Artigo

Divulgação cientifica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico

Scientific communication is a didactic and accessible strategy to share academic knowledge with to general population and promotes scientific literacy as a tool for social inclusion. At the same time, is a training strategy for students in health science courses. The main aim of this study was...

ver descrição completa

Autor principal: CARVALHO, Josilayne Patricia Ramos
Grau: Artigo
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3425
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3425
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-34252023-09-21T03:05:22Z Divulgação cientifica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico Scientific communication: contributions for professional education in health sciences and population’ science literacy CARVALHO, Josilayne Patricia Ramos TORRES, Natáli Valim Oliver Bento http://lattes.cnpq.br/1927198788019996 https://orcid.org/0000-0003-0978-211X Educação em saúde Neurociências Ensino superior Divulgação científica Formação profissional CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL Scientific communication is a didactic and accessible strategy to share academic knowledge with to general population and promotes scientific literacy as a tool for social inclusion. At the same time, is a training strategy for students in health science courses. The main aim of this study was to investigate the scientific communication’ contributions for professional education in health sciences and population’ science literacy. This is a qualitative study, based on a narrative approach. Banners and experiments were used as motivators for the discussion and Neurosciences’ concept explanations and demystification of neuromyths. People of all ages and social classes who were at the university were welcome to participated. Based on the discursive textual analysis, the categories were analyzed: i) Critical and reflective positioning; ii) motivated personal experiences; iii) reflections on habits and potential changes; iv) collaborative and integrative personal and professional learning. We concluded that scientific communication was effective to clarified neuromyths, improve autonomy and adherence on healthy lifestyle, as well as for the academic and professional education of the students involved. A divulgação científica é uma estratégia didática e acessível para levar o conhecimento científico à população e promover o letramento científico como ferramenta de inclusão social. Ao mesmo tempo, configura-se como estratégia de formação profissional dos estudantes de cursos da área da saúde. O objetivo deste estudo foi investigar que contribuições ações de divulgação científica em Neurociências trazem para a formação acadêmica de estudantes da área da saúde e para o letramento científico da população alvo. O presente é um estudo qualitativo, de abordagem narrativa e apresenta pesquisa e reflexão sobre a própria prática dos autores em ações de divulgação científica e educação em saúde. Foram usados banners e realizados experimentos como motivadores para as discussões de esclarecimentos de conceitos em Neurociências e desmistificação de neuromitos. Participaram pessoas de todas as idades e classes sociais que transitavam pela universidade. Com base na análise textual discursiva analisou-se as categorias: i) Posicionamento crítico e reflexivo; ii) experiências pessoais motivadoras; iii) reflexões sobre hábitos e mudanças potenciais; iv) aprendizado pessoal e profissional colaborativo e integrativo. Conclui-se que, por meio da divulgação científica, houve o esclarecimento neuromitos, auxiliando no desenvolvimento de autonomia para a realização de hábitos de vida saudáveis, e desmistificação de mitos e tabus referentes à ciência, assim como registra-se a contribuição da ação de educação em saúde para a formação acadêmica dos estudantes envolvidos. 2021-08-07T22:36:31Z 2021-08-07T22:36:31Z 2020-11-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo CARVALHO, Josilayne Patricia Ramos. Divulgação cientifica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico. Orientadora: Natáli Valim Oliver Bento-Torres. 2020. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) – Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3425. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3425 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação em saúde
Neurociências
Ensino superior
Divulgação científica
Formação profissional
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
spellingShingle Educação em saúde
Neurociências
Ensino superior
Divulgação científica
Formação profissional
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
CARVALHO, Josilayne Patricia Ramos
Divulgação cientifica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico
topic_facet Educação em saúde
Neurociências
Ensino superior
Divulgação científica
Formação profissional
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
description Scientific communication is a didactic and accessible strategy to share academic knowledge with to general population and promotes scientific literacy as a tool for social inclusion. At the same time, is a training strategy for students in health science courses. The main aim of this study was to investigate the scientific communication’ contributions for professional education in health sciences and population’ science literacy. This is a qualitative study, based on a narrative approach. Banners and experiments were used as motivators for the discussion and Neurosciences’ concept explanations and demystification of neuromyths. People of all ages and social classes who were at the university were welcome to participated. Based on the discursive textual analysis, the categories were analyzed: i) Critical and reflective positioning; ii) motivated personal experiences; iii) reflections on habits and potential changes; iv) collaborative and integrative personal and professional learning. We concluded that scientific communication was effective to clarified neuromyths, improve autonomy and adherence on healthy lifestyle, as well as for the academic and professional education of the students involved.
author_additional TORRES, Natáli Valim Oliver Bento
author_additionalStr TORRES, Natáli Valim Oliver Bento
format Artigo
author CARVALHO, Josilayne Patricia Ramos
title Divulgação cientifica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico
title_short Divulgação cientifica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico
title_full Divulgação cientifica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico
title_fullStr Divulgação cientifica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico
title_full_unstemmed Divulgação cientifica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico
title_sort divulgação cientifica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3425
_version_ 1787238410719592448
score 11.753735