattes.cnpq.br/4689811376987159 Saber acadêmico Saber escolar Fronteira de Turiaçu Ensino de História Recurso didático Academic knowledge School knowledge History teaching Didactic resource CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL The present work highlights the Fronteira de Turiaçu that demarcated the boundary between the regions of Pará and Maranhão in the final years of the 18th century and the beginning of the 19th century and analyzes from scientific works by authors such as Sueny Diana de Souza, Flávio Gomes, among others, aspects of the social relations of the subjects who lived there in order to build a didactic resource to be used in elementary school in final years. Thus, the debate between the relationship between academic knowledge and school knowledge is necessary, since the proposal for the production of a didactic resource for the teaching of history will only be feasible based on the researches built in the academy and adapted to the school space. Thus, through the didactic resource proposed here, there are possibilities to study several concepts of History Teaching, as the aspects selected for this material allow to analyze through this border region the notions of power relations, notions of space, notions of source, subjects historical, social organization, territories and borders. Thus proposing updated knowledge and debated in the academy to arrive at the school, because it is believed in the potential of the themes and concepts of this region for daily exercise of the teacher and student, through the compiled organized in this didactic resource. O presente trabalho destaca a Fronteira de Turiaçu que demarcava o limite entre as regiões do Pará e do Maranhão nos anos finais do século XVIII e início do século XIX e analisa a partir de trabalhos científicos de autores como Sueny Diana de Souza, Flávio Gomes, entre outros, aspectos das relações sociais dos sujeitos que ali habitavam a fim de construir um recurso didático para ser utilizado no Ensino Fundamental anos finais. Dessa forma, o debate entre a relação do saber acadêmico e o saber escolar se faz necessário, pois a proposta para a produção de um recurso didático para o ensino de história só será exequível a partir das pesquisas construídas na academia e adaptadas ao espaço escolar. Assim, por meio do recurso didático aqui proposto, há possibilidades de estudar diversos conceitos do Ensino de História, pois os aspectos selecionados para esse material permitem analisar através dessa região fronteiriça as noções de relações de poder, noções de espaço, noções de fonte, sujeitos históricos, organização social, territórios e fronteiras. Propondo assim conhecimentos atualizados e debatidos na academia chegarem à escola, pois acredita-se no potencial das temáticas e conceitos dessa região para exercício diário do docente e discente, por meio do compilado organizado nesse recurso didático. 2021-08-02T22:25:06Z 2021-08-02T22:25:06Z 2021-03-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUZA, Elbia Cunha de. Relações no Sertão da Amazônia (1790-1824): um rio e suas gentes no ensino de História. Orientadora: Sueny Diana Oliveira de Souza. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3404. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3404 por Acesso Aberto 1 CD-ROM PRODUTO Vídeo https://drive.google.com/file/d/1jIjz_o-EInDLD05rqfsVsi85bFMATASc/view?usp=sharing
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Saber acadêmico
Saber escolar
Fronteira de Turiaçu
Ensino de História
Recurso didático
Academic knowledge
School knowledge
History teaching
Didactic resource
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
spellingShingle Saber acadêmico
Saber escolar
Fronteira de Turiaçu
Ensino de História
Recurso didático
Academic knowledge
School knowledge
History teaching
Didactic resource
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
SOUZA, Elbia Cunha de
Relações no Sertão da Amazônia (1790-1824): um rio e suas gentes no ensino de História
topic_facet Saber acadêmico
Saber escolar
Fronteira de Turiaçu
Ensino de História
Recurso didático
Academic knowledge
School knowledge
History teaching
Didactic resource
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
description The present work highlights the Fronteira de Turiaçu that demarcated the boundary between the regions of Pará and Maranhão in the final years of the 18th century and the beginning of the 19th century and analyzes from scientific works by authors such as Sueny Diana de Souza, Flávio Gomes, among others, aspects of the social relations of the subjects who lived there in order to build a didactic resource to be used in elementary school in final years. Thus, the debate between the relationship between academic knowledge and school knowledge is necessary, since the proposal for the production of a didactic resource for the teaching of history will only be feasible based on the researches built in the academy and adapted to the school space. Thus, through the didactic resource proposed here, there are possibilities to study several concepts of History Teaching, as the aspects selected for this material allow to analyze through this border region the notions of power relations, notions of space, notions of source, subjects historical, social organization, territories and borders. Thus proposing updated knowledge and debated in the academy to arrive at the school, because it is believed in the potential of the themes and concepts of this region for daily exercise of the teacher and student, through the compiled organized in this didactic resource.
author_additional SOUZA, Sueny Diana Oliveira de
author_additionalStr SOUZA, Sueny Diana Oliveira de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUZA, Elbia Cunha de
title Relações no Sertão da Amazônia (1790-1824): um rio e suas gentes no ensino de História
title_short Relações no Sertão da Amazônia (1790-1824): um rio e suas gentes no ensino de História
title_full Relações no Sertão da Amazônia (1790-1824): um rio e suas gentes no ensino de História
title_fullStr Relações no Sertão da Amazônia (1790-1824): um rio e suas gentes no ensino de História
title_full_unstemmed Relações no Sertão da Amazônia (1790-1824): um rio e suas gentes no ensino de História
title_sort relações no sertão da amazônia (1790-1824): um rio e suas gentes no ensino de história
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3404
_version_ 1787155035285618688
score 11.753735