Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O ensino interdisciplinar de Física no Ensino Médio sobre os efeitos da utilização do protetor solar na exposição à radiação ultravioleta através da modelagem matemática

This work aimed to implement a methodological strategy based on interdisciplinarity in the teaching of physics. The classes took place remotely using digital information and communication technologies (TDIC) and mathematical modeling based on the 3 acts of Dan Meyer. The application was carried out...

ver descrição completa

Autor principal: QUEIROZ, Suzely Trindade
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3430
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3430
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-34302022-09-12T11:03:00Z O ensino interdisciplinar de Física no Ensino Médio sobre os efeitos da utilização do protetor solar na exposição à radiação ultravioleta através da modelagem matemática QUEIROZ, Suzely Trindade GONZALEZ, Luciana Pereira http://lattes.cnpq.br/7068477409092609 Ensino de Física Interdisciplinaridade Plataforma digital Teaching Physics Interdisciplinarity Digital platform CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work aimed to implement a methodological strategy based on interdisciplinarity in the teaching of physics. The classes took place remotely using digital information and communication technologies (TDIC) and mathematical modeling based on the 3 acts of Dan Meyer. The application was carried out with 64 third-year high school students in a public school located in the city of Belém-PA. The meetings took place through the google meet platform with the theme: The effects of using sunscreen on exposure to ultraviolet radiation. Data collection was recorded through the participation of students in interactive activities on the Mentimeter platform, and with works made in asynchronous classes, it was also possible to observe such a situation involving students with low vision, in this case it was necessary to make changes in the material used for promote inclusion. This work, therefore, seeks to present a perspective of teaching physics when integrated with other areas of knowledge. Este trabalho teve como objetivo implementar uma estratégia metodológica baseada na interdisciplinaridade no ensino da física. As aulas ocorreram de forma remota utilizando tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e modelagem matemática baseado nos 3 atos de Dan Meyer. A aplicação foi realizada com 64 alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública localizada na cidade de Belém-PA. Os encontros ocorreram através da plataforma google meet com o tema: Os efeitos da utilização do protetor solar na exposição a radiação ultravioleta. A coleta de dados foi registrada através da participação dos estudantes em atividades interativas na plataforma Mentimeter, e com trabalhos confeccionados nas aulas assíncronas, foi possível ainda observar também tal situação envolvendo aluno com baixa visão, para esse caso foi necessário realizar modificações no material utilizado para promover a inclusão. Este trabalho, portanto busca apresentar uma perspectiva do ensino de física quando integrados a outras áreas do conhecimento. 2021-08-17T18:18:56Z 2021-08-17T18:18:56Z 2021-07-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação QUEIROZ, Suzely Trindade. O ensino interdisciplinar de Física no Ensino Médio sobre os efeitos da utilização do protetor solar na exposição à radiação ultravioleta através da modelagem matemática. Orientadora: Luciana Pereira Gonzalez. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3430. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3430 por Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Ensino de Física
Interdisciplinaridade
Plataforma digital
Teaching Physics
Interdisciplinarity
Digital platform
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Ensino de Física
Interdisciplinaridade
Plataforma digital
Teaching Physics
Interdisciplinarity
Digital platform
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
QUEIROZ, Suzely Trindade
O ensino interdisciplinar de Física no Ensino Médio sobre os efeitos da utilização do protetor solar na exposição à radiação ultravioleta através da modelagem matemática
topic_facet Ensino de Física
Interdisciplinaridade
Plataforma digital
Teaching Physics
Interdisciplinarity
Digital platform
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work aimed to implement a methodological strategy based on interdisciplinarity in the teaching of physics. The classes took place remotely using digital information and communication technologies (TDIC) and mathematical modeling based on the 3 acts of Dan Meyer. The application was carried out with 64 third-year high school students in a public school located in the city of Belém-PA. The meetings took place through the google meet platform with the theme: The effects of using sunscreen on exposure to ultraviolet radiation. Data collection was recorded through the participation of students in interactive activities on the Mentimeter platform, and with works made in asynchronous classes, it was also possible to observe such a situation involving students with low vision, in this case it was necessary to make changes in the material used for promote inclusion. This work, therefore, seeks to present a perspective of teaching physics when integrated with other areas of knowledge.
author_additional GONZALEZ, Luciana Pereira
author_additionalStr GONZALEZ, Luciana Pereira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author QUEIROZ, Suzely Trindade
title O ensino interdisciplinar de Física no Ensino Médio sobre os efeitos da utilização do protetor solar na exposição à radiação ultravioleta através da modelagem matemática
title_short O ensino interdisciplinar de Física no Ensino Médio sobre os efeitos da utilização do protetor solar na exposição à radiação ultravioleta através da modelagem matemática
title_full O ensino interdisciplinar de Física no Ensino Médio sobre os efeitos da utilização do protetor solar na exposição à radiação ultravioleta através da modelagem matemática
title_fullStr O ensino interdisciplinar de Física no Ensino Médio sobre os efeitos da utilização do protetor solar na exposição à radiação ultravioleta através da modelagem matemática
title_full_unstemmed O ensino interdisciplinar de Física no Ensino Médio sobre os efeitos da utilização do protetor solar na exposição à radiação ultravioleta através da modelagem matemática
title_sort o ensino interdisciplinar de física no ensino médio sobre os efeitos da utilização do protetor solar na exposição à radiação ultravioleta através da modelagem matemática
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3430
_version_ 1787155039376113664
score 11.753735