Dissertação

A prática pedagógica em turmas multisseriadas de uma escola municipal ribeirinha em Humaitá – Amazonas

Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), na linha de pesquisa Ensino das Ciências e Humanas, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A pesquisa apresenta as seguintes inquietações: A partir de quais subsídios legais os...

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Autor principal: Ferreira, Camila Jheovana Almeida
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5380993935173056, https://orcid.org/0009-0006-4383-2108
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10883
Resumo:
Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), na linha de pesquisa Ensino das Ciências e Humanas, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A pesquisa apresenta as seguintes inquietações: A partir de quais subsídios legais os(as) professores(as) se apoiam para atuar nas classes multisseriadas? Qual metodologia é utilizada pelos(as) educadores(as)? Como essa prática é vivenciada no dia a dia? Diante disso, este estudo buscou analisar a prática pedagógica de uma educadora do campo em duas turmas multisseriadas de contexto ribeirinho, em uma escola das águas do Amazonas. Esta pesquisa respaldou-se na busca por identificar os documentos legais que amparam o ensino multisseriado na escola do campo, investigar como se dá a prática pedagógica exercida pela educadora em contexto multisseriado ribeirinho e entender de que maneira ela exerce sua prática. O estudo tem como embasamento teórico autores(as) que tratam da Educação do Campo, da prática pedagógica, do currículo e do multisseriado: Franco (2018), Ghedin (2012), Hage (2005, 2010, 2011), Locks, Almeida e Pacheco (2013), Pianovski e Oliveira (2017), Santos e Moura (2021), Souza (2016), entre outros; além de documentos, regimentos e decretos que respaldam as classes multisseriadas no âmbito da educação dos povos do campo. Para a realização do estudo, escolheu-se a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, por meio de análise documental, observação, questionário e entrevistas semiestruturadas. Para o tratamento dos dados, adotou-se a análise de conteúdo de Bardin (2020). A pesquisa apresenta relevância, pois aborda um tema pouco estudado no município de Humaitá, além de contribuir, por meio da divulgação científica, para a melhoria da prática pedagógica dos educadores e das educadoras de classes multisseriadas no município. Identificaram-se vários fatores que comprometem a prática pedagógica: escola com infraestrutura precária, falta de materiais didáticos e pedagógicos, ausência de acompanhamento pedagógico frequente e sobrecarga de trabalho. Mesmo diante da precariedade nas condições de trabalho, foram observados o esforço e a dedicação da professora em seu fazer docente, com a prática da interdisciplinaridade ao ensinar os conteúdos, em busca de contemplar todas as crianças/todos(as) os(as) alunos(as) das classes multisseriadas. Seu planejamento é baseado na Proposta Curricular Pedagógica Multisseriada da Rede Municipal de Ensino de Humaitá–Amazonas, criada pela Secretaria Municipal de Educação, mesmo sem ter recebido orientação sobre como utilizá-la. Assim, sem experiência prévia com essa organização de ensino, foi por intermédio do exercício da sua função que a professora criou sua forma de trabalhar e envolver conteúdos com as questões culturais e locais dos sujeitos do campo.