Artigo

A Inclusão do aluno com paralisia cerebral e o atendimento educacional especializado: a relação escola - APAE

O trabalho teve o objetivo de compreender a inclusão do aluno com paralisia cerebral e o atendimento educacional especializado: a relação escola - APAE. A inclusão educacional tem como proposta uma educação de qualidade para todos, com uma reorganização no sistema de ensino. Na perspectiva da educaç...

ver descrição completa

Autor principal: MACHADO, Maria Clara de Nazaré Reis
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
AEE
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3656
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3656
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36562021-11-06T03:03:52Z A Inclusão do aluno com paralisia cerebral e o atendimento educacional especializado: a relação escola - APAE MACHADO, Maria Clara de Nazaré Reis SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/1962639091204837 Inclusão educacional Alunos com paralisia cerebral Atendimento educacional especializado AEE Relação escola e APAE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL O trabalho teve o objetivo de compreender a inclusão do aluno com paralisia cerebral e o atendimento educacional especializado: a relação escola - APAE. A inclusão educacional tem como proposta uma educação de qualidade para todos, com uma reorganização no sistema de ensino. Na perspectiva da educação especial se faz necessário um conjunto de ações para prover as necessidades especiais do aluno com Paralisia cerebral, entre elas o atendimento educacional especializado- AEE. O levantamento foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com coordenadores e professores da escola e da APAE e na organização e interpretação dos dados usamos a análise de conteúdo. Os dados foram estruturados nas categorias temáticas: a) a inclusão educacional b) a inclusão do aluno com PC; b) a parceria da APAE e a Escola regular; c) dificuldades e desafios dessa parceria. Nos resultados os participantes percebem a inclusão como algo importante e que melhora a vida de todos, percebem que o aluno tem capacidade de se desenvolver e aprender, apesar das limitações, no AEE as professoras das escolas percebem como algo positivo, auxiliando-as no planejamento e na pratica docente, apesar de que este ano, essa relação está menos presente; a coordenadora da escola percebe como visitas das professoras da APAE a escola. Concluímos que a relação escola – APAE no AEE é uma proposta positiva no atendimento educacional dos alunos com PC, porém precisa ser mais efetiva para as práticas inclusivas exitosas. 2021-11-05T13:07:58Z 2021-11-05T13:07:58Z 2019-09-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo MACHADO, Maria Clara de Nazaré Reis. A Inclusão do aluno com paralisia cerebral e o atendimento educacional especializado: a relação escola - APAE. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa. 2019. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3656. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3656 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Inclusão educacional
Alunos com paralisia cerebral
Atendimento educacional especializado
AEE
Relação escola e APAE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Inclusão educacional
Alunos com paralisia cerebral
Atendimento educacional especializado
AEE
Relação escola e APAE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
MACHADO, Maria Clara de Nazaré Reis
A Inclusão do aluno com paralisia cerebral e o atendimento educacional especializado: a relação escola - APAE
topic_facet Inclusão educacional
Alunos com paralisia cerebral
Atendimento educacional especializado
AEE
Relação escola e APAE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description O trabalho teve o objetivo de compreender a inclusão do aluno com paralisia cerebral e o atendimento educacional especializado: a relação escola - APAE. A inclusão educacional tem como proposta uma educação de qualidade para todos, com uma reorganização no sistema de ensino. Na perspectiva da educação especial se faz necessário um conjunto de ações para prover as necessidades especiais do aluno com Paralisia cerebral, entre elas o atendimento educacional especializado- AEE. O levantamento foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com coordenadores e professores da escola e da APAE e na organização e interpretação dos dados usamos a análise de conteúdo. Os dados foram estruturados nas categorias temáticas: a) a inclusão educacional b) a inclusão do aluno com PC; b) a parceria da APAE e a Escola regular; c) dificuldades e desafios dessa parceria. Nos resultados os participantes percebem a inclusão como algo importante e que melhora a vida de todos, percebem que o aluno tem capacidade de se desenvolver e aprender, apesar das limitações, no AEE as professoras das escolas percebem como algo positivo, auxiliando-as no planejamento e na pratica docente, apesar de que este ano, essa relação está menos presente; a coordenadora da escola percebe como visitas das professoras da APAE a escola. Concluímos que a relação escola – APAE no AEE é uma proposta positiva no atendimento educacional dos alunos com PC, porém precisa ser mais efetiva para as práticas inclusivas exitosas.
author_additional SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
author_additionalStr SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
format Artigo
author MACHADO, Maria Clara de Nazaré Reis
title A Inclusão do aluno com paralisia cerebral e o atendimento educacional especializado: a relação escola - APAE
title_short A Inclusão do aluno com paralisia cerebral e o atendimento educacional especializado: a relação escola - APAE
title_full A Inclusão do aluno com paralisia cerebral e o atendimento educacional especializado: a relação escola - APAE
title_fullStr A Inclusão do aluno com paralisia cerebral e o atendimento educacional especializado: a relação escola - APAE
title_full_unstemmed A Inclusão do aluno com paralisia cerebral e o atendimento educacional especializado: a relação escola - APAE
title_sort inclusão do aluno com paralisia cerebral e o atendimento educacional especializado: a relação escola - apae
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3656
_version_ 1787155069807886336
score 11.753735