/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Estado do conhecimento: o uso da tecnologia assistiva no ensino da matemática para alunos com Síndrome de Down
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições e produções do conhecimento acerca do uso da Tecnologia Assistiva no ensino da Matemática para alunos com Síndrome de Down. Recorremos a metodologia Estado do conhecimento por se tratar de um método de estudo que nos possibilita pesquisar qua...
Autor principal: | RAMOS, Adriana da Luz |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3820 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3820 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-38202022-02-16T17:34:06Z Estado do conhecimento: o uso da tecnologia assistiva no ensino da matemática para alunos com Síndrome de Down RAMOS, Adriana da Luz NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/5658289632563411 https://orcid.org/0000-0002-3110-3649 Estado do conhecimento Síndrome de Down Tecnologia assistiva Ensino da matemática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições e produções do conhecimento acerca do uso da Tecnologia Assistiva no ensino da Matemática para alunos com Síndrome de Down. Recorremos a metodologia Estado do conhecimento por se tratar de um método de estudo que nos possibilita pesquisar qualquer espaço/tempo, área de interesse e quais temas relevantes estão em discursão tanto no campo teórico como no prático. O levantamento de dados foi realizado no site de pesquisa “Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior” (CAPES) especificamente no catálogo de Teses e dissertações entre os anos de 2015 a 2020. No total selecionamos 13 trabalhos em diferentes contextos educacionais sejam eles na educação básica ou superior. Produções do conhecimento que foram realizadas em diferentes programas e regiões do Brasil. Na qual foram criteriosamente analisadas e discutidas seus respectivos objetivos, metodologias, objetos de estudo, os principais fundamentadores teóricos, os resultados e suas contribuições para o ensino e aprendizagem de indivíduos com deficiência. Os resultados apontam para as inúmeras formas de se pensar em Tecnologia Assistiva, que vai desde uma simples adaptação do material escolar a sofisticados meios tecnológicos ou digitais. Asseveram ainda que o aluno com Síndrome de Down de acordo com suas especificidades e ritmo de aprendizagem é capaz de compreender a matemática e quando passar a utilizar a TA o conhecimento é otimizado e melhor compreendido. 2022-02-11T21:10:32Z 2022-02-11T21:10:32Z 2020-11-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo RAMOS, Adriana da Luz. Estado do conhecimento: o uso da tecnologia assistiva no ensino da matemática para alunos com Síndrome de Down. Orientadora: Joana d’Arc de Vasconcelos Neves. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3820. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3820 por Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Estado do conhecimento Síndrome de Down Tecnologia assistiva Ensino da matemática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Estado do conhecimento Síndrome de Down Tecnologia assistiva Ensino da matemática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO RAMOS, Adriana da Luz Estado do conhecimento: o uso da tecnologia assistiva no ensino da matemática para alunos com Síndrome de Down |
topic_facet |
Estado do conhecimento Síndrome de Down Tecnologia assistiva Ensino da matemática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições e produções do conhecimento acerca do uso da Tecnologia Assistiva no ensino da Matemática para alunos com Síndrome de Down. Recorremos a metodologia Estado do conhecimento por se tratar de um método de estudo que nos possibilita pesquisar qualquer espaço/tempo, área de interesse e quais temas relevantes estão em discursão tanto no campo teórico como no prático. O levantamento de dados foi realizado no site de pesquisa “Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior” (CAPES) especificamente no catálogo de Teses e dissertações entre os anos de 2015 a 2020. No total selecionamos 13 trabalhos em diferentes contextos educacionais sejam eles na educação básica ou superior. Produções do conhecimento que foram realizadas em diferentes programas e regiões do Brasil. Na qual foram criteriosamente analisadas e discutidas seus respectivos objetivos, metodologias, objetos de estudo, os principais fundamentadores teóricos, os resultados e suas contribuições para o ensino e aprendizagem de indivíduos com deficiência. Os resultados apontam para as inúmeras formas de se pensar em Tecnologia Assistiva, que vai desde uma simples adaptação do material escolar a sofisticados meios tecnológicos ou digitais. Asseveram ainda que o aluno com Síndrome de Down de acordo com suas especificidades e ritmo de aprendizagem é capaz de compreender a matemática e quando passar a utilizar a TA o conhecimento é otimizado e melhor compreendido. |
author_additional |
NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos |
author_additionalStr |
NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos |
format |
Artigo |
author |
RAMOS, Adriana da Luz |
title |
Estado do conhecimento: o uso da tecnologia assistiva no ensino da matemática para alunos com Síndrome de Down |
title_short |
Estado do conhecimento: o uso da tecnologia assistiva no ensino da matemática para alunos com Síndrome de Down |
title_full |
Estado do conhecimento: o uso da tecnologia assistiva no ensino da matemática para alunos com Síndrome de Down |
title_fullStr |
Estado do conhecimento: o uso da tecnologia assistiva no ensino da matemática para alunos com Síndrome de Down |
title_full_unstemmed |
Estado do conhecimento: o uso da tecnologia assistiva no ensino da matemática para alunos com Síndrome de Down |
title_sort |
estado do conhecimento: o uso da tecnologia assistiva no ensino da matemática para alunos com síndrome de down |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3820 |
_version_ |
1787155103701008384 |
score |
11.753735 |