Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A Língua Brasileira de Sinais como elemento constitutivo da inclusão de alunos surdos

This study aims to address the importance of the teaching of the Brazilian Language-Libras as a peculiar element in the schooling of the deaf children, supported by Law 10,436/02, with the main focus being their inclusion in the school context, in order to understand how the process of inclusion of...

ver descrição completa

Autor principal: ALMEIDA, Lucineide Leal Silveira de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3800
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3800
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-38002022-02-04T03:05:17Z A Língua Brasileira de Sinais como elemento constitutivo da inclusão de alunos surdos ALMEIDA, Lucineide Leal Silveira de SILVA, Jorge Adriano Pires http://lattes.cnpq.br/8927648509207007 Cultura surda Identidade surda Língua de Sinais Formação Deaf culture Deaf identity Sign language Schooling CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL This study aims to address the importance of the teaching of the Brazilian Language-Libras as a peculiar element in the schooling of the deaf children, supported by Law 10,436/02, with the main focus being their inclusion in the school context, in order to understand how the process of inclusion of the disabled child in public educational institutions happens and in some way contribute to it. Initially, the educational history of the deaf people was approached to obtain a broad vision of the challenges and struggles they have gone through, stating that, without prior knowledge, there is no meaningful learning. It was verified that the deaf when entering the inclusive regular school, is not assisted according to their cognitive peculiarities, inhibiting them from devising formative experience that school institutions should offer to all. In this sense, inclusive education and the bilingual school are addressed, since it is important to complement the training curriculum of professionals who work in schooling in order to subsidize the deaf student learning quality. The use of the Portuguese Language assumes a position of L2, for the deaf students, in the execution of the school curriculum. It is concluded that the Brazilian Language must be acquired by the deaf, naturally (in the case of deaf children of deaf parents) or taught to them with an appropriate approach and methodology (especially for those children of hearing parents who do not dominate the sign language). Libras, as the official language of Brazil, must also be diffused, not only in schools, but in all instances of society. A presente pesquisa objetiva abordar a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais-Libras como elemento peculiar na escolarização das crianças surdas, amparada pela Lei Nº 10.436/02, tendo como foco principal a sua inclusão no contexto escolar, com o intuito de compreender como acontece o processo de inclusão da criança com deficiência no espaço educacional público e de alguma forma contribuir para tal. Inicialmente abordou-se o histórico educacional do povo surdo para obter uma ampla visão dos desafios e lutas por quais passaram, constando que, sem conhecimento prévio, não há aprendizado significativo. Verificou-se que, os surdos ao ingressar na escola regular inclusiva, não é assistido de acordo com as suas particularidades linguísticas, inibindo-os de conceberem experiência formativa que as instituições escolares deveriam ofertar a todos. Nesse sentido, a educação inclusiva e a escola bilíngue são abordadas, uma vez que, há a importância de complementar o currículo de formação dos profissionais que atuam na educação a fim de subsidiar ao aluno surdo aprendizagem de qualidade. O uso da Língua Portuguesa assume uma posição de L2, para os educandos surdos, na execução do currículo escolar. Conclui- se a Língua Brasileira de Sinais precisa ser adquirida pelos surdos, de forma natural (no caso das crianças surdas filhas de pais surdos) ou ensinada a eles com abordagem e metodologia adequadas (especialmente para aqueles filhos de pais ouvintes que não dominam a língua de sinais). A Libras, enquanto língua oficial do Brasil, deve também ser difundida, não somente nas escolas, mas em todas as instâncias da sociedade. 2022-02-03T18:22:53Z 2022-02-03T18:22:53Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALMEIDA, Lucineide Leal Silveira de. A Língua Brasileira de Sinais como elemento constitutivo da inclusão de alunos surdos. Orientador: Jorge Adriano Pires Silva. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3800. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3800 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Cultura surda
Identidade surda
Língua de Sinais
Formação
Deaf culture
Deaf identity
Sign language
Schooling
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Cultura surda
Identidade surda
Língua de Sinais
Formação
Deaf culture
Deaf identity
Sign language
Schooling
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
ALMEIDA, Lucineide Leal Silveira de
A Língua Brasileira de Sinais como elemento constitutivo da inclusão de alunos surdos
topic_facet Cultura surda
Identidade surda
Língua de Sinais
Formação
Deaf culture
Deaf identity
Sign language
Schooling
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description This study aims to address the importance of the teaching of the Brazilian Language-Libras as a peculiar element in the schooling of the deaf children, supported by Law 10,436/02, with the main focus being their inclusion in the school context, in order to understand how the process of inclusion of the disabled child in public educational institutions happens and in some way contribute to it. Initially, the educational history of the deaf people was approached to obtain a broad vision of the challenges and struggles they have gone through, stating that, without prior knowledge, there is no meaningful learning. It was verified that the deaf when entering the inclusive regular school, is not assisted according to their cognitive peculiarities, inhibiting them from devising formative experience that school institutions should offer to all. In this sense, inclusive education and the bilingual school are addressed, since it is important to complement the training curriculum of professionals who work in schooling in order to subsidize the deaf student learning quality. The use of the Portuguese Language assumes a position of L2, for the deaf students, in the execution of the school curriculum. It is concluded that the Brazilian Language must be acquired by the deaf, naturally (in the case of deaf children of deaf parents) or taught to them with an appropriate approach and methodology (especially for those children of hearing parents who do not dominate the sign language). Libras, as the official language of Brazil, must also be diffused, not only in schools, but in all instances of society.
author_additional SILVA, Jorge Adriano Pires
author_additionalStr SILVA, Jorge Adriano Pires
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ALMEIDA, Lucineide Leal Silveira de
title A Língua Brasileira de Sinais como elemento constitutivo da inclusão de alunos surdos
title_short A Língua Brasileira de Sinais como elemento constitutivo da inclusão de alunos surdos
title_full A Língua Brasileira de Sinais como elemento constitutivo da inclusão de alunos surdos
title_fullStr A Língua Brasileira de Sinais como elemento constitutivo da inclusão de alunos surdos
title_full_unstemmed A Língua Brasileira de Sinais como elemento constitutivo da inclusão de alunos surdos
title_sort língua brasileira de sinais como elemento constitutivo da inclusão de alunos surdos
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3800
_version_ 1787155100197715968
score 11.653393