Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

As diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas Raimundo Ribeiro Dias e Diogo Martins

O presente trabalho mostra as diferenças de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa de duas turmas do 9º ano, ambas, de escolas públicas (uma no campo e outra na cidade) com rendimento de aprendizagem diferentes. O objetivo do trabalho é compreender os motivos dessas diferenças, analisando o papel...

ver descrição completa

Autor principal: VIANA, Camila da Conceição do Espírito Santo
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3459
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3459
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-34592021-08-28T03:03:44Z As diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas Raimundo Ribeiro Dias e Diogo Martins VIANA, Camila da Conceição do Espírito Santo RODRIGUES, Ronaldo Júnior Pantoja http://lattes.cnpq.br/1880708749832573 Práticas pedagógicas Família Rendimento escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho mostra as diferenças de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa de duas turmas do 9º ano, ambas, de escolas públicas (uma no campo e outra na cidade) com rendimento de aprendizagem diferentes. O objetivo do trabalho é compreender os motivos dessas diferenças, analisando o papel da família dentro da escola, as metodologias pedagógicas, entre outros fatores. Os dados da pesquisa foram fornecidos pelas escolas e outros obtidos a partir de algumas experiências que tive nas turmas no decorrer do Estágio Supervisionado. Onde pude comprovar que as famílias têm uma grande importância para rendimento escolar desses jovens, a parceria da escola/família para alcançar os objetivos ao final do ano letivo. Espera-se que a partir dessa experiência vivida se obtenha resultados positivos em relação as famílias, logo, repensem seu papel dentro do contexto educacional, visando reforçar a melhoria do ensino aprendizagem de seus filhos. Que os professores repensem suas práticas metodológicas no âmbito de sala de aula e com isso busquem propostas visando parcerias com as famílias. 2021-08-27T16:59:57Z 2021-08-27T16:59:57Z 2020-09-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação VIANA, Camila da Conceição do Espírito Santo. As diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas Raimundo Ribeiro Dias e Diogo Martins. Orientador: Ronaldo Júnior Pantoja Rodrigues. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Gurupá, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3459. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3459 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Práticas pedagógicas
Família
Rendimento escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Práticas pedagógicas
Família
Rendimento escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
VIANA, Camila da Conceição do Espírito Santo
As diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas Raimundo Ribeiro Dias e Diogo Martins
topic_facet Práticas pedagógicas
Família
Rendimento escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho mostra as diferenças de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa de duas turmas do 9º ano, ambas, de escolas públicas (uma no campo e outra na cidade) com rendimento de aprendizagem diferentes. O objetivo do trabalho é compreender os motivos dessas diferenças, analisando o papel da família dentro da escola, as metodologias pedagógicas, entre outros fatores. Os dados da pesquisa foram fornecidos pelas escolas e outros obtidos a partir de algumas experiências que tive nas turmas no decorrer do Estágio Supervisionado. Onde pude comprovar que as famílias têm uma grande importância para rendimento escolar desses jovens, a parceria da escola/família para alcançar os objetivos ao final do ano letivo. Espera-se que a partir dessa experiência vivida se obtenha resultados positivos em relação as famílias, logo, repensem seu papel dentro do contexto educacional, visando reforçar a melhoria do ensino aprendizagem de seus filhos. Que os professores repensem suas práticas metodológicas no âmbito de sala de aula e com isso busquem propostas visando parcerias com as famílias.
author_additional RODRIGUES, Ronaldo Júnior Pantoja
author_additionalStr RODRIGUES, Ronaldo Júnior Pantoja
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author VIANA, Camila da Conceição do Espírito Santo
title As diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas Raimundo Ribeiro Dias e Diogo Martins
title_short As diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas Raimundo Ribeiro Dias e Diogo Martins
title_full As diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas Raimundo Ribeiro Dias e Diogo Martins
title_fullStr As diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas Raimundo Ribeiro Dias e Diogo Martins
title_full_unstemmed As diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas Raimundo Ribeiro Dias e Diogo Martins
title_sort as diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas raimundo ribeiro dias e diogo martins
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3459
_version_ 1787155043256893440
score 11.753735