Artigo

Diálogos sobre educação e tecnologias: configurações do trabalho docente na pandemia

The article discusses the vision and correlation of teacher, student and technologies in the teaching and learning process from the perspective of the teacher, in the context of the covid-19 pandemic, taking into account the adaptations and the new structure of the classroom. To analyze the teachers...

ver descrição completa

Autor principal: GOMES, André Romão
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3825
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3825
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-38252022-02-12T03:05:33Z Diálogos sobre educação e tecnologias: configurações do trabalho docente na pandemia GOMES, André Romão CORRÊA, Jéssica do Socorro Leite http://lattes.cnpq.br/3899704557705100 https://orcid.org/0000-0003-4135-4895 Educação Tecnologias Aprendizagem Professores Education Technologies Learning Teachers CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The article discusses the vision and correlation of teacher, student and technologies in the teaching and learning process from the perspective of the teacher, in the context of the covid-19 pandemic, taking into account the adaptations and the new structure of the classroom. To analyze the teachers' reports, it was necessary to create a virtual questionnaire through the google forms platform, with 6 objective and 4 subjective questions, aimed at the use of Digital Technologies of Information and Communication in education, where 28 public school teachers contributed. After analyzing the collected information, the relationship between knowledge and pleasure, satisfaction, playing, learning and technological tools is perceived as positively evaluated by teachers. This result confirms how TDICs can help the teacher in the classroom with tools that facilitate the teaching and learning process. However, the need for structural improvements and continuing education for teachers is identified. O artigo discute a visão e a correlação professor, aluno e tecnologias no processo de ensino e aprendizagem a partir da visão do professor, no contexto da pandemia da covid-19, levando em consideração as adaptações e a nova estruturação da sala de aula. Para analisar os relatos dos professores, fez-se necessário criar um questionário virtual através da plataforma google forms, sendo 6 questões objetivas e 4 subjetivas, direcionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação, onde 28 professores da rede pública contribuíram. Após análise das informações coletadas percebe-se a relação do conhecimento com o prazer, satisfação, o brincar, a aprendizagem e as ferramentas tecnológicas avaliadas positivamente pelos professores. Este resultado vem reiterar o quanto as TDICs podem auxiliar o professor dentro da sala de aula com ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, identifica-se a necessidade de melhorias estruturais e de formação continuada para os docentes. 2022-02-11T22:47:15Z 2022-02-11T22:47:15Z 2021-11-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo GOMES, André Romão. Diálogos sobre educação e tecnologias: configurações do trabalho docente na pandemia. Orientadora: Jéssica do Socorro Leite Corrêa. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3825. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3825 por Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação
Tecnologias
Aprendizagem
Professores
Education
Technologies
Learning
Teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação
Tecnologias
Aprendizagem
Professores
Education
Technologies
Learning
Teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
GOMES, André Romão
Diálogos sobre educação e tecnologias: configurações do trabalho docente na pandemia
topic_facet Educação
Tecnologias
Aprendizagem
Professores
Education
Technologies
Learning
Teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The article discusses the vision and correlation of teacher, student and technologies in the teaching and learning process from the perspective of the teacher, in the context of the covid-19 pandemic, taking into account the adaptations and the new structure of the classroom. To analyze the teachers' reports, it was necessary to create a virtual questionnaire through the google forms platform, with 6 objective and 4 subjective questions, aimed at the use of Digital Technologies of Information and Communication in education, where 28 public school teachers contributed. After analyzing the collected information, the relationship between knowledge and pleasure, satisfaction, playing, learning and technological tools is perceived as positively evaluated by teachers. This result confirms how TDICs can help the teacher in the classroom with tools that facilitate the teaching and learning process. However, the need for structural improvements and continuing education for teachers is identified.
author_additional CORRÊA, Jéssica do Socorro Leite
author_additionalStr CORRÊA, Jéssica do Socorro Leite
format Artigo
author GOMES, André Romão
title Diálogos sobre educação e tecnologias: configurações do trabalho docente na pandemia
title_short Diálogos sobre educação e tecnologias: configurações do trabalho docente na pandemia
title_full Diálogos sobre educação e tecnologias: configurações do trabalho docente na pandemia
title_fullStr Diálogos sobre educação e tecnologias: configurações do trabalho docente na pandemia
title_full_unstemmed Diálogos sobre educação e tecnologias: configurações do trabalho docente na pandemia
title_sort diálogos sobre educação e tecnologias: configurações do trabalho docente na pandemia
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3825
_version_ 1787155104778944512
score 11.753896