/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Proposta de sequência didática e caderno de atividades para trabalho nas disciplina de ciência para o sexto ano do Ensino Fundamental na escola do campo Boa Esperança
O presente trabalho resulta na proposta de um caderno de atividades junto a um sequência didática, para a disciplina de ciências na turma do sexto ano do ensino fundamental para a escola do campo. Para a realização desta atividade, derivou-se de uma pesquisa bibliográfica referente a ideias e sugest...
Autor principal: | CRUZ, Erica Neves da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3693 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3693 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-36932022-08-31T17:00:21Z Proposta de sequência didática e caderno de atividades para trabalho nas disciplina de ciência para o sexto ano do Ensino Fundamental na escola do campo Boa Esperança CRUZ, Erica Neves da GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues http://lattes.cnpq.br/0924023357753741 Sequência didática Caderno de atividade Disciplina de ciências CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO O presente trabalho resulta na proposta de um caderno de atividades junto a um sequência didática, para a disciplina de ciências na turma do sexto ano do ensino fundamental para a escola do campo. Para a realização desta atividade, derivou-se de uma pesquisa bibliográfica referente a ideias e sugestões da mesma, através de uma abordagem qualitativa acerca das práticas pedagógicas dos educadores da disciplina de ciências e suas dificuldades e desafios enfrentados por uma desigualdade de recursos educacionais entre as escolas do campo e as escolas urbanas. O estudo bibliográfico se deu por meio de alguns teóricos que levantam as problemáticas e discutem sobre o respectivo tema abordado e, a partir do que se resultou nos estágios de observação e regência no espaço da escola Boa Esperança durante as atividades acadêmicas. Neste trabalho será apresentado a proposta de uma sequência didática com enfoque em uma visão interdisciplinar, com ênfase em um caderno de atividades práticas que possa ser aplicada em sala de aula. 2021-12-01T16:42:32Z 2021-12-01T16:42:32Z 2018-05-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CRUZ, Erica Neves da. Proposta de sequência didática e caderno de atividades para trabalho nas disciplina de ciência para o sexto ano do Ensino Fundamental na escola do campo Boa Esperança. Orientador: Felipe Bittioli Rodrigues Gomes. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Brasil Novo, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3693. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3693 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Sequência didática Caderno de atividade Disciplina de ciências CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
Sequência didática Caderno de atividade Disciplina de ciências CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRUZ, Erica Neves da Proposta de sequência didática e caderno de atividades para trabalho nas disciplina de ciência para o sexto ano do Ensino Fundamental na escola do campo Boa Esperança |
topic_facet |
Sequência didática Caderno de atividade Disciplina de ciências CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
O presente trabalho resulta na proposta de um caderno de atividades junto a um sequência didática, para a disciplina de ciências na turma do sexto ano do ensino fundamental para a escola do campo. Para a realização desta atividade, derivou-se de uma pesquisa bibliográfica referente a ideias e sugestões da mesma, através de uma abordagem qualitativa acerca das práticas pedagógicas dos educadores da disciplina de ciências e suas dificuldades e desafios enfrentados por uma desigualdade de recursos educacionais entre as escolas do campo e as escolas urbanas. O estudo bibliográfico se deu por meio de alguns teóricos que levantam as problemáticas e discutem sobre o respectivo tema abordado e, a partir do que se resultou nos estágios de observação e regência no espaço da escola Boa Esperança durante as atividades acadêmicas. Neste trabalho será apresentado a proposta de uma sequência didática com enfoque em uma visão interdisciplinar, com ênfase em um caderno de atividades práticas que possa ser aplicada em sala de aula. |
author_additional |
GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues |
author_additionalStr |
GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CRUZ, Erica Neves da |
title |
Proposta de sequência didática e caderno de atividades para trabalho nas disciplina de ciência para o sexto ano do Ensino Fundamental na escola do campo Boa Esperança |
title_short |
Proposta de sequência didática e caderno de atividades para trabalho nas disciplina de ciência para o sexto ano do Ensino Fundamental na escola do campo Boa Esperança |
title_full |
Proposta de sequência didática e caderno de atividades para trabalho nas disciplina de ciência para o sexto ano do Ensino Fundamental na escola do campo Boa Esperança |
title_fullStr |
Proposta de sequência didática e caderno de atividades para trabalho nas disciplina de ciência para o sexto ano do Ensino Fundamental na escola do campo Boa Esperança |
title_full_unstemmed |
Proposta de sequência didática e caderno de atividades para trabalho nas disciplina de ciência para o sexto ano do Ensino Fundamental na escola do campo Boa Esperança |
title_sort |
proposta de sequência didática e caderno de atividades para trabalho nas disciplina de ciência para o sexto ano do ensino fundamental na escola do campo boa esperança |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3693 |
_version_ |
1787155086666891264 |
score |
11.753735 |