Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Relação família/escola – desafios e possibilidades: o caso da escola municipal de Ensino Fundamental Oneide Sousa Tavares – comunidade e agrovila Vale Piauiense, município de Altamira, estado do Pará

Este projeto traz em seu esboço uma abordagem de um tema que é discutido mundialmente em vários espaços que é a educação escolar de qualidade a partir de uma relação entre escola, famílias através da participação. Contudo, apesar dos problemas e desafios, a educação escolar é um instrumento de suma...

ver descrição completa

Autor principal: LEMOS, Reinaldo da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3548
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3548
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35482021-10-07T03:04:05Z Relação família/escola – desafios e possibilidades: o caso da escola municipal de Ensino Fundamental Oneide Sousa Tavares – comunidade e agrovila Vale Piauiense, município de Altamira, estado do Pará LEMOS, Reinaldo da Silva SOUZA, Ana Paula dos Santos http://lattes.cnpq.br/4329522039125429 Educação Relação família-escola Comunidade Participação Gestão educacional Saberes tradicionais CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este projeto traz em seu esboço uma abordagem de um tema que é discutido mundialmente em vários espaços que é a educação escolar de qualidade a partir de uma relação entre escola, famílias através da participação. Contudo, apesar dos problemas e desafios, a educação escolar é um instrumento de suma importância na Comunidade e Agrovila Vale Piauiense, porém o envolvimento dos sujeitos no processo educacional precisa ser mais trabalhado. O tema proposto nesse projeto é resultado dos tempos comunidades realizado com as famílias ao longo dos quatro anos do Curso de Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Altamira. As ações do projeto ora proposto parte do pressuposto do diagnóstico de um problema identificado pelas famílias, comunidades, profissionais e direção da Escola (EMEF) Oneide de Sousa Tavares localizada na BR 230 km 23 município de Altamira Estado do Pará. O tema proposto e suas ações na modalidade de “intervenção” visa proporcionar possiblidade de melhoria na aplicação e concepção da relação entre família, escola e comunidade, no sentido de uma integração entre ambas as instituições de modo que seja priorizada a gestão democrática da educação na referida unidade escolar, assim também aprimorando o conhecimento/entendimento dos papéis das mesmas frente à política de educação escolar, tornando-os protagonistas a luz da legislação. 2021-10-06T18:45:45Z 2021-10-06T18:45:45Z 2019-07-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LEMOS, Reinaldo da Silva. Relação família/escola – desafios e possibilidades: o caso da escola municipal de Ensino Fundamental Oneide Sousa Tavares – comunidade e agrovila Vale Piauiense, município de Altamira, estado do Pará. Orientadora: Ana Paula dos Santos Souza. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Etnodesenvolvimento) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3548. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3548 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação
Relação família-escola
Comunidade
Participação
Gestão educacional
Saberes tradicionais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação
Relação família-escola
Comunidade
Participação
Gestão educacional
Saberes tradicionais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LEMOS, Reinaldo da Silva
Relação família/escola – desafios e possibilidades: o caso da escola municipal de Ensino Fundamental Oneide Sousa Tavares – comunidade e agrovila Vale Piauiense, município de Altamira, estado do Pará
topic_facet Educação
Relação família-escola
Comunidade
Participação
Gestão educacional
Saberes tradicionais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este projeto traz em seu esboço uma abordagem de um tema que é discutido mundialmente em vários espaços que é a educação escolar de qualidade a partir de uma relação entre escola, famílias através da participação. Contudo, apesar dos problemas e desafios, a educação escolar é um instrumento de suma importância na Comunidade e Agrovila Vale Piauiense, porém o envolvimento dos sujeitos no processo educacional precisa ser mais trabalhado. O tema proposto nesse projeto é resultado dos tempos comunidades realizado com as famílias ao longo dos quatro anos do Curso de Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Altamira. As ações do projeto ora proposto parte do pressuposto do diagnóstico de um problema identificado pelas famílias, comunidades, profissionais e direção da Escola (EMEF) Oneide de Sousa Tavares localizada na BR 230 km 23 município de Altamira Estado do Pará. O tema proposto e suas ações na modalidade de “intervenção” visa proporcionar possiblidade de melhoria na aplicação e concepção da relação entre família, escola e comunidade, no sentido de uma integração entre ambas as instituições de modo que seja priorizada a gestão democrática da educação na referida unidade escolar, assim também aprimorando o conhecimento/entendimento dos papéis das mesmas frente à política de educação escolar, tornando-os protagonistas a luz da legislação.
author_additional SOUZA, Ana Paula dos Santos
author_additionalStr SOUZA, Ana Paula dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LEMOS, Reinaldo da Silva
title Relação família/escola – desafios e possibilidades: o caso da escola municipal de Ensino Fundamental Oneide Sousa Tavares – comunidade e agrovila Vale Piauiense, município de Altamira, estado do Pará
title_short Relação família/escola – desafios e possibilidades: o caso da escola municipal de Ensino Fundamental Oneide Sousa Tavares – comunidade e agrovila Vale Piauiense, município de Altamira, estado do Pará
title_full Relação família/escola – desafios e possibilidades: o caso da escola municipal de Ensino Fundamental Oneide Sousa Tavares – comunidade e agrovila Vale Piauiense, município de Altamira, estado do Pará
title_fullStr Relação família/escola – desafios e possibilidades: o caso da escola municipal de Ensino Fundamental Oneide Sousa Tavares – comunidade e agrovila Vale Piauiense, município de Altamira, estado do Pará
title_full_unstemmed Relação família/escola – desafios e possibilidades: o caso da escola municipal de Ensino Fundamental Oneide Sousa Tavares – comunidade e agrovila Vale Piauiense, município de Altamira, estado do Pará
title_sort relação família/escola – desafios e possibilidades: o caso da escola municipal de ensino fundamental oneide sousa tavares – comunidade e agrovila vale piauiense, município de altamira, estado do pará
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3548
_version_ 1787155059957563392
score 11.753896