/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
As diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas Raimundo Ribeiro Dias e Diogo Martins
O presente trabalho mostra as diferenças de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa de duas turmas do 9º ano, ambas, de escolas públicas (uma no campo e outra na cidade) com rendimento de aprendizagem diferentes. O objetivo do trabalho é compreender os motivos dessas diferenças, analisando o papel...
Autor principal: | VIANA, Camila da Conceição do Espírito Santo |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3459 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3459 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-34592021-08-28T03:03:44Z As diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas Raimundo Ribeiro Dias e Diogo Martins VIANA, Camila da Conceição do Espírito Santo RODRIGUES, Ronaldo Júnior Pantoja http://lattes.cnpq.br/1880708749832573 Práticas pedagógicas Família Rendimento escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho mostra as diferenças de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa de duas turmas do 9º ano, ambas, de escolas públicas (uma no campo e outra na cidade) com rendimento de aprendizagem diferentes. O objetivo do trabalho é compreender os motivos dessas diferenças, analisando o papel da família dentro da escola, as metodologias pedagógicas, entre outros fatores. Os dados da pesquisa foram fornecidos pelas escolas e outros obtidos a partir de algumas experiências que tive nas turmas no decorrer do Estágio Supervisionado. Onde pude comprovar que as famílias têm uma grande importância para rendimento escolar desses jovens, a parceria da escola/família para alcançar os objetivos ao final do ano letivo. Espera-se que a partir dessa experiência vivida se obtenha resultados positivos em relação as famílias, logo, repensem seu papel dentro do contexto educacional, visando reforçar a melhoria do ensino aprendizagem de seus filhos. Que os professores repensem suas práticas metodológicas no âmbito de sala de aula e com isso busquem propostas visando parcerias com as famílias. 2021-08-27T16:59:57Z 2021-08-27T16:59:57Z 2020-09-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação VIANA, Camila da Conceição do Espírito Santo. As diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas Raimundo Ribeiro Dias e Diogo Martins. Orientador: Ronaldo Júnior Pantoja Rodrigues. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Gurupá, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3459. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3459 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Práticas pedagógicas Família Rendimento escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas Família Rendimento escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO VIANA, Camila da Conceição do Espírito Santo As diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas Raimundo Ribeiro Dias e Diogo Martins |
topic_facet |
Práticas pedagógicas Família Rendimento escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho mostra as diferenças de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa de duas turmas do 9º ano, ambas, de escolas públicas (uma no campo e outra na cidade) com rendimento de aprendizagem diferentes. O objetivo do trabalho é compreender os motivos dessas diferenças, analisando o papel da família dentro da escola, as metodologias pedagógicas, entre outros fatores. Os dados da pesquisa foram fornecidos pelas escolas e outros obtidos a partir de algumas experiências que tive nas turmas no decorrer do Estágio Supervisionado. Onde pude comprovar que as famílias têm uma grande importância para rendimento escolar desses jovens, a parceria da escola/família para alcançar os objetivos ao final do ano letivo. Espera-se que a partir dessa experiência vivida se obtenha resultados positivos em relação as famílias, logo, repensem seu papel dentro do contexto educacional, visando reforçar a melhoria do ensino aprendizagem de seus filhos. Que os professores repensem suas práticas metodológicas no âmbito de sala de aula e com isso busquem propostas visando parcerias com as famílias. |
author_additional |
RODRIGUES, Ronaldo Júnior Pantoja |
author_additionalStr |
RODRIGUES, Ronaldo Júnior Pantoja |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
VIANA, Camila da Conceição do Espírito Santo |
title |
As diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas Raimundo Ribeiro Dias e Diogo Martins |
title_short |
As diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas Raimundo Ribeiro Dias e Diogo Martins |
title_full |
As diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas Raimundo Ribeiro Dias e Diogo Martins |
title_fullStr |
As diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas Raimundo Ribeiro Dias e Diogo Martins |
title_full_unstemmed |
As diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas Raimundo Ribeiro Dias e Diogo Martins |
title_sort |
as diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas raimundo ribeiro dias e diogo martins |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3459 |
_version_ |
1787155043256893440 |
score |
11.753735 |