Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Educação de jovens e adultos: uma escuta dos desafios docente na prática da inclusão no ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em Bragança-PA

The study presented here aimed to investigate how the educational practices of inclusion for students of EJA in a Elementary School in the disciplines of Portuguese Language and Mathematics, since the literature has raised discussions about the great pedagogical difficulty of the teacher to develop...

ver descrição completa

Autor principal: VILA NOVA, Jennifer Damiane Baia
Grau: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3647
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3647
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36472025-01-22T12:22:00Z Educação de jovens e adultos: uma escuta dos desafios docente na prática da inclusão no ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em Bragança-PA VILA NOVA, Jennifer Damiane Baia CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de http://lattes.cnpq.br/0513878271743181 Educação inclusiva Educação de jovens e adultos Práticas pedagógicas Inclusive education Youth and adult education Pedagogical practices. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The study presented here aimed to investigate how the educational practices of inclusion for students of EJA in a Elementary School in the disciplines of Portuguese Language and Mathematics, since the literature has raised discussions about the great pedagogical difficulty of the teacher to develop in the student disabled learning for their social ability. The study was conducted in a class of 3rd Stage of Elementary School with two teachers of specific subjects (Portuguese and Mathematics) and the teacher of AEE. Observations were made in the classroom, as well as narrative interviews with these professionals, their narratives are anchoring the texture developed in the study. The methodological outlines are anchored in qualitative research in the conceptions of BOGDAN AND BINKLEN (1994), CASTRO (2017) and LUKDE and ANDRÉ (2015). The results show the great difficulty of teachers in developing strategies to address the teaching of students with educational needs in the form of EJA, since these teachers do not find support in their work partners and have no training focused on inclusive education. O estudo aqui apresentado objetivou averiguar como ocorre as práticas educativas de inclusão para alunos da EJA em uma escola de Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, uma vez que à literatura vem levantando discussões sobre a grande dificuldade pedagógica do professor em desenvolver no aluno com deficiência a aprendizagem para sua habilidade social. O estudo foi realizado em uma turma de 3ª Etapa do Ensino Fundamental com dois professores das disciplinas especificas (Português e Matemática) e a professora do AEE. Foram realizadas observações no cotidiano de sala de aula, assim como entrevistas narrativas com esses profissionais, suas narrativas estão ancorando a tessitura desenvolvida no estudo. Os traçados metodológicos encontram-se ancorados a pesquisa qualitativa nas concepções de BOGDAN E BINKLEN (1994), CASTRO (2017) e LUKDE e ANDRÉ (2015). As informações foram coletadas por meio de: observação das práticas pedagógicas dos professores no contexto da inclusão na EJA, entrevistas narrativas e documentação fornecida pela professora do AEE. Os resultados obtidos revelam a grande dificuldade dos docentes em desenvolver estratégias para contemplar o ensino do alunos com necessidades educativas na modalidade da EJA, uma vez que esses professores não encontram apoio em seus parceiros de trabalho e não tem formação voltada para a Educação inclusiva. 2021-11-04T19:39:41Z 2021-11-04T19:39:41Z 2019-08-30 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia VILA NOVA, Jennifer Damiane Baia. Educação de jovens e adultos: uma escuta dos desafios docente na prática da inclusão no ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em Bragança-PA. Orientadora: Ana Cláudia Ribeiro de Castro. 2019. 43 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3647. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3647 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação inclusiva
Educação de jovens e adultos
Práticas pedagógicas
Inclusive education
Youth and adult education
Pedagogical practices.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Educação inclusiva
Educação de jovens e adultos
Práticas pedagógicas
Inclusive education
Youth and adult education
Pedagogical practices.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
VILA NOVA, Jennifer Damiane Baia
Educação de jovens e adultos: uma escuta dos desafios docente na prática da inclusão no ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em Bragança-PA
topic_facet Educação inclusiva
Educação de jovens e adultos
Práticas pedagógicas
Inclusive education
Youth and adult education
Pedagogical practices.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The study presented here aimed to investigate how the educational practices of inclusion for students of EJA in a Elementary School in the disciplines of Portuguese Language and Mathematics, since the literature has raised discussions about the great pedagogical difficulty of the teacher to develop in the student disabled learning for their social ability. The study was conducted in a class of 3rd Stage of Elementary School with two teachers of specific subjects (Portuguese and Mathematics) and the teacher of AEE. Observations were made in the classroom, as well as narrative interviews with these professionals, their narratives are anchoring the texture developed in the study. The methodological outlines are anchored in qualitative research in the conceptions of BOGDAN AND BINKLEN (1994), CASTRO (2017) and LUKDE and ANDRÉ (2015). The results show the great difficulty of teachers in developing strategies to address the teaching of students with educational needs in the form of EJA, since these teachers do not find support in their work partners and have no training focused on inclusive education.
author_additional CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de
author_additionalStr CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de
format Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
author VILA NOVA, Jennifer Damiane Baia
title Educação de jovens e adultos: uma escuta dos desafios docente na prática da inclusão no ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em Bragança-PA
title_short Educação de jovens e adultos: uma escuta dos desafios docente na prática da inclusão no ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em Bragança-PA
title_full Educação de jovens e adultos: uma escuta dos desafios docente na prática da inclusão no ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em Bragança-PA
title_fullStr Educação de jovens e adultos: uma escuta dos desafios docente na prática da inclusão no ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em Bragança-PA
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos: uma escuta dos desafios docente na prática da inclusão no ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em Bragança-PA
title_sort educação de jovens e adultos: uma escuta dos desafios docente na prática da inclusão no ensino fundamental nas disciplinas de língua portuguesa e matemática em bragança-pa
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3647
_version_ 1829093169698963456
score 11.753735