Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Relação família e escola: a importância da participação da família na vida escolar do aluno

This work is the result of a research entitled "Family and School Relationship: The importance of family participation in the student's school life", taking into account the family / school relationship within the municipality of Anapu - Pará, aiming to demonstrate that family / school relationship...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Edilma Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3478
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3478
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-34782021-09-09T03:03:51Z Relação família e escola: a importância da participação da família na vida escolar do aluno SANTOS, Edilma Silva SANTOS, Davis Castro dos http://lattes.cnpq.br/7784257182257171 https://orcid.org/0000-0003-0375-6949 Família Escola Ensino e aprendizagem Family School Teaching and learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work is the result of a research entitled "Family and School Relationship: The importance of family participation in the student's school life", taking into account the family / school relationship within the municipality of Anapu - Pará, aiming to demonstrate that family / school relationship has been presented. In order to do so, field research was carried out in 06 elementary schools at the county seat in order to gather information that could lead us to the conclusions presented at the end. It should be emphasized that this study had as subjects the pedagogical coordinators, teachers and parents of students. The data were collected through questionnaires followed by interviews, analyzed in the light of theorists who deal with the subject. After tabulation of the data collected, they were presented in tables for a better understanding. Thus this research assumes a quantitative approach to descriptive objects subsidized by bibliographic research. In this way, it was verified that family and school are the two main institutions in the construction and formation of the subjects, being, therefore, the partnership between them necessary to the process of teaching and learning of the student. Research has also shown that there is no family / school exchange, in addition to parent-teacher conferences. It was verified that the work has been the main obstacle to the process of family participation in the school space, it was also possible to perceive that there are no school programs that encourage this partnership. Este trabalho é resultado de uma pesquisa intitulada “Relação Família e Escola: A importância da participação da família na vida escolar do aluno”, levando-se em consideração a relação família/escola no âmbito do município de Anapu – Pará, objetivando demonstrar de que forma essa relação família/escola vem se apresentando. Para tanto, foi realizada pesquisa de campo em 06 escolas do ensino fundamental da sede do município no intuito de levantar informações que pudessem nos levar as conclusões ao final apresentadas. Ressalta-se, que este estudo teve como sujeitos os coordenadores pedagógicos, professores e pais de alunos. Os dados foram coletados através de questionários seguidos de entrevistas, analisados a luz de teóricos que tratam a temática abordada. Após a tabulação dos dados coletados, os mesmos foram expostos em tabelas para uma melhor compreensão. Assim esta pesquisa assume uma abordagem quantitativa de objetos descritivo subsidiada pela pesquisa bibliográfica. Deste modo, constatou-se que família e escola são as duas principais instituições na construção e formação dos sujeitos, sendo, portanto, a parceria entre elas necessária ao processo de ensino e aprendizagem do aluno. A investigação ainda mostrou que não há um intercâmbio entre família/escola, além das reuniões de pais e mestres. Ficou constatado que o trabalho tem sido o maior empecilho ao processo de participação da família no espaço escolar, também foi possível perceber que não há por parte da escola programações que incitem essa parceria. 2021-09-08T19:32:56Z 2021-09-08T19:32:56Z 2019-07-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Edilma Silva. Relação família e escola: a importância da participação da família na vida escolar do aluno. Orientador: Davis Castro dos Santos. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Anapu, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3478. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3478 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Família
Escola
Ensino e aprendizagem
Family
School
Teaching and learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Família
Escola
Ensino e aprendizagem
Family
School
Teaching and learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SANTOS, Edilma Silva
Relação família e escola: a importância da participação da família na vida escolar do aluno
topic_facet Família
Escola
Ensino e aprendizagem
Family
School
Teaching and learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work is the result of a research entitled "Family and School Relationship: The importance of family participation in the student's school life", taking into account the family / school relationship within the municipality of Anapu - Pará, aiming to demonstrate that family / school relationship has been presented. In order to do so, field research was carried out in 06 elementary schools at the county seat in order to gather information that could lead us to the conclusions presented at the end. It should be emphasized that this study had as subjects the pedagogical coordinators, teachers and parents of students. The data were collected through questionnaires followed by interviews, analyzed in the light of theorists who deal with the subject. After tabulation of the data collected, they were presented in tables for a better understanding. Thus this research assumes a quantitative approach to descriptive objects subsidized by bibliographic research. In this way, it was verified that family and school are the two main institutions in the construction and formation of the subjects, being, therefore, the partnership between them necessary to the process of teaching and learning of the student. Research has also shown that there is no family / school exchange, in addition to parent-teacher conferences. It was verified that the work has been the main obstacle to the process of family participation in the school space, it was also possible to perceive that there are no school programs that encourage this partnership.
author_additional SANTOS, Davis Castro dos
author_additionalStr SANTOS, Davis Castro dos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Edilma Silva
title Relação família e escola: a importância da participação da família na vida escolar do aluno
title_short Relação família e escola: a importância da participação da família na vida escolar do aluno
title_full Relação família e escola: a importância da participação da família na vida escolar do aluno
title_fullStr Relação família e escola: a importância da participação da família na vida escolar do aluno
title_full_unstemmed Relação família e escola: a importância da participação da família na vida escolar do aluno
title_sort relação família e escola: a importância da participação da família na vida escolar do aluno
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3478
_version_ 1787155048067760128
score 11.753735