Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

La obra Aura de Carlos Fuentes y sus contribuiciones em la constitucion de la identidad de los aprendientes de E/LE

O presente estudo objetiva identificar, na obra Aura de Carlos Fuentes, cargas de identidade – histórica, social e/ou cultural – que possam influenciar na constituição identitária de um/a aprendiz de espanhol como língua estrangeira (E/LE) e, com a finalidade de alcançá-lo, a organização desta pesqu...

ver descrição completa

Autor principal: PIRES, Hernandes Baia
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3724
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3724
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-37242022-01-05T03:04:30Z La obra Aura de Carlos Fuentes y sus contribuiciones em la constitucion de la identidad de los aprendientes de E/LE PIRES, Hernandes Baia FREITAS, Lorena Lopes de http://lattes.cnpq.br/8707964777158819 LIMA, Maria José Souza http://lattes.cnpq.br/1175447822304778 Identidad Constitución identitaria Literatura hispanoamericana Aura Identidade Constituição identitária Literatura hispanoamericana CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS O presente estudo objetiva identificar, na obra Aura de Carlos Fuentes, cargas de identidade – histórica, social e/ou cultural – que possam influenciar na constituição identitária de um/a aprendiz de espanhol como língua estrangeira (E/LE) e, com a finalidade de alcançá-lo, a organização desta pesquisa é a seguinte: inicialmente construímos uma compreensão do que é identidade ou, melhor dizendo, discutimos sobre os escritos de Hall (2006), Woodward (2003) e Da Silva (2003) sob a perspectiva da identidade como parte da construção do sujeito y como mutável no período da pós-modernidade; em seguida falamos da literatura no que diz respeito a sua concepção segundo Culler (1999) e Eagleton (1998) e logo tratamos de nos aprofundar na literatura Hispano Americana. Conforme os aportes de Peña (2018), Fuente (2005) e Ángel Rama (1982 apud ROJO, 2001) mencionamos, as características identitárias que as obras literárias hispano-americanas demarcam desde uma visão cultural, periodizada e temática; depois disso teorizamos, apoiados por Carranza (2016), sobre a relação existente entre a literatura e a constituição identitária de todos/as os/as que tem contato com obras literárias carregadas de singularidades que podem atuar como agentes descentradores e também discutimos sobre a tese de Freitas (2020) onde a capacidade da literatura de influenciar a constituição identitária de um grupo de aprendizes de E/LE, a nível de graduação, foi comprovada por uma pesquisa etnográfica, que é uma de nossas bases principais; após isso mencionamos o escritor mexicano Carlos Fuentes e as representações identitárias presentes em seus escritos já que estes dados são imprescindíveis para que possamos analisar as caragas de identidade que o autor transpões em suas obras; posteriormente, tratamos da obras Aura de Carlos Fuentes, como nosso objeto de estudo y analisamos trechos desta em que se demarcam elementos da identidade mexicana – nos âmbitos histórico, social e cultural – capazes de atuar como agentes do “descentramento” da identidade de um/a apre3ndiz de E/LE e isso comprovamos pelos resultados da entrevista realizada com as turmas de 2017 e 2018 de estudantes do curso de licenciatura da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus de Abaetetuba. E, finalmente, em nossas considerações finais do trabalho aportamos que as identidades dos/as estudantes que participaram da entrevista demarcam mudanças em sua constituição identitária cuja origem se localiza no contato com a literatura hispano-americana e as cargas identitárias que estas possuem. Todavia, também destacamos que a identidade no é algo fixo e que esse fato no faz conscientes de que a obra Aura de Carlos Fuentes, representa apenas um dos agentes de mudanças identitárias com os quais os/as aprendizes de espanhol como língua estrangeira entram em contato ao longo de seu processo de formação. El presente estudio objetiva identificar, en la obra Aura de Carlos Fuentes, cargas de identidad – histórica, social y/o cultural – que puedan influir en la constitución identitaria de un/a aprendiente de español como lengua extranjera (E/LE) y, con la finalidad de lograrlo, la organización de esta pesquisa es la siguiente: inicialmente construimos una comprensión de lo que es identidad o, mejor dicho, discutimos sobre los escritos de Hall (2006), Woodward (2003) y Da Silva (2003) bajo la perspectiva de la identidad como parte de la constitución del sujeto y como mutable en el periodo de la postmodernidad; en seguida hablamos de literatura en lo que dice respecto a su concepción según Culler (1999) y Eagleton (1998) y luego tratamos de profundizarnos en la literatura de Hispano América. Bajo las aportaciones de Peña (2018), Fuente (2005) y Ángel Rama (1982 apud ROJO, 2001) mencionamos, los rasgos identitarios que las obras literarias de Hispano América demarcan desde una mirada cultural, periodizada y temática; tras eso, teorizamos, apoyados por Carranza (2016), sobre la relación existente entre la literatura y la constitución identitaria de todos/as los/as que tienen contacto con obras literarias cargadas de singularidades que pueden actuar como agentes desplazadores y también discutimos sobre la tesis de Freitas (2020) donde la capacidad de la literatura en influenciar la constitución identitaria de un grupo de aprendientes de E/LE, a nivel de graduación, fue comprobada bajo una pesquisa etnográfica, que es una de nuestras basis principales; tras eso mencionamos al escritor mexicano Carlos Fuentes y las representaciones identitarias presentes en sus escritos puesto que estos datos son imprescindibles para que posamos analizar las cargas de identidad que el autor transpone en sus obras; posteriormente, tratamos de la obra Aura de Carlos Fuentes, más específicamente, explicamos los motivos de la elección de Aura, de Carlos Fuentes, como nuestro objeto de estudio y analizamos trechos de esta en que se demarcan elementos de la identidad mexicana – en los ámbitos histórico, social y cultural – capaces de actuar como agentes del “desplazamiento” de la identidad de un/una aprendiente de E/LE y eso comprobamos bajo los resultados de la entrevista realizada con los grupos de 2017 y 2018 de estudiantes de del curso del profesorado de la Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus de Abaetetuba. Y, por fin, en nuestras consideraciones finales del trabajo aportamos que las identidades de los/as estudiantes que participaron de la entrevista demarcan cambios en su constitución identitaria cuyo origen se ubica en el contacto con la literatura hispanoamericana y las cargas identitarias que estas poseen. Sin embrago también destacamos que identidad no es algo fijo y que este hecho nos hace conscientes de que la obra Aura, de Carlos Fuentes, representa apenas uno de los agentes de cambios identitarios con los cuales los/as aprendientes de español como lengua extranjera entran en contacto a lo largo de su proceso de formación. 2022-01-04T16:24:23Z 2022-01-04T16:24:23Z 2021-06-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PIRES, Hernandes Baia. La obra Aura de Carlos Fuentes y sus contribuiciones em la constitucion de la identidad de los aprendientes de E/LE. Orientador: Lorena Lopes de Freitas. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Espanhola) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3724. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3724 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Identidad
Constitución identitaria
Literatura hispanoamericana
Aura
Identidade
Constituição identitária
Literatura hispanoamericana
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Identidad
Constitución identitaria
Literatura hispanoamericana
Aura
Identidade
Constituição identitária
Literatura hispanoamericana
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
PIRES, Hernandes Baia
La obra Aura de Carlos Fuentes y sus contribuiciones em la constitucion de la identidad de los aprendientes de E/LE
topic_facet Identidad
Constitución identitaria
Literatura hispanoamericana
Aura
Identidade
Constituição identitária
Literatura hispanoamericana
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description O presente estudo objetiva identificar, na obra Aura de Carlos Fuentes, cargas de identidade – histórica, social e/ou cultural – que possam influenciar na constituição identitária de um/a aprendiz de espanhol como língua estrangeira (E/LE) e, com a finalidade de alcançá-lo, a organização desta pesquisa é a seguinte: inicialmente construímos uma compreensão do que é identidade ou, melhor dizendo, discutimos sobre os escritos de Hall (2006), Woodward (2003) e Da Silva (2003) sob a perspectiva da identidade como parte da construção do sujeito y como mutável no período da pós-modernidade; em seguida falamos da literatura no que diz respeito a sua concepção segundo Culler (1999) e Eagleton (1998) e logo tratamos de nos aprofundar na literatura Hispano Americana. Conforme os aportes de Peña (2018), Fuente (2005) e Ángel Rama (1982 apud ROJO, 2001) mencionamos, as características identitárias que as obras literárias hispano-americanas demarcam desde uma visão cultural, periodizada e temática; depois disso teorizamos, apoiados por Carranza (2016), sobre a relação existente entre a literatura e a constituição identitária de todos/as os/as que tem contato com obras literárias carregadas de singularidades que podem atuar como agentes descentradores e também discutimos sobre a tese de Freitas (2020) onde a capacidade da literatura de influenciar a constituição identitária de um grupo de aprendizes de E/LE, a nível de graduação, foi comprovada por uma pesquisa etnográfica, que é uma de nossas bases principais; após isso mencionamos o escritor mexicano Carlos Fuentes e as representações identitárias presentes em seus escritos já que estes dados são imprescindíveis para que possamos analisar as caragas de identidade que o autor transpões em suas obras; posteriormente, tratamos da obras Aura de Carlos Fuentes, como nosso objeto de estudo y analisamos trechos desta em que se demarcam elementos da identidade mexicana – nos âmbitos histórico, social e cultural – capazes de atuar como agentes do “descentramento” da identidade de um/a apre3ndiz de E/LE e isso comprovamos pelos resultados da entrevista realizada com as turmas de 2017 e 2018 de estudantes do curso de licenciatura da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus de Abaetetuba. E, finalmente, em nossas considerações finais do trabalho aportamos que as identidades dos/as estudantes que participaram da entrevista demarcam mudanças em sua constituição identitária cuja origem se localiza no contato com a literatura hispano-americana e as cargas identitárias que estas possuem. Todavia, também destacamos que a identidade no é algo fixo e que esse fato no faz conscientes de que a obra Aura de Carlos Fuentes, representa apenas um dos agentes de mudanças identitárias com os quais os/as aprendizes de espanhol como língua estrangeira entram em contato ao longo de seu processo de formação.
author_additional FREITAS, Lorena Lopes de
author_additionalStr FREITAS, Lorena Lopes de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PIRES, Hernandes Baia
title La obra Aura de Carlos Fuentes y sus contribuiciones em la constitucion de la identidad de los aprendientes de E/LE
title_short La obra Aura de Carlos Fuentes y sus contribuiciones em la constitucion de la identidad de los aprendientes de E/LE
title_full La obra Aura de Carlos Fuentes y sus contribuiciones em la constitucion de la identidad de los aprendientes de E/LE
title_fullStr La obra Aura de Carlos Fuentes y sus contribuiciones em la constitucion de la identidad de los aprendientes de E/LE
title_full_unstemmed La obra Aura de Carlos Fuentes y sus contribuiciones em la constitucion de la identidad de los aprendientes de E/LE
title_sort la obra aura de carlos fuentes y sus contribuiciones em la constitucion de la identidad de los aprendientes de e/le
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3724
_version_ 1787155073085734912
score 11.753896