/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo
Este trabalho buscou compreender e refletir sobre as dificuldades enfrentadas por professores iniciantes nas salas multisseriadas das escolas do campo, em especial a EMEF Primavera. O objetivo principal é mostrar que a relação entre as experiências docentes, a trajetória escolar, a formação acadêmic...
Autor principal: | SANTOS, Josiana Federicci |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3501 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3501 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35012021-09-17T03:03:35Z Salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo SANTOS, Josiana Federicci CORDEIRO, Leonardo Zenha http://lattes.cnpq.br/2632651097546086 https://orcid.org/0000-0003-2474-8112 Dificuldades Salas multisseriadas Escolas do campo Formação docente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Este trabalho buscou compreender e refletir sobre as dificuldades enfrentadas por professores iniciantes nas salas multisseriadas das escolas do campo, em especial a EMEF Primavera. O objetivo principal é mostrar que a relação entre as experiências docentes, a trajetória escolar, a formação acadêmica e o exercício da profissão, traz elementos significativos que possibilitam o aprendizado recíproco entre professor e aluno, dentro e fora da sala de aula. Para tanto, foram realizadas entrevistas com questionários semiestruturados aplicados para duas professoras iniciantes atuantes no 1º ciclo do Ensino Fundamental. A pesquisa utilizada é de caráter qualitativa, baseando-se num estudo bibliográfico de autores principais como Hage(2005), Arroyo(2007), Caldart(2009). Como resultados a investigação aponta que há dificuldades no ensino multisseriado, decorrentes a falta de infraestrutura escolar, materiais pedagógicos, acompanhamentos de órgãos responsáveis e formação adequada para os profissionais atuantes em escolas do campo. Assim sendo, os resultados sugerem a busca por um currículo inovador e diversificado em contrapartida a solucionar esses requisitos de ensino, visando a transformação nas classes multisseriadas. 2021-09-16T14:32:35Z 2021-09-16T14:32:35Z 2019-06-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Josiana Federicci. Salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo. Orientador: Leonardo Zenha Cordeiro. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Brasil Novo, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3501. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3501 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Dificuldades Salas multisseriadas Escolas do campo Formação docente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
spellingShingle |
Dificuldades Salas multisseriadas Escolas do campo Formação docente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL SANTOS, Josiana Federicci Salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo |
topic_facet |
Dificuldades Salas multisseriadas Escolas do campo Formação docente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
description |
Este trabalho buscou compreender e refletir sobre as dificuldades enfrentadas por professores iniciantes nas salas multisseriadas das escolas do campo, em especial a EMEF Primavera. O objetivo principal é mostrar que a relação entre as experiências docentes, a trajetória escolar, a formação acadêmica e o exercício da profissão, traz elementos significativos que possibilitam o aprendizado recíproco entre professor e aluno, dentro e fora da sala de aula. Para tanto, foram realizadas entrevistas com questionários semiestruturados aplicados para duas professoras iniciantes atuantes no 1º ciclo do Ensino Fundamental. A pesquisa utilizada é de caráter qualitativa, baseando-se num estudo bibliográfico de autores principais como Hage(2005), Arroyo(2007), Caldart(2009). Como resultados a investigação aponta que há dificuldades no ensino multisseriado, decorrentes a falta de infraestrutura escolar, materiais pedagógicos, acompanhamentos de órgãos responsáveis e formação adequada para os profissionais atuantes em escolas do campo. Assim sendo, os resultados sugerem a busca por um currículo inovador e diversificado em contrapartida a solucionar esses requisitos de ensino, visando a transformação nas classes multisseriadas. |
author_additional |
CORDEIRO, Leonardo Zenha |
author_additionalStr |
CORDEIRO, Leonardo Zenha |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SANTOS, Josiana Federicci |
title |
Salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo |
title_short |
Salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo |
title_full |
Salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo |
title_fullStr |
Salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo |
title_full_unstemmed |
Salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo |
title_sort |
salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3501 |
_version_ |
1787155051810127872 |
score |
11.755432 |