Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo

Este trabalho buscou compreender e refletir sobre as dificuldades enfrentadas por professores iniciantes nas salas multisseriadas das escolas do campo, em especial a EMEF Primavera. O objetivo principal é mostrar que a relação entre as experiências docentes, a trajetória escolar, a formação acadêmic...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Josiana Federicci
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3501
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3501
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35012021-09-17T03:03:35Z Salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo SANTOS, Josiana Federicci CORDEIRO, Leonardo Zenha http://lattes.cnpq.br/2632651097546086 https://orcid.org/0000-0003-2474-8112 Dificuldades Salas multisseriadas Escolas do campo Formação docente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Este trabalho buscou compreender e refletir sobre as dificuldades enfrentadas por professores iniciantes nas salas multisseriadas das escolas do campo, em especial a EMEF Primavera. O objetivo principal é mostrar que a relação entre as experiências docentes, a trajetória escolar, a formação acadêmica e o exercício da profissão, traz elementos significativos que possibilitam o aprendizado recíproco entre professor e aluno, dentro e fora da sala de aula. Para tanto, foram realizadas entrevistas com questionários semiestruturados aplicados para duas professoras iniciantes atuantes no 1º ciclo do Ensino Fundamental. A pesquisa utilizada é de caráter qualitativa, baseando-se num estudo bibliográfico de autores principais como Hage(2005), Arroyo(2007), Caldart(2009). Como resultados a investigação aponta que há dificuldades no ensino multisseriado, decorrentes a falta de infraestrutura escolar, materiais pedagógicos, acompanhamentos de órgãos responsáveis e formação adequada para os profissionais atuantes em escolas do campo. Assim sendo, os resultados sugerem a busca por um currículo inovador e diversificado em contrapartida a solucionar esses requisitos de ensino, visando a transformação nas classes multisseriadas. 2021-09-16T14:32:35Z 2021-09-16T14:32:35Z 2019-06-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Josiana Federicci. Salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo. Orientador: Leonardo Zenha Cordeiro. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Brasil Novo, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3501. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3501 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Dificuldades
Salas multisseriadas
Escolas do campo
Formação docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
spellingShingle Dificuldades
Salas multisseriadas
Escolas do campo
Formação docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
SANTOS, Josiana Federicci
Salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo
topic_facet Dificuldades
Salas multisseriadas
Escolas do campo
Formação docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description Este trabalho buscou compreender e refletir sobre as dificuldades enfrentadas por professores iniciantes nas salas multisseriadas das escolas do campo, em especial a EMEF Primavera. O objetivo principal é mostrar que a relação entre as experiências docentes, a trajetória escolar, a formação acadêmica e o exercício da profissão, traz elementos significativos que possibilitam o aprendizado recíproco entre professor e aluno, dentro e fora da sala de aula. Para tanto, foram realizadas entrevistas com questionários semiestruturados aplicados para duas professoras iniciantes atuantes no 1º ciclo do Ensino Fundamental. A pesquisa utilizada é de caráter qualitativa, baseando-se num estudo bibliográfico de autores principais como Hage(2005), Arroyo(2007), Caldart(2009). Como resultados a investigação aponta que há dificuldades no ensino multisseriado, decorrentes a falta de infraestrutura escolar, materiais pedagógicos, acompanhamentos de órgãos responsáveis e formação adequada para os profissionais atuantes em escolas do campo. Assim sendo, os resultados sugerem a busca por um currículo inovador e diversificado em contrapartida a solucionar esses requisitos de ensino, visando a transformação nas classes multisseriadas.
author_additional CORDEIRO, Leonardo Zenha
author_additionalStr CORDEIRO, Leonardo Zenha
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Josiana Federicci
title Salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo
title_short Salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo
title_full Salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo
title_fullStr Salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo
title_full_unstemmed Salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo
title_sort salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3501
_version_ 1787155051810127872
score 11.755432