Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

História da educação do campo na comunidade Bela Vista

Este artigo apresenta a história e como as famílias se expressam em relação a qualidade do ensino na comunidade Bela Vista na escola Belarmina Soares. Para isso objetivei com esse trabalho de pesquisa compreender as visões que as famílias da comunidade expressam sobre a qualidade da educação do camp...

ver descrição completa

Autor principal: RAMALHO, Karina Cordeiro
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3502
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3502
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35022021-09-17T03:03:36Z História da educação do campo na comunidade Bela Vista RAMALHO, Karina Cordeiro DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira http://lattes.cnpq.br/1442471964502111 História da comunidade Qualidade de ensino Educação do campo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Este artigo apresenta a história e como as famílias se expressam em relação a qualidade do ensino na comunidade Bela Vista na escola Belarmina Soares. Para isso objetivei com esse trabalho de pesquisa compreender as visões que as famílias da comunidade expressam sobre a qualidade da educação do campo ao longo do tempo. A metodologia usada foi uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, os dados foram obtidos em uma escola pública estadual e com pessoas da comunidade. Foram entrevistados professores, uma diretora, alguns pais e alunos sobre a história e suas expectativas em relação a escola e os desafios que o mundo modernizado impõe, para a escola. Apenas ensinar com competência, já não basta, os dados apontam, que a escola da atualidade, além de ensinar, precisa se preocupar com a cidadania dos alunos formando mentes que possam atuar e se posicionar frente às questões da sociedade, para isso deve-se entender o cotidiano, teorizar as práticas, rever os currículos e metodologias na busca de uma educação que liberta os sujeitos e os coloque em condições de atores sociais em seus e nossos contextos de pertencimento, em nossas comunidades. História da comunidade. Qualidade de ensino. 2021-09-16T14:48:10Z 2021-09-16T14:48:10Z 2019-06-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RAMALHO, Karina Cordeiro. História da educação do campo na comunidade Bela Vista. Orientadora: Fabíola Aparecida Ferreira Damacena. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Placas, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3502. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3502 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic História da comunidade
Qualidade de ensino
Educação do campo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
spellingShingle História da comunidade
Qualidade de ensino
Educação do campo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
RAMALHO, Karina Cordeiro
História da educação do campo na comunidade Bela Vista
topic_facet História da comunidade
Qualidade de ensino
Educação do campo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description Este artigo apresenta a história e como as famílias se expressam em relação a qualidade do ensino na comunidade Bela Vista na escola Belarmina Soares. Para isso objetivei com esse trabalho de pesquisa compreender as visões que as famílias da comunidade expressam sobre a qualidade da educação do campo ao longo do tempo. A metodologia usada foi uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, os dados foram obtidos em uma escola pública estadual e com pessoas da comunidade. Foram entrevistados professores, uma diretora, alguns pais e alunos sobre a história e suas expectativas em relação a escola e os desafios que o mundo modernizado impõe, para a escola. Apenas ensinar com competência, já não basta, os dados apontam, que a escola da atualidade, além de ensinar, precisa se preocupar com a cidadania dos alunos formando mentes que possam atuar e se posicionar frente às questões da sociedade, para isso deve-se entender o cotidiano, teorizar as práticas, rever os currículos e metodologias na busca de uma educação que liberta os sujeitos e os coloque em condições de atores sociais em seus e nossos contextos de pertencimento, em nossas comunidades. História da comunidade. Qualidade de ensino.
author_additional DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira
author_additionalStr DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author RAMALHO, Karina Cordeiro
title História da educação do campo na comunidade Bela Vista
title_short História da educação do campo na comunidade Bela Vista
title_full História da educação do campo na comunidade Bela Vista
title_fullStr História da educação do campo na comunidade Bela Vista
title_full_unstemmed História da educação do campo na comunidade Bela Vista
title_sort história da educação do campo na comunidade bela vista
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3502
_version_ 1787155052103729152
score 11.753896