Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A importância da leitura reflexiva permanente para o profissional docente

The use of reading for the professional is a very important instrument for their own learning. In this context, the present study expressed a study about the importance of the permanent reading for the teaching professional. For this, this research aimed to analyze a bibliographical approach. The li...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Neurilene Ribeiro dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3798
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3798
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-37982022-02-04T03:05:24Z A importância da leitura reflexiva permanente para o profissional docente SANTOS, Neurilene Ribeiro dos CHAVES, Sérgio Wellington Freire http://lattes.cnpq.br/0611100086518274 https://orcid.org/0000-0003-2623-2371 Leitura Docente Reading Teacher CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The use of reading for the professional is a very important instrument for their own learning. In this context, the present study expressed a study about the importance of the permanent reading for the teaching professional. For this, this research aimed to analyze a bibliographical approach. The literature review showed that reading should always be part of the daily life of the human being, especially the teacher, which facilitates the students' understanding of the importance of reading, and the teacher should be a favorable point for learning. The discussion has shown that reading contributes to the development and ability of being critical of one's own opinions and reading the world. Therefore, it is considered that the daily reading of the teacher is of great relevance for the teaching-learning process of the students and the professional itself. The conclusion expresses that the reading of the teacher is in fact a very important channel for the exercise of the teacher in the school environment, in order to provide a more consistent learning both for the students and Teacher. O uso da leitura para o profissional docente é um instrumento muito importante para o seu próprio aprendizado. Nesse contexto, o presente trabalho expressou um estudo sobre a importância da leitura permanente para o profissional docente. Para isso, essa pesquisa objetivou analisar uma abordagem bibliográfica. A revisão bibliográfica evidenciou que a leitura deve sempre fazer parte do cotidiano do ser humano, sobretudo do professor, que facilita a compreensão dos alunos sobre a importância da leitura, sendo que o docente deve ser um ponto favorável para o aprendizado. A discussão evidenciou que a leitura contribui para o desenvolvimento e a capacidade do ser crítico de suas próprias opiniões e da leitura de mundo. Por isso, considera-se que a leitura cotidiana do docente é de grande relevância para o processo ensino-aprendizagem dos alunos e do próprio profissional docente. A conclusão expressa que a leitura do docente é de fato, um canal muito importante para o exercício de docência no ambiente escolar, de modo a proporcionar um aprendizado mais consistente tanto para os alunos quanto para o docente. 2022-02-03T17:41:19Z 2022-02-03T17:41:19Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Neurilene Ribeiro dos. A importância da leitura reflexiva permanente para o profissional docente. Orientador: Sérgio Wellington Freire Chaves. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Novo Repartimento, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3798. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3798 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Leitura
Docente
Reading
Teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Leitura
Docente
Reading
Teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SANTOS, Neurilene Ribeiro dos
A importância da leitura reflexiva permanente para o profissional docente
topic_facet Leitura
Docente
Reading
Teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The use of reading for the professional is a very important instrument for their own learning. In this context, the present study expressed a study about the importance of the permanent reading for the teaching professional. For this, this research aimed to analyze a bibliographical approach. The literature review showed that reading should always be part of the daily life of the human being, especially the teacher, which facilitates the students' understanding of the importance of reading, and the teacher should be a favorable point for learning. The discussion has shown that reading contributes to the development and ability of being critical of one's own opinions and reading the world. Therefore, it is considered that the daily reading of the teacher is of great relevance for the teaching-learning process of the students and the professional itself. The conclusion expresses that the reading of the teacher is in fact a very important channel for the exercise of the teacher in the school environment, in order to provide a more consistent learning both for the students and Teacher.
author_additional CHAVES, Sérgio Wellington Freire
author_additionalStr CHAVES, Sérgio Wellington Freire
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Neurilene Ribeiro dos
title A importância da leitura reflexiva permanente para o profissional docente
title_short A importância da leitura reflexiva permanente para o profissional docente
title_full A importância da leitura reflexiva permanente para o profissional docente
title_fullStr A importância da leitura reflexiva permanente para o profissional docente
title_full_unstemmed A importância da leitura reflexiva permanente para o profissional docente
title_sort importância da leitura reflexiva permanente para o profissional docente
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3798
_version_ 1787155099838054400
score 11.753735