/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará
The inclusion of people with disabilities is a topic that has been debated for some time, and even then, society questions about the inclusion of people with disabilities, expressing exclusion behaviors that have rights to education, health, employment, leisure and In this work we will address th...
Autor principal: | GOIS, Luciana Ferreira |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3688 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3688 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36882021-11-27T03:04:08Z Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará GOIS, Luciana Ferreira SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de http://lattes.cnpq.br/3540064634501382 https://orcid.org/0000-0003-2148-510X Inclusão Pessoas com Deficiência Educação Comunidade Inclusion Disabled people Education Community CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL The inclusion of people with disabilities is a topic that has been debated for some time, and even then, society questions about the inclusion of people with disabilities, expressing exclusion behaviors that have rights to education, health, employment, leisure and In this work we will address the theme "Inclusive education of children with disabilities in the rural area (vicinal 10) of the Municipality of Brasil Novo - Pará", because it is understood that this community has many children and adolescents with disabilities, and both are outside of school space, even though some are enrolled, do not attend school and families have not bothered to take them. The work evaluates a bibliographical methodology and a field research in the community of Km 10, including four parents of children with disabilities and four teachers, all participants of the research come from the Vicinal community of km 10, the field research includes questionnaires with questions both for parents as well as teachers. The goal is to describe why children with disabilities are out of school. The research findings conclude why the parents and the school have not worked hard to get children involved in the school context, both are knowledgeable about the rights of the disabled in that community. A inclusão de pessoa com deficiência é um tema que vem sendo debatido há algum tempo, e mesmo assim, a sociedade questiona sobre a inclusão da pessoa com deficiência, expressa comportamentos de exclusão, mesmos que têm direitos á educação, saúde, emprego, lazer e cultura garantidos em Lei. Neste trabalho abordaremos o tema “Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do Município Brasil Novo - Pará”, por perceber que esta comunidade tem muitas crianças e adolescentes com deficiência, e ambas se encontra fora do espaço escolar, mesmo que algumas estão matriculadas, não comparecem na escola e as famílias não tem se preocupado de levá-las. O trabalho aprecia metodologia bibliográfica e uma pesquisa de campo na comunidade do Km 10, contemplando quatro pais de crianças com deficiências e quatro professores, todos participantes da pesquisa são oriundos da comunidade da Vicinal do km 10, a pesquisa de campo contempla questionários com perguntas tanto para os pais quanto para os professores. O objetivo é descrever por que as crianças com deficiência estão fora da escola. Os resultados das pesquisas concluem-se o porquê dos pais e a escola não tem se esforçado para que as crianças estejam inseridas no contexto escolar, ambas são conhecedores dos direitos da pessoa com deficiência naquela comunidade. 2021-11-26T16:54:35Z 2021-11-26T16:54:35Z 2018-05-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação GOIS, Luciana Ferreira. Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará. Orientadora: Priscilla Bellard Mendes de Souza. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3688. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3688 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Inclusão Pessoas com Deficiência Educação Comunidade Inclusion Disabled people Education Community CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
spellingShingle |
Inclusão Pessoas com Deficiência Educação Comunidade Inclusion Disabled people Education Community CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL GOIS, Luciana Ferreira Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará |
topic_facet |
Inclusão Pessoas com Deficiência Educação Comunidade Inclusion Disabled people Education Community CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
The inclusion of people with disabilities is a topic that has been debated for some time, and
even then, society questions about the inclusion of people with disabilities, expressing
exclusion behaviors that have rights to education, health, employment, leisure and In this
work we will address the theme "Inclusive education of children with disabilities in the rural
area (vicinal 10) of the Municipality of Brasil Novo - Pará", because it is understood that this
community has many children and adolescents with disabilities, and both are outside of
school space, even though some are enrolled, do not attend school and families have not
bothered to take them. The work evaluates a bibliographical methodology and a field research
in the community of Km 10, including four parents of children with disabilities and four
teachers, all participants of the research come from the Vicinal community of km 10, the field
research includes questionnaires with questions both for parents as well as teachers. The goal
is to describe why children with disabilities are out of school. The research findings conclude
why the parents and the school have not worked hard to get children involved in the school
context, both are knowledgeable about the rights of the disabled in that community. |
author_additional |
SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de |
author_additionalStr |
SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
GOIS, Luciana Ferreira |
title |
Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará |
title_short |
Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará |
title_full |
Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará |
title_fullStr |
Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará |
title_sort |
educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município brasil novo-pará |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3688 |
_version_ |
1787155085104513024 |
score |
11.753735 |