Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A história da ludicidade no desenvolvimento das crianças da educação infantil

The research presented here has as its main objective to analyze the importance of using play in the teaching-learning process in early childhood education. The research is based on the following issue: how are recreational activities worked through games and games and how can the act of playing off...

ver descrição completa

Autor principal: FARIAS, Janaína Rodrigues
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3722
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3722
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-37222022-01-05T03:04:37Z A história da ludicidade no desenvolvimento das crianças da educação infantil FARIAS, Janaína Rodrigues LIMA, Maria do Socorro Pereira http://lattes.cnpq.br/7102997355677802 Educação infantil Ensino – Aprendizagem Lúdico Early childhood education Teaching – Learning Ludic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR The research presented here has as its main objective to analyze the importance of using play in the teaching-learning process in early childhood education. The research is based on the following issue: how are recreational activities worked through games and games and how can the act of playing offer learning resources to early childhood education students? Methodologically, the research is bibliographical in nature, which focuses on theoretical deepening on the topic addressed, based on materials already developed, such as books, scientific articles, and has the support of theorists, such as: Kishimoto (1993; 2011) , Vygotsky (1984; 2007), Sônia Kramer (1988; 2012), among others. The results show that games and games, when used in the learning of children in kindergarten, can be a great knowledge tool for the student in subjects studied in the classroom, also helping the student's growth in the affective, creative, social conception and cultural. The research carried out showed that it is through play that children communicate with the world around them, learning to live in society, understanding rules, reciprocal relationships, establishing limits and their socialization dynamics. A pesquisa aqui apresentada traz como principal objetivo analisar a importância da utilização do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. A pesquisa institui-se em na seguinte problemática: como as atividades lúdicas são trabalhadas através de jogos e brincadeiras e de que forma o ato de brincar pode oferecer recursos de aprendizagem aos alunos da educação infantil? Metodologicamente, a pesquisa é de cunho bibliográfico, que tem como foco o aprofundamento teórico sobre a temática abordada, fundamentada em materiais já elaborados, como livros, artigos científicos, e conta com a apoio de teóricos, tais como: Kishimoto (1993; 2011), Vygotsky (1984; 2007), Sônia Kramer (1988; 2012), entre outros. Os resultados mostram que os jogos e brincadeiras quando são utilizados na aprendizagem da criança da educação infantil, podem ser uma grande ferramenta de conhecimento para o educando em disciplinas estudadas em sala de aula, ajudando também no crescimento do aluno na concepção afetiva, criativa, social e cultural. A pesquisa realizada mostrou que é através da brincadeira que a criança se comunica com o mundo a sua volta, aprendendo a conviver em sociedade, compreendendo regras, relações de reciprocidade, estabelecimento de limites e sua dinâmica de socialização. 2022-01-04T15:10:53Z 2022-01-04T15:10:53Z 2021-10-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FARIAS, Janaína Rodrigues. A história da ludicidade no desenvolvimento das crianças da educação infantil. Orientadora: Maria do Socorro Pereira Lima. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3722. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3722 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação infantil
Ensino – Aprendizagem
Lúdico
Early childhood education
Teaching – Learning
Ludic
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
spellingShingle Educação infantil
Ensino – Aprendizagem
Lúdico
Early childhood education
Teaching – Learning
Ludic
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
FARIAS, Janaína Rodrigues
A história da ludicidade no desenvolvimento das crianças da educação infantil
topic_facet Educação infantil
Ensino – Aprendizagem
Lúdico
Early childhood education
Teaching – Learning
Ludic
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description The research presented here has as its main objective to analyze the importance of using play in the teaching-learning process in early childhood education. The research is based on the following issue: how are recreational activities worked through games and games and how can the act of playing offer learning resources to early childhood education students? Methodologically, the research is bibliographical in nature, which focuses on theoretical deepening on the topic addressed, based on materials already developed, such as books, scientific articles, and has the support of theorists, such as: Kishimoto (1993; 2011) , Vygotsky (1984; 2007), Sônia Kramer (1988; 2012), among others. The results show that games and games, when used in the learning of children in kindergarten, can be a great knowledge tool for the student in subjects studied in the classroom, also helping the student's growth in the affective, creative, social conception and cultural. The research carried out showed that it is through play that children communicate with the world around them, learning to live in society, understanding rules, reciprocal relationships, establishing limits and their socialization dynamics.
author_additional LIMA, Maria do Socorro Pereira
author_additionalStr LIMA, Maria do Socorro Pereira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FARIAS, Janaína Rodrigues
title A história da ludicidade no desenvolvimento das crianças da educação infantil
title_short A história da ludicidade no desenvolvimento das crianças da educação infantil
title_full A história da ludicidade no desenvolvimento das crianças da educação infantil
title_fullStr A história da ludicidade no desenvolvimento das crianças da educação infantil
title_full_unstemmed A história da ludicidade no desenvolvimento das crianças da educação infantil
title_sort história da ludicidade no desenvolvimento das crianças da educação infantil
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3722
_version_ 1787155072935788544
score 11.755432