Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

As Ferramentas tecnológicas como facilitadoras do processo de ensino aprendizagem de pessoas com TEA

O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo fomentar reflexões sobre o uso das tecnologias no cotidiano de crianças e adolescentes autistas analisando de que forma está contribuindo em tempos de pandemia, e quais são as suas interfaces nesse processo. Sabemos que por se tratar de um a...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Pietra Carvalho da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3848
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3848
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-38482022-02-19T03:05:32Z As Ferramentas tecnológicas como facilitadoras do processo de ensino aprendizagem de pessoas com TEA SILVA, Pietra Carvalho da CORRÊA, Jéssica do Socorro Leite http://lattes.cnpq.br/3899704557705100 https://orcid.org/0000-0003-4135-4895 Autismo Pandemia Educação Tecnologias CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo fomentar reflexões sobre o uso das tecnologias no cotidiano de crianças e adolescentes autistas analisando de que forma está contribuindo em tempos de pandemia, e quais são as suas interfaces nesse processo. Sabemos que por se tratar de um assunto atual, existem poucas referências que retratam essa temática, é pretensão deste trabalho contribuir com a sociedade, por meio da pesquisa que servira de subsídios de apoio e reflexão para entender o hoje, e posteriormente gerações futuras. Para tanto, foi utilizado a pesquisa bibliográfica como mecanismo primordial na construção das ideias, e um caderno de campo, com anotações e relatos, abordados como episódios em diversos contextos não identificando as escolas, e utilizando nomes fictícios para os alunos que acompanhei, os resultados da pesquisa revelam a fragilidade que temos com relação a informações sobre o espectro autista e as contribuições tecnológicas em seu processo de desenvolvimento, e que ainda permeiam muitas lacunas e incertezas que precisam esta como pauta de diálogos e pesquisas. 2022-02-18T20:32:33Z 2022-02-18T20:32:33Z 2021-02-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Pietra Carvalho da. As Ferramentas tecnológicas como facilitadoras do processo de ensino aprendizagem de pessoas com TEA. Orientadora: Jéssica do Socorro Leite Corrêa. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3848. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3848 por Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Autismo
Pandemia
Educação
Tecnologias
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Autismo
Pandemia
Educação
Tecnologias
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SILVA, Pietra Carvalho da
As Ferramentas tecnológicas como facilitadoras do processo de ensino aprendizagem de pessoas com TEA
topic_facet Autismo
Pandemia
Educação
Tecnologias
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo fomentar reflexões sobre o uso das tecnologias no cotidiano de crianças e adolescentes autistas analisando de que forma está contribuindo em tempos de pandemia, e quais são as suas interfaces nesse processo. Sabemos que por se tratar de um assunto atual, existem poucas referências que retratam essa temática, é pretensão deste trabalho contribuir com a sociedade, por meio da pesquisa que servira de subsídios de apoio e reflexão para entender o hoje, e posteriormente gerações futuras. Para tanto, foi utilizado a pesquisa bibliográfica como mecanismo primordial na construção das ideias, e um caderno de campo, com anotações e relatos, abordados como episódios em diversos contextos não identificando as escolas, e utilizando nomes fictícios para os alunos que acompanhei, os resultados da pesquisa revelam a fragilidade que temos com relação a informações sobre o espectro autista e as contribuições tecnológicas em seu processo de desenvolvimento, e que ainda permeiam muitas lacunas e incertezas que precisam esta como pauta de diálogos e pesquisas.
author_additional CORRÊA, Jéssica do Socorro Leite
author_additionalStr CORRÊA, Jéssica do Socorro Leite
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Pietra Carvalho da
title As Ferramentas tecnológicas como facilitadoras do processo de ensino aprendizagem de pessoas com TEA
title_short As Ferramentas tecnológicas como facilitadoras do processo de ensino aprendizagem de pessoas com TEA
title_full As Ferramentas tecnológicas como facilitadoras do processo de ensino aprendizagem de pessoas com TEA
title_fullStr As Ferramentas tecnológicas como facilitadoras do processo de ensino aprendizagem de pessoas com TEA
title_full_unstemmed As Ferramentas tecnológicas como facilitadoras do processo de ensino aprendizagem de pessoas com TEA
title_sort as ferramentas tecnológicas como facilitadoras do processo de ensino aprendizagem de pessoas com tea
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3848
_version_ 1787155115195498496
score 11.753735