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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A influência das crenças religiosas na efetividade do ensino e aprendizado sobre evolução em duas escolas do município de Anapu, Pará
Este trabalho e fruto de uma pesquisa em duas escolas estaduais localizadas no município de Anapu, interior do Pará, com objetivo de analisar como professores e alunos do 3º do ensino médio conciliam a crenças religiosas pessoais com assuntos relativos a evolução biológica, pois ambas teorias são as...
Autor principal: | SANTOS, Marcos Azevedo dos |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35032021-09-17T03:03:49Z A influência das crenças religiosas na efetividade do ensino e aprendizado sobre evolução em duas escolas do município de Anapu, Pará SANTOS, Marcos Azevedo dos GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues http://lattes.cnpq.br/0924023357753741 Evolução biológica Crenças pessoais Ensino de Biologia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este trabalho e fruto de uma pesquisa em duas escolas estaduais localizadas no município de Anapu, interior do Pará, com objetivo de analisar como professores e alunos do 3º do ensino médio conciliam a crenças religiosas pessoais com assuntos relativos a evolução biológica, pois ambas teorias são as que mais acirra discussões na tentativa de explicar a origem do universo e da vida. Através de questionários aplicados percebeu-se que a maioria dos alunos tem um posicionamento mais criacionista. Com a análise dos dados obtidos nota-se que se deve aprofundar os estudos nessa área para que os educadores tenham maior propriedade para discutir assuntos polêmicos e para que os alunos não sejam prejudicados por falta qualificação profissional, o que pode contribuir ainda mais para resistência desses assuntos. 2021-09-16T14:58:53Z 2021-09-16T14:58:53Z 2019-06-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Marcos Azevedo dos. A influência das crenças religiosas na efetividade do ensino e aprendizado sobre evolução em duas escolas do município de Anapu, Pará. Orientador: Felipe Bittioli Rodrigues Gomes. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Anapu, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3503. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3503 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
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Este trabalho e fruto de uma pesquisa em duas escolas estaduais localizadas no município de Anapu, interior do Pará, com objetivo de analisar como professores e alunos do 3º do ensino médio conciliam a crenças religiosas pessoais com assuntos relativos a evolução biológica, pois ambas teorias são as que mais acirra discussões na tentativa de explicar a origem do universo e da vida. Através de questionários aplicados percebeu-se que a maioria dos alunos tem um posicionamento mais criacionista. Com a análise dos dados obtidos nota-se que se deve aprofundar os estudos nessa área para que os educadores tenham maior propriedade para discutir assuntos polêmicos e para que os alunos não sejam prejudicados por falta qualificação profissional, o que pode contribuir ainda mais para resistência desses assuntos. |
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