/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
História da educação do campo na comunidade Bela Vista
Este artigo apresenta a história e como as famílias se expressam em relação a qualidade do ensino na comunidade Bela Vista na escola Belarmina Soares. Para isso objetivei com esse trabalho de pesquisa compreender as visões que as famílias da comunidade expressam sobre a qualidade da educação do camp...
Autor principal: | RAMALHO, Karina Cordeiro |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3502 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3502 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35022021-09-17T03:03:36Z História da educação do campo na comunidade Bela Vista RAMALHO, Karina Cordeiro DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira http://lattes.cnpq.br/1442471964502111 História da comunidade Qualidade de ensino Educação do campo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Este artigo apresenta a história e como as famílias se expressam em relação a qualidade do ensino na comunidade Bela Vista na escola Belarmina Soares. Para isso objetivei com esse trabalho de pesquisa compreender as visões que as famílias da comunidade expressam sobre a qualidade da educação do campo ao longo do tempo. A metodologia usada foi uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, os dados foram obtidos em uma escola pública estadual e com pessoas da comunidade. Foram entrevistados professores, uma diretora, alguns pais e alunos sobre a história e suas expectativas em relação a escola e os desafios que o mundo modernizado impõe, para a escola. Apenas ensinar com competência, já não basta, os dados apontam, que a escola da atualidade, além de ensinar, precisa se preocupar com a cidadania dos alunos formando mentes que possam atuar e se posicionar frente às questões da sociedade, para isso deve-se entender o cotidiano, teorizar as práticas, rever os currículos e metodologias na busca de uma educação que liberta os sujeitos e os coloque em condições de atores sociais em seus e nossos contextos de pertencimento, em nossas comunidades. História da comunidade. Qualidade de ensino. 2021-09-16T14:48:10Z 2021-09-16T14:48:10Z 2019-06-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RAMALHO, Karina Cordeiro. História da educação do campo na comunidade Bela Vista. Orientadora: Fabíola Aparecida Ferreira Damacena. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Placas, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3502. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3502 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
História da comunidade Qualidade de ensino Educação do campo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
spellingShingle |
História da comunidade Qualidade de ensino Educação do campo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL RAMALHO, Karina Cordeiro História da educação do campo na comunidade Bela Vista |
topic_facet |
História da comunidade Qualidade de ensino Educação do campo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
description |
Este artigo apresenta a história e como as famílias se expressam em relação a qualidade do ensino na comunidade Bela Vista na escola Belarmina Soares. Para isso objetivei com esse trabalho de pesquisa compreender as visões que as famílias da comunidade expressam sobre a qualidade da educação do campo ao longo do tempo. A metodologia usada foi uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, os dados foram obtidos em uma escola pública estadual e com pessoas da comunidade. Foram entrevistados professores, uma diretora, alguns pais e alunos sobre a história e suas expectativas em relação a escola e os desafios que o mundo modernizado impõe, para a escola. Apenas ensinar com competência, já não basta, os dados apontam, que a escola da atualidade, além de ensinar, precisa se preocupar com a cidadania dos alunos formando mentes que possam atuar e se posicionar frente às questões da sociedade, para isso deve-se entender o cotidiano, teorizar as práticas, rever os currículos e metodologias na busca de uma educação que liberta os sujeitos e os coloque em condições de atores sociais em seus e nossos contextos de pertencimento, em nossas comunidades. História da comunidade. Qualidade de ensino. |
author_additional |
DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira |
author_additionalStr |
DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
RAMALHO, Karina Cordeiro |
title |
História da educação do campo na comunidade Bela Vista |
title_short |
História da educação do campo na comunidade Bela Vista |
title_full |
História da educação do campo na comunidade Bela Vista |
title_fullStr |
História da educação do campo na comunidade Bela Vista |
title_full_unstemmed |
História da educação do campo na comunidade Bela Vista |
title_sort |
história da educação do campo na comunidade bela vista |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3502 |
_version_ |
1787155052103729152 |
score |
11.753896 |