Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Representações sociais de crianças negras sobre a cor no contexto escolar em Bragança-Pa

This study analyzes the social representations of black children about color in the school context. The research is a qualitative approach, applying field research through participant observation (field diary) and focus group interview, which used the dynamics of the dolls, storytelling and projecti...

ver descrição completa

Autor principal: CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3633
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3633
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36332021-11-04T03:04:10Z Representações sociais de crianças negras sobre a cor no contexto escolar em Bragança-Pa CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário SANTOS, Raquel Amorim dos http://lattes.cnpq.br/3387666784015912 Crianças negras Cor da pele Representações sociais Black children Skin color Social representations CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This study analyzes the social representations of black children about color in the school context. The research is a qualitative approach, applying field research through participant observation (field diary) and focus group interview, which used the dynamics of the dolls, storytelling and projective technique, with 17 children from a school from Bragança-PA. Data analysis was performed using the Theory of Social Representations based on Moscovici (1978) and Bakhtin's discursive dialogism (2011). The theoretical framework is based on Silva (2007), Gomes (2005), Ianni (2004), Santos (2009), among others, to deal with race relations; Feitosa (2012), Gomes and Araújo (2014), Del Priore (2012, 2015), for the discussion about black children in Brazil. The results reveal the presence of racial stigmas and stereotypes in the social representations of children, as well as racism in daily school life. The children seek to assign representations by self-categorization and of skin color graduation, that is the social sense in own social groups. The conclusion in this work is the social representations about color in the school context significantly influence children's attitudes and discourses, causing reproduction of racist practices and recognition of belonging to racial groups. Este estudo analisa as representações sociais de crianças negras sobre a cor no contexto escolar. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com aplicação da pesquisa de campo por meio de observação participante (diário de campo) e entrevista com grupo focal, em que foram utilizadas a dinâmica das bonecas, contação de história e a técnica projetiva, com 17 crianças de uma escola de Bragança-PA. A análise dos dados foi realizada por meio da Teoria das Representações Sociais com base em Moscovici (1978) e no dialogismo discursivo de Bakhtin (2011). O referencial teórico se baseia em Silva (2007), Gomes (2005), Ianni (2004), Santos (2009), dentre outros, para trato das relações raciais; Feitosa (2012), Gomes e Araújo (2014), Del Priore (2012, 2015), para a discussão sobre crianças negras no Brasil. Os resultados revelam a presença de estigmas e estereótipos raciais nas representações sociais das crianças, assim como racismo no cotidiano escolar. As crianças buscam atribuir representações por autocategorização racial e gradações de cor de pele, que se apresentam nos saberes do senso comum dos grupos sociais que integram na escola. Conclui-se que as representações sociais sobre a cor no contexto escolar influenciam significativamente em atitudes e discursos das crianças, ocasionando reprodução de práticas racistas e reconhecimento de pertença a grupos raciais. 2021-11-03T13:39:50Z 2021-11-03T13:39:50Z 2019-08-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário. Representações sociais de crianças negras sobre a cor no contexto escolar em Bragança-Pa. Orientadora: Raquel Amorim dos Santos. 2019. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3633. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3633 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Crianças negras
Cor da pele
Representações sociais
Black children
Skin color
Social representations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Crianças negras
Cor da pele
Representações sociais
Black children
Skin color
Social representations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário
Representações sociais de crianças negras sobre a cor no contexto escolar em Bragança-Pa
topic_facet Crianças negras
Cor da pele
Representações sociais
Black children
Skin color
Social representations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study analyzes the social representations of black children about color in the school context. The research is a qualitative approach, applying field research through participant observation (field diary) and focus group interview, which used the dynamics of the dolls, storytelling and projective technique, with 17 children from a school from Bragança-PA. Data analysis was performed using the Theory of Social Representations based on Moscovici (1978) and Bakhtin's discursive dialogism (2011). The theoretical framework is based on Silva (2007), Gomes (2005), Ianni (2004), Santos (2009), among others, to deal with race relations; Feitosa (2012), Gomes and Araújo (2014), Del Priore (2012, 2015), for the discussion about black children in Brazil. The results reveal the presence of racial stigmas and stereotypes in the social representations of children, as well as racism in daily school life. The children seek to assign representations by self-categorization and of skin color graduation, that is the social sense in own social groups. The conclusion in this work is the social representations about color in the school context significantly influence children's attitudes and discourses, causing reproduction of racist practices and recognition of belonging to racial groups.
author_additional SANTOS, Raquel Amorim dos
author_additionalStr SANTOS, Raquel Amorim dos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário
title Representações sociais de crianças negras sobre a cor no contexto escolar em Bragança-Pa
title_short Representações sociais de crianças negras sobre a cor no contexto escolar em Bragança-Pa
title_full Representações sociais de crianças negras sobre a cor no contexto escolar em Bragança-Pa
title_fullStr Representações sociais de crianças negras sobre a cor no contexto escolar em Bragança-Pa
title_full_unstemmed Representações sociais de crianças negras sobre a cor no contexto escolar em Bragança-Pa
title_sort representações sociais de crianças negras sobre a cor no contexto escolar em bragança-pa
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3633
_version_ 1787155066108510208
score 11.753896