Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Desenvolvimento na brincadeira: a brinquedoteca como espaço determinante da educação infantil

The toy library is one of the institutionalized spaces in early childhood education, but this place is underutilized or it is not fully understood in pedagogical practice. Therefore, this article aims to discuss the importance of the toy library pointing out all its potentialities in early childhood...

ver descrição completa

Autor principal: CONCEIÇÃO, Laiane Michelle da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3727
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3727
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-37272022-08-18T17:42:33Z Desenvolvimento na brincadeira: a brinquedoteca como espaço determinante da educação infantil CONCEIÇÃO, Laiane Michelle da Silva LIMA, Jonata Souza de http://lattes.cnpq.br/2225350506155812 https://orcid.org/0000-0001-8700-8344 Brinquedoteca Prática pedagógica Ludicidade Educação infantil Toy library Pedagogical practice Playfullness Child education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The toy library is one of the institutionalized spaces in early childhood education, but this place is underutilized or it is not fully understood in pedagogical practice. Therefore, this article aims to discuss the importance of the toy library pointing out all its potentialities in early childhood education. Problematizing the relevance of this space for students and whether there is a need for the toy library to be inserted in all institutions focused on early childhood education. As a methodology, field research was carried out with a view to a toy library in a municipal school in Altamira – Pará and semi-structured interviews with pedagogues working in this space. The results point to a construction of pedagogical practices that are increasingly consistent with the potential of the toy library and a broad appreciation of playfulness. The conclusions infer the need for greater use of this space to improve early childhood education. A brinquedoteca é um dos espaços institucionalizados na educação infantil, mas há subutilização deste local ou este não é compreendido em sua totalidade na prática pedagógica. Portanto, este artigo tem como objetivo discutir a importância da brinquedoteca apontando todas as suas potencialidades na educação infantil. Problematizando qual a relevância desse espaço para os discentes e se há necessidade que a brinquedoteca seja inserida em todas as instituições voltadas para a educação infantil. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa de campo com vista a uma brinquedoteca de uma escola municipal em Altamira – Pará e entrevistas semiestruturadas às pedagogas atuantes neste espaço. Os resultados apontam uma construção de práticas pedagógicas cada vez mais consistentes com as potencialidades da brinquedoteca e uma ampla valorização da ludicidade. As conclusões inferem na necessidade de maior utilização deste espaço para a melhoria da educação infantil. 2022-01-04T16:46:28Z 2022-01-04T16:46:28Z 2021-10-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CONCEIÇÃO, Laiane Michelle da Silva. Desenvolvimento na brincadeira: a brinquedoteca como espaço determinante da educação infantil. Orientador: Jonata Souza de Lima. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3727. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3727 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Brinquedoteca
Prática pedagógica
Ludicidade
Educação infantil
Toy library
Pedagogical practice
Playfullness
Child education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Brinquedoteca
Prática pedagógica
Ludicidade
Educação infantil
Toy library
Pedagogical practice
Playfullness
Child education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CONCEIÇÃO, Laiane Michelle da Silva
Desenvolvimento na brincadeira: a brinquedoteca como espaço determinante da educação infantil
topic_facet Brinquedoteca
Prática pedagógica
Ludicidade
Educação infantil
Toy library
Pedagogical practice
Playfullness
Child education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The toy library is one of the institutionalized spaces in early childhood education, but this place is underutilized or it is not fully understood in pedagogical practice. Therefore, this article aims to discuss the importance of the toy library pointing out all its potentialities in early childhood education. Problematizing the relevance of this space for students and whether there is a need for the toy library to be inserted in all institutions focused on early childhood education. As a methodology, field research was carried out with a view to a toy library in a municipal school in Altamira – Pará and semi-structured interviews with pedagogues working in this space. The results point to a construction of pedagogical practices that are increasingly consistent with the potential of the toy library and a broad appreciation of playfulness. The conclusions infer the need for greater use of this space to improve early childhood education.
author_additional LIMA, Jonata Souza de
author_additionalStr LIMA, Jonata Souza de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CONCEIÇÃO, Laiane Michelle da Silva
title Desenvolvimento na brincadeira: a brinquedoteca como espaço determinante da educação infantil
title_short Desenvolvimento na brincadeira: a brinquedoteca como espaço determinante da educação infantil
title_full Desenvolvimento na brincadeira: a brinquedoteca como espaço determinante da educação infantil
title_fullStr Desenvolvimento na brincadeira: a brinquedoteca como espaço determinante da educação infantil
title_full_unstemmed Desenvolvimento na brincadeira: a brinquedoteca como espaço determinante da educação infantil
title_sort desenvolvimento na brincadeira: a brinquedoteca como espaço determinante da educação infantil
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3727
_version_ 1787155090262458368
score 11.753735