Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará

The inclusion of people with disabilities is a topic that has been debated for some time, and even then, society questions about the inclusion of people with disabilities, expressing exclusion behaviors that have rights to education, health, employment, leisure and In this work we will address th...

ver descrição completa

Autor principal: GOIS, Luciana Ferreira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3688
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3688
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36882021-11-27T03:04:08Z Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará GOIS, Luciana Ferreira SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de http://lattes.cnpq.br/3540064634501382 https://orcid.org/0000-0003-2148-510X Inclusão Pessoas com Deficiência Educação Comunidade Inclusion Disabled people Education Community CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL The inclusion of people with disabilities is a topic that has been debated for some time, and even then, society questions about the inclusion of people with disabilities, expressing exclusion behaviors that have rights to education, health, employment, leisure and In this work we will address the theme "Inclusive education of children with disabilities in the rural area (vicinal 10) of the Municipality of Brasil Novo - Pará", because it is understood that this community has many children and adolescents with disabilities, and both are outside of school space, even though some are enrolled, do not attend school and families have not bothered to take them. The work evaluates a bibliographical methodology and a field research in the community of Km 10, including four parents of children with disabilities and four teachers, all participants of the research come from the Vicinal community of km 10, the field research includes questionnaires with questions both for parents as well as teachers. The goal is to describe why children with disabilities are out of school. The research findings conclude why the parents and the school have not worked hard to get children involved in the school context, both are knowledgeable about the rights of the disabled in that community. A inclusão de pessoa com deficiência é um tema que vem sendo debatido há algum tempo, e mesmo assim, a sociedade questiona sobre a inclusão da pessoa com deficiência, expressa comportamentos de exclusão, mesmos que têm direitos á educação, saúde, emprego, lazer e cultura garantidos em Lei. Neste trabalho abordaremos o tema “Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do Município Brasil Novo - Pará”, por perceber que esta comunidade tem muitas crianças e adolescentes com deficiência, e ambas se encontra fora do espaço escolar, mesmo que algumas estão matriculadas, não comparecem na escola e as famílias não tem se preocupado de levá-las. O trabalho aprecia metodologia bibliográfica e uma pesquisa de campo na comunidade do Km 10, contemplando quatro pais de crianças com deficiências e quatro professores, todos participantes da pesquisa são oriundos da comunidade da Vicinal do km 10, a pesquisa de campo contempla questionários com perguntas tanto para os pais quanto para os professores. O objetivo é descrever por que as crianças com deficiência estão fora da escola. Os resultados das pesquisas concluem-se o porquê dos pais e a escola não tem se esforçado para que as crianças estejam inseridas no contexto escolar, ambas são conhecedores dos direitos da pessoa com deficiência naquela comunidade. 2021-11-26T16:54:35Z 2021-11-26T16:54:35Z 2018-05-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação GOIS, Luciana Ferreira. Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará. Orientadora: Priscilla Bellard Mendes de Souza. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3688. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3688 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Inclusão
Pessoas com Deficiência
Educação
Comunidade
Inclusion
Disabled people
Education
Community
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Inclusão
Pessoas com Deficiência
Educação
Comunidade
Inclusion
Disabled people
Education
Community
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
GOIS, Luciana Ferreira
Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará
topic_facet Inclusão
Pessoas com Deficiência
Educação
Comunidade
Inclusion
Disabled people
Education
Community
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description The inclusion of people with disabilities is a topic that has been debated for some time, and even then, society questions about the inclusion of people with disabilities, expressing exclusion behaviors that have rights to education, health, employment, leisure and In this work we will address the theme "Inclusive education of children with disabilities in the rural area (vicinal 10) of the Municipality of Brasil Novo - Pará", because it is understood that this community has many children and adolescents with disabilities, and both are outside of school space, even though some are enrolled, do not attend school and families have not bothered to take them. The work evaluates a bibliographical methodology and a field research in the community of Km 10, including four parents of children with disabilities and four teachers, all participants of the research come from the Vicinal community of km 10, the field research includes questionnaires with questions both for parents as well as teachers. The goal is to describe why children with disabilities are out of school. The research findings conclude why the parents and the school have not worked hard to get children involved in the school context, both are knowledgeable about the rights of the disabled in that community.
author_additional SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de
author_additionalStr SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author GOIS, Luciana Ferreira
title Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará
title_short Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará
title_full Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará
title_fullStr Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará
title_full_unstemmed Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará
title_sort educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município brasil novo-pará
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3688
_version_ 1787155085104513024
score 11.753735