Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A utilização de recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio através do software Quip Tabela 4.01

The use of technological resources has been increasing in the school environment in recent years. In the teaching of chemistry, educational software has also been used, in which these resources assist in the teaching work and act as a facilitator in the teaching-learning process of students. Based o...

ver descrição completa

Autor principal: PAIVA, José Francisco Morbach de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3444
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3444
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-34442021-08-21T03:03:52Z A utilização de recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio através do software Quip Tabela 4.01 PAIVA, José Francisco Morbach de SILVA, Marcio Rogério da http://lattes.cnpq.br/1136612613285395 Softwares educacionais Química Ensino Aprendizagem Chemistry Educational software Teaching Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The use of technological resources has been increasing in the school environment in recent years. In the teaching of chemistry, educational software has also been used, in which these resources assist in the teaching work and act as a facilitator in the teaching-learning process of students. Based on this context, the question arises: Can the use of educational software effectively contribute to improving the teaching of chemistry? In this sense, the objective of this work was to analyze the use of the technological resource software Quip Table 4.01 as a facilitating tool in the teaching and learning process of Chemistry at the State High School Melvin Jones in the municipality of Uruará-PA. The research had a qualitative character and was developed in a Chemistry class of the 1st grade of high school, through the application of an educational software called Quip Table 4.01, and the data were collected through observations and pedagogical intervention. The results showed that the Chemistry classes developed from educational software are more efficient than those in which traditional methodologies are used. Thus, it is evident that the use of technological resources in chemistry classes can contribute to improve the teaching and learning process of high school students and the modernization of methodologies contribute to a better result in student learning. O uso de recursos tecnológicos tem sido cada vez maior no ambiente escolar nos últimos anos. No ensino da química também vem sendo utilizados softwares educacionais, em que estes recursos auxiliam no trabalho docente e atuam como facilitador no processo ensino aprendizagem dos alunos. Com base nesse contexto, questiona-se: O emprego de um software educacional pode, efetivamente, contribuir para aprimorar o ensino de química? Neste sentido, o objetivo desse trabalho foi analisar a utilização do recurso tecnológico Software Quip Tabela 4.01 como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem da Química na Escola Estadual de Ensino Médio Melvin Jones no município de Uruará-PA. A pesquisa teve caráter qualitativa e foi desenvolvida em uma turma de Química da 1ª série do ensino médio, através da aplicação de um software educacional denominado Quip Tabela 4.01, sendo que os dados foram coletados através de observações e de intervenção pedagógica. Os resultados evidenciaram que as aulas de Química desenvolvidas a partir de softwares educacionais são mais eficientes do que aquelas nas quais se utilizam as metodologias tradicionais. Dessa forma, fica evidente que a utilização de recursos tecnológicos nas aulas de Química pode contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Médio e a modernização das metodologias contribuem para um melhor resultado no aprendizado dos estudantes. 2021-08-20T20:15:14Z 2021-08-20T20:15:14Z 2020-12-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PAIVA, José Francisco Morbach de. A utilização de recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio através do software Quip Tabela 4.01. Orientador: Marcio Rogério da Silva. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Uruará. 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3444. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3444 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Softwares educacionais
Química
Ensino
Aprendizagem
Chemistry
Educational software
Teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Softwares educacionais
Química
Ensino
Aprendizagem
Chemistry
Educational software
Teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
PAIVA, José Francisco Morbach de
A utilização de recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio através do software Quip Tabela 4.01
topic_facet Softwares educacionais
Química
Ensino
Aprendizagem
Chemistry
Educational software
Teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The use of technological resources has been increasing in the school environment in recent years. In the teaching of chemistry, educational software has also been used, in which these resources assist in the teaching work and act as a facilitator in the teaching-learning process of students. Based on this context, the question arises: Can the use of educational software effectively contribute to improving the teaching of chemistry? In this sense, the objective of this work was to analyze the use of the technological resource software Quip Table 4.01 as a facilitating tool in the teaching and learning process of Chemistry at the State High School Melvin Jones in the municipality of Uruará-PA. The research had a qualitative character and was developed in a Chemistry class of the 1st grade of high school, through the application of an educational software called Quip Table 4.01, and the data were collected through observations and pedagogical intervention. The results showed that the Chemistry classes developed from educational software are more efficient than those in which traditional methodologies are used. Thus, it is evident that the use of technological resources in chemistry classes can contribute to improve the teaching and learning process of high school students and the modernization of methodologies contribute to a better result in student learning.
author_additional SILVA, Marcio Rogério da
author_additionalStr SILVA, Marcio Rogério da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PAIVA, José Francisco Morbach de
title A utilização de recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio através do software Quip Tabela 4.01
title_short A utilização de recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio através do software Quip Tabela 4.01
title_full A utilização de recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio através do software Quip Tabela 4.01
title_fullStr A utilização de recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio através do software Quip Tabela 4.01
title_full_unstemmed A utilização de recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio através do software Quip Tabela 4.01
title_sort utilização de recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de química no ensino médio através do software quip tabela 4.01
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3444
_version_ 1787155041334853632
score 11.674706